sicnot

Perfil

Mundo

Alto responsável da Al-Qaeda no Iémen morto por "drone" norte-americano

Um alto responsável da Al-Qaeda na península arábica (Aqpa), Nasser Al-Ansi, que reivindicou o ataque da organização contra o Charlie Hebdo foi morto por um "drone" (avião não tripulado) norte-americano no Iémen, anunciou hoje a organização.  

© Mohamed Al-Sayaghi / Reuters

A informação foi divulgada pelo centro americano de vigilância de páginas na Internet islamitas (SITE), que cita um comunicado da Aqpa.  

Este estratego militar da rede islamita surgiu em diversos vídeos da Aqpa. Num deles, difundido em 14 de janeiro, afirmava que o seu grupo tinha conduzido, por intermédio dos irmãos Kouachi, o ataque que tinha dizimado uma semana antes a redação do Charlie Hebdo, para "vingar" Maomé, caricaturado pelo jornal satírico francês. 

Num outro vídeo, em dezembro de 2014, acusou o Presidente norte-americano Barack Obama de total responsabilidade pela morte dos dois reféns norte-americano e sul-africano, Luke Somers e Pierre Korkie.

Os dois homens foram mortos no Iémen no decurso de uma operação falhada desencadeada pelos Estados Unidos e na véspera do fim do ultimato fixado pela Aqpa, que pela voz de Ansi ameaçava executar o norte-americano, reptado em setembro de 2013 em Sanna, a capital do Iémen. 

Segundo o SITE, a morte de Ansi foi anunciada por Abou al-Miqdad al-Kindi, um responsável da Aqpa, num vídeo de 11 minutos difundido na rede social Twitter.

O SITE precisa que "segundo as informações da imprensa, Ansi foi morto em abril com o seu filho e seis outros combatentes por um 'raide' de 'drone' em Moukalla, uma cidade da província de Hadramut no Iémen". 

Os Estados Unidos são o único país a possuir 'drones' nesta região. 

Lusa
  • Militar ferido com gravidade em acidente com Pandur
    1:19

    País

    O acidente em Vila Real que envolveu uma viatura militar fez três feridos. Uma das vítimas ficou em estado grave e teve de ser transportada de helicóptero para o Hospital Santo António do Porto. O militar ficou encarcerado no veículo blindado, o que dificultou os trabalhos de socorro.

  • Bebé nasce na Ucrânia com ADN de três pais

    Mundo

    Nasceu a 5 de janeiro, na Ucrânia, uma menina filha de um casal infértil graças à ajuda de uma nova técnica de fertilização in vitro, que conta com a colaboração de uma terceira pessoa. De acordo com o britânico The Times, os médicos utilizaram pela primeira vez um método denominado transferência pronuclear. Esta não é, contudo, a primeira vez que nasce um bebé com ADN de três progenitores.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".