sicnot

Perfil

Mundo

EUA abrem inquérito federal à conduta da polícia de Baltimore

O Departamento de Justiça norte-americano anunciou hoje a abertura de um inquérito federal à conduta da polícia de Baltimore (leste dos Estados Unidos) em matéria de direitos cívicos, após a morte de um jovem detido afro-americano.  

© Jim Bourg / Reuters

As autoridades norte-americanas informaram que pretendem investigar se a polícia de Baltimore está envolvida em padrões sistemáticos de má conduta, incluindo práticas discriminatórias tais como interpelações, buscas e detenções que violam a Constituição dos Estados Unidos.

"O nosso objetivo é trabalhar com a comunidade, responsáveis oficiais e forças de segurança, na aplicação da lei para criar uma mais forte, melhor Baltimore", afirmou a procuradora-geral dos Estados Unidos, Loretta Lynch, empossada recentemente pela administração norte-americana.

A responsável sublinhou que o inquérito "será aberto imediatamente".

Baltimore, no estado de Maryland, foi o mais recente episódio de uma série de incidentes relacionados com violência policial nos Estados Unidos e voltou a reacender o debate sobre a discriminação racial.

Manifestações pacíficas degeneram em tumultos após o funeral de Freddie Gray, um jovem afro-americano de 25 anos que morreu a 19 de abril, uma semana depois da sua detenção, na sequência de lesões na coluna vertebral.

Após alguns dias de recolher obrigatório e declarado o estado de emergência, a calma regressou à cidade.

"Vimos a trágica perda da vida de um jovem e um movimento de protesto pacífico e unido para dizer as preocupações de toda uma comunidade", acrescentou Loretta Lynch, a primeira mulher afro-americana a assumir este cargo.

"Os desafios que enfrentamos, aqueles que Baltimore enfrenta, não surgiram de um dia para o outro e não vão ser resolvidos amanhã", indicou ainda a procuradora-geral.

Os investigadores vão reunir todas as informações "relevantes" relacionadas com as práticas da polícia de Baltimore, nomeadamente junto da população afro-americana, de procuradores e de advogados, bem como vão conduzir entrevistas com agentes policiais e as autoridades locais.

Os trabalhos de investigação vão incidir, nomeadamente, em anteriores incidentes e na observação das atividades dos agentes.

A realização deste inquérito tinha sido solicitada pela presidente da câmara de Baltimore, a também afro-americana Stephanie Rawlings-Blake.

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos já tinha anunciado, a 21 de abril, a abertura de um inquérito federal distinto para determinar se os direitos cívicos do jovem afro-americano tinham sido lesados.

Lusa
  • Sporting de Braga afastado da Liga Europa

    Liga Europa

    O Sporting de Braga derrotou esta quinta-feira o Marselha, em Braga, por 1-0, na segunda mão dos 16 avos de final da Liga Europa. Um triunfo insuficiente para o apuramento, depois do desaire da equipa minhota em França (3-0).

  • Sporting nos oitavos de final da Liga Europa

    Liga Europa

    O Sporting garantiu esta quinta-feira o apuramento para os oitavos de final da Liga Europa, ao empatar frente ao Astana, em Alvalade, a três golos, na segunda mão dos 16 avos de final, depois de ter triunfado no Cazaquistão por 3-1. Veja ou reveja todos os golos do encontro.

  • Os 36 golos dos 16 avos da Liga Europa

    Liga Europa

    A jornada europeia ficou marcada, no panorama das equipas portuguesas, pelo apuramento do Sporting e pela eliminação do Sporting de Braga. Os leões passam assim a ser o único clube luso em prova na Liga Europa. Nos oitavos de final, o emblema de Alvalade pode encontrar adversários como o Arsenal, o Atlético de Madrid ou o AC Milan. O sorteio realiza-se esta sexta-feira, ao meio-dia. Aqui, veja ou reveja todos os golos da segunda mão dos 16 avos de final da Liga Europa.

  • "O dia a dia na Síria também é lutar por um pão"
    10:13

    Mundo

    Desde domingo que os bombardeamentos do regime sírio a Ghouta já fizeram mais de 400 mortos. Ghouta é o último reduto rebelde nos arredores da capital da síria, onde as forças fiéis a Bashar Al Assad iniciaram no domingo uma intervenção militar de larga escala. Cândida Pinto, editora de Internacional da SIC, e a psicóloga Maria Palha, que já esteve na Síria ao serviço dos Médicos Sem Fronteiras, estiveram na Edição da Noite da SIC Notícias para falar sobre o assunto.

  • O estranho caso do mergulhador Alejandro Ramos

    Mundo

    O mergulhador Alejandro Ramos tornou-se num caso de investigação do Centro Médico Naval do Peru, depois do seu corpo ter começado a inchar sem qualquer explicação aparente. Isto aconteceu há quatro anos, minutos depois de ter emergido da água, onde tinha estado a trabalhar durante muitas horas.

    SIC

  • Jane Seymour posa para a Playboy aos 67 anos

    Cultura

    Esta é a terceira vez que a atriz inglesa de 67 anos participa numa sessão fotográfica para a revista Playboy. Jane Seymour aproveitou a oportunidade para se juntar ao movimento #MeToo e falar sobre as agressões sexuais que sofreu às mãos de um produtor, em 1972.

  • Não dá mais, Brasil!
    18:00
  • Proposta de um cessar-fogo na Síria sem acordo

    Mundo

    O embaixador da Rússia junto das Nações Unidas afirmou esta quinta-feira que os 15 membros do Conselho de Segurança não alcançaram um acordo para aprovar um cessar-fogo de 30 dias na Síria, proposta negociada há mais de duas semanas.

  • Sírios a viver na Turquia manifestam-se contra bombardeamentos em Ghouta
    0:27

    Mundo

    Centenas de sírios a viver na Turquia manifestaram-se esta quinta-feira junto ao Consulado em Istambul. Exigem o fim dos bombardeamentos em Ghouda Oriental, onde cerca de 400 mil pessoas vivem um pesadelo, com a presença de rebeldes contra o regime de Bashar al-Assad e os constantes ataques aéreos por parte de militares sírios.