sicnot

Perfil

Mundo

Lusodescendente Ed Gonçalves falha eleição para deputado britânico

O lusodescendente Eduardo Gonçalves, candidato pelo partido Liberal Democrata ao parlamento britânico,  manifestou-se hoje "decepcionado" ao falhar hoje a eleição em Rugby, onde Mark Pawsey, do partido Conservador, manteve o lugar de deputado. 

edgoncalves.wordpress.com

Mais conhecido por "Ed", Eduardo Gonçalves angariou 2.776 votos (6%), ficando-se pelo quarto lugar, atrás do candidato do partido eurocético UKIP Gordan Davies, que recolheu 6.885 votos (14%). 

O candidato Liberal Democrata elegeu como prioridade da sua campanha combater o discurso anti-imigração feito por aquele partido, que defende a saída do Reino Unido da União Europeia. 

Numa declaração partilhada pela sua página no Facebook, Eduardo Gonçalves reconheceu que "não foi desta vez" que venceu, atribuindo o resultado à "mudança profunda que aconteceu no Reino Unido". 

Mark Pawsey venceu com 24.040 votos (49%), uma vantagem superior a 10 mil votos em relação ao segundo, a trabalhista Claire Edwards (28%). 

Gonçalves, filho de pais portugueses, mas nascido em Londres em 1968, foi o primeiro candidato de origem portuguesa à Câmara dos Comuns. 

O seu desempenho coincide com uma forte derrota dos "Lib Dems" a nível nacional, que, contabilizadas 58 das 650 circunscrições, perdeu 46 dos 56 assentos na Câmara dos Comuns e elegeu apenas seis.  

"E assim começa o árduo trabalho de reconstruir a partir das bases (mais uma vez), para aprender com o erro tático crasso de tentar recriar o FDP alemão aqui no Reino Unido", disse. 

O ativista ambientalista afirmou que  esta situação "era evidente, desde que Nick Clegg mostrou a sua lamentável falta de experiência de campanha numa 'coroação' na  liderança que ele quase conseguiu perder e seu fracasso como um negociador nas fatídicas negociações de coligação".

"A posição de Clegg é agora tão insustentável que a questão da sua renúncia é quase académica", vincou Gonçalves.



Com Lusa
  • SIC faz-se à estrada para ouvir eleitores
    2:13
  • Furacão Maria ameaça Ilhas Virgens e Porto Rico

    Mundo

    O furacão Maria "potencialmente catastrófico" está a ameaçar as Ilhas Virgens e o Porto Rico, depois de esta terça-feira ter semeado a destruição na Dominica e provocado um morto e dois desaparecidos na ilha francesa de Guadalupe.

  • Pistolas Nerf podem causar graves lesões nos olhos

    Mundo

    As balas das pistolas Nerf, quando atingem os olhos, podem causar graves lesões. O aviso é de um grupo de médicos de Londres, que recomenda a utilização de óculos protetores e o aumento da idade mínima para a utilização dos brinquedos.

    SIC

  • Investigadores descobrem como transformar gordura "má" em gordura "boa"

    Mundo

    Uma equipa de investigadores da Universidade de Washington, Estados Unidos, descobriu como converter a gordura corporal "má" em gordura "boa", permitindo queimar mais calorias e atrasar o aumento de peso, num estudo conduzido em ratos. Estes resultados abrem caminho para a possibilidade de desenvolver tratamentos mais eficazes para a obesidade e para a diabetes associada ao aumento de peso em pessoas, segundo os autores.

  • Escola na Croácia usa imagem de Melania Trump para chamar alunos

    Mundo

    "Imagine até onde pode ir com um pouco de inglês", foi com estas palavras que uma escola de inglês da Croácia decidiu promover as suas aulas, juntando ainda a fotografia de Melania Trump ao placard do anúncio. Agora, a primeira-dama norte-americana ameaça levar o Instituo Americki a tribunal. Entretanto, o placard já foi retirado do local.

    SIC