sicnot

Perfil

Mundo

Alto responsável da Al-Qaeda no Iémen morto por "drone" norte-americano

Um alto responsável da Al-Qaeda na península arábica (Aqpa), Nasser Al-Ansi, que reivindicou o ataque da organização contra o Charlie Hebdo foi morto por um "drone" (avião não tripulado) norte-americano no Iémen, anunciou hoje a organização.  

© Mohamed Al-Sayaghi / Reuters

A informação foi divulgada pelo centro americano de vigilância de páginas na Internet islamitas (SITE), que cita um comunicado da Aqpa.  

Este estratego militar da rede islamita surgiu em diversos vídeos da Aqpa. Num deles, difundido em 14 de janeiro, afirmava que o seu grupo tinha conduzido, por intermédio dos irmãos Kouachi, o ataque que tinha dizimado uma semana antes a redação do Charlie Hebdo, para "vingar" Maomé, caricaturado pelo jornal satírico francês. 

Num outro vídeo, em dezembro de 2014, acusou o Presidente norte-americano Barack Obama de total responsabilidade pela morte dos dois reféns norte-americano e sul-africano, Luke Somers e Pierre Korkie.

Os dois homens foram mortos no Iémen no decurso de uma operação falhada desencadeada pelos Estados Unidos e na véspera do fim do ultimato fixado pela Aqpa, que pela voz de Ansi ameaçava executar o norte-americano, reptado em setembro de 2013 em Sanna, a capital do Iémen. 

Segundo o SITE, a morte de Ansi foi anunciada por Abou al-Miqdad al-Kindi, um responsável da Aqpa, num vídeo de 11 minutos difundido na rede social Twitter.

O SITE precisa que "segundo as informações da imprensa, Ansi foi morto em abril com o seu filho e seis outros combatentes por um 'raide' de 'drone' em Moukalla, uma cidade da província de Hadramut no Iémen". 

Os Estados Unidos são o único país a possuir 'drones' nesta região. 

Lusa
  • Os efeitos dos incêndios na natureza
    2:46

    País

    Cheias frequentes, erosão dos solos e contaminação dos rios e albufeiras são as previsões unânimes da comunidade científica para os próximos tempos, na sequência dos incêndios florestais. À SIC, o hidrobiólogo Adriano Bordalo Sá e o investigador de recursos florestais Rui Cortes alertam: é necessário começar a tratar da terra queimada o mais rapidamente possível.

  • Número de vítimas mortais dos incêndios sobe para 45

    País

    Uma pessoa que estava internada no Hospital da Prelada, Porto, na sequência dos incêndios do dia 15 nas regiões Centro e Norte, morreu hoje, anunciou a unidade hospitalar, subindo assim para 45 o número de vítimas mortais daqueles fogos.

    Última Hora

  • Os melhores do mundo pela FIFA da última década

    Desporto

    O português Cristiano Ronaldo e o argentino Lionel Messi têm repartido de forma igual os prémios de melhor jogador do mundo pela FIFA, na última década. Apesar destes dois nomes serem os mais falados, muitos outros jogadores foram nomeados para o prémio. Conheça a lista dos nomeados e dos vencedores desde 2007.

  • O preconceito em relação aos transexuais
    34:09
  • Achado inédito encontrado na nau de Vasco da Gama naufragada em Omã

    Mundo

    Uma equipa de investigadores afirma ter encontrado, ao largo da costa de Omã, o mais antigo instrumento de navegação alguma vez descoberto. O achado arqueológico é um astrolábio e terá sido localizado no meio do que resta da nau Esmeralda, da frota de Vasco da Gama, naufragada no Oceano Índico em 1503.

    SIC

  • "Isto destrói famílias"
    0:46
  • Eurodeputados homenageiam vítimas dos fogos
    1:38

    País

    A União Europeia vai doar os 50 mil euros do prémio Princesa das Astúrias às populações afetadas pelos incêndios em Portugal e Espanha. A Comissão Europeia continua a avaliar o pedido ao Fundo Europeu de Solidariedade, mas o pedido deverá ainda ser atualizado para incluir os prejuízos causados pelos incêndios da semana passada.