sicnot

Perfil

Mundo

UE celebra hoje Dia da Europa com instituições de portas abertas

As instituições da União Europeia abrem hoje as portas ao público para assinalar o Dia da Europa, que celebra há 30 anos a chamada "Declaração Schuman", considerada uma das inspirações da criação do projeto europeu. 

© Yves Herman / Reuters

Instituído em 1985, o Dia da Europa celebra a proposta do antigo ministro dos Negócios Estrangeiros francês Robert Schuman, que, a 09 de maio de 1950 - cinco anos após o final da II Guerra Mundial -, sugeriu à então República Federal da Alemanha, e a outros países que se quisessem associar, a criação da Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA), que viria a tornar-se a primeira de uma série de instituições europeias supranacionais que deram origem à atual União Europeia.

Para assinalar a efeméride, a União Europeia volta a organizar este ano uma série de atividades, em todos os Estados-membros e também em países terceiros, com o centro das celebrações a ter precisamente lugar no quarteirão de Schuman, em Bruxelas, onde estão localizadas as sedes da Comissão Europeia e do Conselho Europeu, instituições que, juntamente com o Parlamento Europeu, abrem as portas ao público, como se tornou tradição neste dia.

Além de visitas guiadas, as instituições organizam pequenos debates e eventos, com o Conselho a celebrar um encontro inter-geracional, que juntará, entre outros, filhos de alguns dos "pais fundadores" da UE e antigos colaboradores de Robert Schuman.

A data será assinalada também nas delegações da UE por todo o mundo e nas representações da União nos Estados-membros, estando previstas, em Portugal, celebrações no Centro Cultural de Belém, que contará com a participação, entre outros, do comissário europeu português, Carlos Moedas, responsável pela pasta da Investigação, Ciência e Inovação, e dos secretários de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Luís Campos Ferreira, e do Ensino Básico e Secundário, Fernando Reis.


Lusa
  • A Propósito com Carlos Moedas, António Vitorino, Francisco Seixas da Costa e Carlos Coelho

    A Propósito

    No sábado, a SIC assinala o Dia da Europa, que coincide com a passagem dos 30 anos da assinatura do tratado de adesão de Portugal à então CEE. À noite, o programa A Propósito vai debater os 30 anos de integração europeia. Será realizado nos claustros dos Jerónimos, local em que foi assinado o tratado de adesão. José António Teixeira recebe Carlos Moedas (comissário europeu), António Vitorino (ex-comissário europeu), Francisco Seixas da Costa (ex-secretário de Estado dos Assuntos Europeus) e Carlos Coelho (eurodeputado).

  • "Hoje vi chover lume"
    3:57
  • A Minha Outra Pátria
    29:53
  • Milhares de clientes da CGD vão pagar quase 5€/ mês por comissões de conta
    1:24

    Economia

    Milhares de clientes da Caixa Geral de Depósitos (CGD), que até aqui estavam isentos de qualquer pagamento, vão começar a pagar quase 5 euros por mês por comissões de conta. A medida abrange também reformados e pensionistas e entra em vigor já em setembro. Ainda assim, os clientes com mais de 65 anos e uma pensão inferior a 835 euros por mês continuam isentos.

  • O apelo da adolescente arrependida de ir lutar pelo Daesh

    Daesh

    Uma adolescente alemã que desapareceu da casa dos pais, no estado da Saxónia, esteve entre os vários militantes do Daesh detidos este fim de semana na cidade iraquiana de Mossul. Arrependida do rumo que deu à sua vida, deixou um apelo emocionado em que expressa, repetidamente, a vontade de "fugir" e voltar para casa.

    SIC