sicnot

Perfil

Mundo

Polacos são chamados às urnas para eleger próximo presidente

As assembleias de voto abriram hoje às 07:00 (06:00 em Lisboa) na Polónia para a primeira volta das eleições presidenciais.

SIC

Cerca de 31 milhões de eleitores são chamados às urnas, que encerram às 21:00 (20:00 em Lisboa), para escolher o chefe de Estado, num escrutínio em que o atual presidente, o liberal Bronislaw Komorowski, é apontado como o grande favorito na corrida em que participam 11 candidatos.

Segundo as sondagens, Komorowski, da Plataforma Cívica -- no poder -- vai conquistar cerca de 40% dos votos, seguido do seu principal rival, o candidato do partido nacionalista conservador Lei e Justiça, Andrzej Duda, com aproximadamente 30%.

A confirmarem-se os resultados das sondagens nas urnas, a Polónia vai ter de realizar uma segunda volta, prevista para 24 de maio. 

Os boletins vão ser contados manualmente, depois da falha informática ocorrida durante eleições locais -- realizadas em novembro último -- que fez com que os resultados definitivos fossem divulgados quase uma semana depois do escrutínio.

Apesar de um sistema de contagem informatizado estar a ser aplicado paralelamente, os resultados finais vão ser decididos por via da contagem manual.

Segundo a comissão eleitoral polaca, as presidenciais contam com presença de quase uma centena de observadores internacionais.


Lusa
  • A rã que brilha no escuro
    2:08
  • Indonésio encontrado dentro de cobra pitão

    Mundo

    Akbar Salubiro, de 25 anos, esteve perto de 24 horas desaparecido na remota ilha indonésia de Sulawesi. Acabou por ser encontrado um dia depois, no jardim da própria casa, dentro de uma pitão de 7 metros.