sicnot

Perfil

Mundo

Alto responsável da Al-Qaeda no Iémen morto por "drone" norte-americano

Um alto responsável da Al-Qaeda na península arábica (Aqpa), Nasser Al-Ansi, que reivindicou o ataque da organização contra o Charlie Hebdo foi morto por um "drone" (avião não tripulado) norte-americano no Iémen, anunciou hoje a organização.  

© Mohamed Al-Sayaghi / Reuters

A informação foi divulgada pelo centro americano de vigilância de páginas na Internet islamitas (SITE), que cita um comunicado da Aqpa.  

Este estratego militar da rede islamita surgiu em diversos vídeos da Aqpa. Num deles, difundido em 14 de janeiro, afirmava que o seu grupo tinha conduzido, por intermédio dos irmãos Kouachi, o ataque que tinha dizimado uma semana antes a redação do Charlie Hebdo, para "vingar" Maomé, caricaturado pelo jornal satírico francês. 

Num outro vídeo, em dezembro de 2014, acusou o Presidente norte-americano Barack Obama de total responsabilidade pela morte dos dois reféns norte-americano e sul-africano, Luke Somers e Pierre Korkie.

Os dois homens foram mortos no Iémen no decurso de uma operação falhada desencadeada pelos Estados Unidos e na véspera do fim do ultimato fixado pela Aqpa, que pela voz de Ansi ameaçava executar o norte-americano, reptado em setembro de 2013 em Sanna, a capital do Iémen. 

Segundo o SITE, a morte de Ansi foi anunciada por Abou al-Miqdad al-Kindi, um responsável da Aqpa, num vídeo de 11 minutos difundido na rede social Twitter.

O SITE precisa que "segundo as informações da imprensa, Ansi foi morto em abril com o seu filho e seis outros combatentes por um 'raide' de 'drone' em Moukalla, uma cidade da província de Hadramut no Iémen". 

Os Estados Unidos são o único país a possuir 'drones' nesta região. 

Lusa
  • Previsão de queda de neve amanhã em 10 distritos

    País

    Dez distritos de Portugal continental vão estar na quinta-feira sob aviso amarelo devido à previsão de queda de neve, indicou hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Aveiro, Bragança, Guarda, Viseu, Castelo Branco e Coimbra vão estar a partir das 6:00 e até ao final do dia sob aviso amarelo devido à previsão de queda de neve acima dos 1.200/1.400 metros, descendo a cota para 800 metros.

  • Sismo de 3,1 com epicentro a 8 km de Almodôvar

    País

    Um sismo de magnitude 3,1 na escala de Richter com epicentro a cerca de oito quilómetros a nordeste de Almodôvar, distrito de Beja, foi hoje sentido no continente, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

  • ADSE quer poupar 29 milhões com nova tabela de preços
    2:50

    Economia

    A nova tabela de preços - que a ADSE quer que entre em vigor a 1 de março - pretende poupar 29 milhões de euros, nos cuidados de saúde prestados fora das unidades públicas aos funcionários do Estado. Os hospitais privados consideram a proposta irreal e ameaçam pôr fim aos acordos com a ADSE.

  • Paris afetada por praga de ratos
    1:03