sicnot

Perfil

Mundo

Candidato da oposição lidera primeira volta das presidenciais polacas

O candidato conservador da oposição Andrzej Duda lidera a primeira volta das presidenciais na Polónia, indica uma sondagem divulgada após o encerramento das assembleias de voto.

reuters

De acordo com o estudo, Duda vai obter 34,8% dos votos e vai disputar a segunda volta, marcada para 24 de maio, com o presidente cessante Bronislaw Komorowski, em segundo lugar com 32,2%. 

O candidato contestário, o 'rocker' Pawel Kukiz surge em terceiro lugar com 20,3%, indica a sondagem realizada pela televisão pública polaca. 

Komorowski considerou o resultado "um aviso sério" para o "campo do poder" e anunciou que ia apresentar na segunda-feira propostas para "os dececionados que esperam mudanças mais rápidas, uma modernização mais rápida do país".  

Duda, candidato do Partido Direito e Justiça (PiS), dirigido por Jaroslaw Kaczynski, foi recebido na sede de campanha, onde se reuniram vários militantes com gritos "Vamos ganhar".  

O candidato vencedor afirmou que o seu objetivo era "a renovação" da Polónia em vários domínios, como a saúde, economia e educação. Para o conseguir, "é preciso primeiro uma mudança na presidência", disse, pedindo unidade nacional em torno da sua candidatura.  

De acordo com sondagens realizadas antes da votação, o chefe de Estado cessante, próximo do partido no poder Plataforma Cívica (PO, centro-direita), beneficiava ainda do apoio de 35% a 40% dos polacos, enquanto Duda, um jurista de 42 anos e deputado europeu, tinha entre 27 a 29% do apoio popular.  

  • 6 polícias feridos e 4 detidos em manifestação pela morte de português em Londres
    1:29

    Mundo

    A manifestação começou ainda durante a tarde deste domingo, na capital britânica e culminou em violência, com 6 polícias feridos, 4 pessoas detidas e a evacuação de uma das principais estações de transportes da zona leste da Londres. Os manifestantes acusam a polícia britânica de agressão na noite de 15 de junho, quando um português, de 25 anos, foi mandado parar pela polícia. O jovem acabou por morrer no hospital 5 dias depois.

  • Novo avião da TAP a lembrar o passado
    1:32
  • Avião cruza-se com drone a 900 metros de altitude
    2:01

    País

    Um avião da TAP voltou a cruzar-se este domingo com um drone, enquanto se preparava para aterrar no aeroporto de Lisboa. A aproximação deu-se a 900 metros de altitude e passou muito perto da asa da aeronave. Este é o 10.º incidente com drones este ano e o 6.º este mês.

  • Bruno Fernandes já está em Lisboa
    4:53

    Mercado de transferências

    Bruno Fernandes já está em Lisboa a dar autógrafos com a camisola do Sporting. André Moreira, guarda-redes do Atlético Madrid, oficializado em breve no Benfica. Eis as últimas do mercado de transferências, por Gonçalo Azevedo Ferreira.

  • Os russos adoram Portugal
    2:48

    Taça das Confederações

    Os portugueses que foram à Rússia para a Taça das Confederações ficaram surpreendidos pela forma calorosa com que todos foram recebidos. Cristiano Ronaldo é o grande responsável por esta paixão pelo nosso país.

    Enviados SIC

  • O último adeus a Miguel Beleza

    País

    O velório do economista e ex-ministro das Finanças realiza-se esta segunda-feira na Igreja do Campo Grande, em Lisboa, a partir das 18h00.