sicnot

Perfil

Mundo

Candidato da oposição lidera primeira volta das presidenciais polacas

O candidato conservador da oposição Andrzej Duda lidera a primeira volta das presidenciais na Polónia, indica uma sondagem divulgada após o encerramento das assembleias de voto.

reuters

De acordo com o estudo, Duda vai obter 34,8% dos votos e vai disputar a segunda volta, marcada para 24 de maio, com o presidente cessante Bronislaw Komorowski, em segundo lugar com 32,2%. 

O candidato contestário, o 'rocker' Pawel Kukiz surge em terceiro lugar com 20,3%, indica a sondagem realizada pela televisão pública polaca. 

Komorowski considerou o resultado "um aviso sério" para o "campo do poder" e anunciou que ia apresentar na segunda-feira propostas para "os dececionados que esperam mudanças mais rápidas, uma modernização mais rápida do país".  

Duda, candidato do Partido Direito e Justiça (PiS), dirigido por Jaroslaw Kaczynski, foi recebido na sede de campanha, onde se reuniram vários militantes com gritos "Vamos ganhar".  

O candidato vencedor afirmou que o seu objetivo era "a renovação" da Polónia em vários domínios, como a saúde, economia e educação. Para o conseguir, "é preciso primeiro uma mudança na presidência", disse, pedindo unidade nacional em torno da sua candidatura.  

De acordo com sondagens realizadas antes da votação, o chefe de Estado cessante, próximo do partido no poder Plataforma Cívica (PO, centro-direita), beneficiava ainda do apoio de 35% a 40% dos polacos, enquanto Duda, um jurista de 42 anos e deputado europeu, tinha entre 27 a 29% do apoio popular.  

  • Costa desvaloriza ameaça e mantém planos de visita a Angola
    2:27

    Economia

    O governo angolano reagiu duramente à acusação do Ministério público portugues contra o vice-presidente de Angola. Luanda diz que a acusação é um sério ataque à República de Angola que pode perturbar as relações entre os dois paises. António Costa desvaloriza a ameaça e mantém os planos de uma visita a Angola na primavera.

  • Ferro Rodrigues desvaloriza críticas do CDS
    3:24

    Caso CGD

    Marcelo Rebelo de Sousa fez questão de receber em público Ferro Rodrigues antes de um almoço com o presidente da Assembleia da República. O Presidente também recebeu a representante do CDS-PP, Assunção Cristas, que foi apresentar queixa de Ferro Rodrigues e da maioria de esqueda em relação à comissão de inquérito da Caixa Geral de Depósitos. Ferro Rodrigues desvalorizou as críticas.

  • Luaty Beirão agredido em manifestação em Luanda
    1:27

    Mundo

    Luanda tem sido palco de várias manifestações contra a forma como está a decorrer o processo eleitoral em Angola. Esta sexta-feira, uma dessas manifestações acabou em confrontos com as autoridades. Entre os manifestantes estava o ativista Luaty Beirão.

  • Regime de Pyongyang nega envolvimento na morte de Kim Jong-nam 
    1:53

    Mundo

    A polícia da Malásia diz que o irmão do líder da Coreia do Norte foi morto com uma arma química. Os investigadores encontraram vestígios de gás VX no corpo de Kim Jong-nam, um gás letal proibido pelas convenções internacionais. O Governo da Coreia do Sul pediu esta sexta-feira ao regime de Pyongyang que admita que está por detrás da morte de Kim Jong-nam mas o mesmo já veio negar o envolvimento no assassinato.