sicnot

Perfil

Mundo

Alto responsável da Al-Qaeda no Iémen morto por "drone" norte-americano

Um alto responsável da Al-Qaeda na península arábica (Aqpa), Nasser Al-Ansi, que reivindicou o ataque da organização contra o Charlie Hebdo foi morto por um "drone" (avião não tripulado) norte-americano no Iémen, anunciou hoje a organização.  

© Mohamed Al-Sayaghi / Reuters

A informação foi divulgada pelo centro americano de vigilância de páginas na Internet islamitas (SITE), que cita um comunicado da Aqpa.  

Este estratego militar da rede islamita surgiu em diversos vídeos da Aqpa. Num deles, difundido em 14 de janeiro, afirmava que o seu grupo tinha conduzido, por intermédio dos irmãos Kouachi, o ataque que tinha dizimado uma semana antes a redação do Charlie Hebdo, para "vingar" Maomé, caricaturado pelo jornal satírico francês. 

Num outro vídeo, em dezembro de 2014, acusou o Presidente norte-americano Barack Obama de total responsabilidade pela morte dos dois reféns norte-americano e sul-africano, Luke Somers e Pierre Korkie.

Os dois homens foram mortos no Iémen no decurso de uma operação falhada desencadeada pelos Estados Unidos e na véspera do fim do ultimato fixado pela Aqpa, que pela voz de Ansi ameaçava executar o norte-americano, reptado em setembro de 2013 em Sanna, a capital do Iémen. 

Segundo o SITE, a morte de Ansi foi anunciada por Abou al-Miqdad al-Kindi, um responsável da Aqpa, num vídeo de 11 minutos difundido na rede social Twitter.

O SITE precisa que "segundo as informações da imprensa, Ansi foi morto em abril com o seu filho e seis outros combatentes por um 'raide' de 'drone' em Moukalla, uma cidade da província de Hadramut no Iémen". 

Os Estados Unidos são o único país a possuir 'drones' nesta região. 

Lusa
  • Costa preparado para falar da renegociação da dívida no plano europeu
    2:24

    Economia

    O primeiro-ministro não quer quebrar com as regras impostas pela UE e não vai dar o primeiro passo na renegociação da dívida, mas estará na linha da frente quando Bruxelas ceder. Em entrevista à RTP, António Costa garante que o Governo cumpriu tudo aquilo que acordou com o presidente demissionário da Caixa Geral de Depósitos, António Domingues.

  • Benfica persegue oitavos da Liga dos Campeões

    Desporto

    O Benfica tenta hoje a qualificar-se para os oitavos de final da Liga dos Campeões de futebol, procurando uma vitória na receção ao Nápoles que lhe permita vencer o Grupo H e manter-se a salvo do perseguidor Besiktas.

  • Parkinson pode ter início nos intestinos

    Mundo

    Um novo estudo científico vem revelar que a doença de Parkinson pode não estar apenas no cérebro. A doença pode ter início nos intestinos e mais tarde migrar para o cérebro.

  • Nova Deli é "altamente tóxica" para os cidadãos

    Mundo

    Nova Deli foi considerada altamente tóxica para os cidadãos. A capital da Índia é considerada há mais de três anos a cidade mais poluída do mundo, mas só este ano se concluiu que é tão tóxica que é capaz de provocar doenças crónicas a quem lá vive.

  • Condutores continuam com dúvidas em como circular numa rotunda
    2:06

    País

    Circular nas rotundas continua a ser um problema para muitos condutores. Cerca de 3 mil foram multados nos últimos três anos depois da entrada em vigor do novo código, os números são avançados pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária. Os instrutores de condução dizem que a medida provoca mais confusão nas horas de ponta.