sicnot

Perfil

Mundo

Merkel presta homenagem a milhões de soviéticos mortos na II Guerra Mundial

A chanceler alemã, Angela Merkel, prestou hoje homenagem em Moscovo, na Rússia, aos milhões de soviéticos que morreram na II Guerra Mundial combatendo a Alemanha nazi.

© POOL New / Reuters

"Curvo-me perante os milhões de vítimas da Rússia e de outros povos", frisou a chanceler alemã em conferência de imprensa em Moscovo após um encontro com o Presidente russo, Vladimir Putin.

Merkel acrescentou ainda que, pese embora as divergências entre Berlim e Moscovo, nomeadamente sobre a Crimeia e a crise na Ucrânia, é "sempre importante lembrar o sofrimento" infligido pelos nazis aos povos soviéticos durante a II Guerra Mundial.

Putin, por seu turno, lembrou que a Rússia "não lutou contra a Alemanha, mas sim contra a Alemanha nazi".

O Presidente russo referiu-se ainda a outros líderes do ocidente que, devido à crise ucraniana, se recusaram a visitar Moscovo na comemoração dos 70 anos da vitória dos Aliados na II Guerra Mundial.

"Essa é a decisão deles. No entanto, acredito que questões políticas são menos importantes do que algo fundamental como a defesa da paz mundial e da inadmissibilidade de uma catástrofe como a II Guerra Mundial", vincou Putin.

Antes da reunião com Putin, a chanceler alemã havia também prestado homenagem aos soldados soviéticos mortos na II Guerra Mundial e apelou depois à cooperação com a Rússia, no âmbito das tensões com a Ucrânia.

Merkel notou a importância da cooperação "mesmo em situações complicadas" e de "tentar encontrar soluções diplomáticas".

A chanceler manifestou o seu contentamento por este encontro decorrer, ao ser uma oportunidade para "discutir as relações bilaterais, as relações entre a Rússia e a União Europeia, e os acontecimentos na Ucrânia e a sua integridade territorial".

A dirigente depositou uma coroa de flores no túmulo do soldado desconhecido, perto do Kremlim, num sinal de apaziguamento das relações institucionais, depois de se ter recusado a participar no desfile militar das comemorações russas do 70.º aniversário da vitória dos aliados contra a Alemanha nazi.



Lusa

  • PSD está a "perder terreno" na escolha de candidato a Lisboa
    1:46

    País

    Quem o diz é Luís Marques Mendes: o PSD perde na demora da escolha de um candidato para a Câmara de Lisboa. O líder Passos Coelho rejeita apoiar a candidatura de Assunção Cristas e garante que o partido vai ter um candidato próprio. Segundo o comentador da SIC, o último convite foi dirigido a José Eduardo Moniz.

  • Trump não escreve todos os tweets, mas dita-os

    Mundo

    O Presidente eleito dos EUA não escreve todos os tweets que são publicados na sua conta desta rede social, mas dita-os aos seus funcionários. Numa entrevista a um ex-secretário de Estado britânico, Donald Trump explica como usa a sua conta e garante que depois de ser investido Presidente, vai continuar a usar o Twitter para defender-se da "imprensa desonesta".

  • Depressão pode ser mais prejudicial para o coração do que a hipertensão

    Mundo

    Um estudo recente estabelece uma nova ligação entre depressão e distúrbios cardíacos. De acordo com a investigação publicada na revista Atheroscleroses, o risco de vir a sofrer de uma doença cardíaca grave é quase tão elevado para os homens que sofram de depressão, do que para os que tenham colesterol elevado ou obesidade, e pode mesmo ser maior do que para os que sofram de hipertensão.

  • "Estar na Web Summit foi dizer em empreendedorês: estamos vivos, estamos aqui!"

    Web Summit

    No seguimento da entrevista à blogger Sara Riobom, que conhecemos durante a WebSummit, trazemos a história de outro jovem português (que não trabalha sozinho) que esteve no evento, em Lisboa, a promover a sua startup. Quis o acaso e as peripécias do direto e do destino que acabasse por receber um visitante ilustre e especial no seu stand: nada mais nada menos do que o primeiro-ministro, António Costa. Recentemente estiveram no Shark Tank, onde conseguiram captar a atenção de um dos “tubarões” do programa da SIC. Mas o que queremos saber é…

    Martim Mariano