sicnot

Perfil

Mundo

François Hollande chega a Cuba para visita oficial

O Presidente francês, François Hollande, chegou no domingo à noite (madrugada de segunda-feira em Lisboa) a Havana, onde inicia uma visita oficial a Cuba, a primeira de um chefe de Estado francês à ilha.

ALAIN JOCARD / POOL

A visita de Hollande a Cuba está integrada numa viagem pelo Caribe, que termina a 12 de maio no Haiti.

À chegada ao aeroporto internacional José Martí de La Habana, Hollande foi recebido pelo vice-ministro dos Negócios Estrangeiros, Rogelio Sierra.

Está previsto que o Presidente francês se reúna hoje com o seu homólogo cubano, Raúl Castro, após uma intensa agenda que inclui um encontro com o cardeal Jaime Ortega, o representante máximo da Igreja católica na ilha, a quem será entregue uma insígnia de Comandante da Legião de Honra, a mais alta distinção francesa.

Para hoje estão também marcados encontros com estudantes e professores da Universidade de Havana, onde serão assinados vários acordos de intercâmbio académico e cultural, e será inaugurada uma nova sede da Alliance Française na capital cubana. 

A viagem tem também um caráter económico, com Hollande a encerrar um fórum em que participam membros da sua extensa delegação empresarial, integrada por empresas como a Pernod Ricard, Accor, Air France, Carrefour e Orange.

A França quer fomentar o comércio com Cuba, com quem manteve, no ano passado, um intercâmbio de 180 milhões de euros, valor inferior ao de 2013 e longe dos fluxos que Cuba manteve com outros parceiros europeus, como Espanha, Holanda ou Itália.

Esta visita, a primeira de um representante de Estado europeu à ilha em mais de 55 anos, surge cinco meses depois do anúncio do restabelecimento das relações diplomáticas entre Cuba e os Estados Unidos.



ISG // JCS



Lusa/fim



NewsSubjects:- Economia, Negócios e Finanças - Política - Diplomacia 

20150511T051425
  • Como não perder Barack e Michelle Obama nas redes sociais

    Mundo

    Sair da Casa Branca implica mais que reunir objetos físicos: é preciso guardar também os tweets, os posts e todo o conteúdo digital produzido nos últimos oito anos pelo Presidente dos EUA e pela primeira-dama. A equipa de Barack Obama já preparou tudo para que nada se perca do seu legado digital.

  • Portugueses querem contratar Obama

    Mundo

    Contratar Barack Obama. Pode parecer uma tarefa impossível, mas para a startup portuguesa Swonkie a única resposta a este desafio é "Yes We Can", mote da campanha presidencial de Obama de há nove anos.

  • Artista que criou poster de Obama quer invadir EUA com símbolos de esperança

    Mundo

    Shepard Fairey - o artista por trás do tão conhecido cartaz vermelho e azul "Hope" de Barack Obama, durante a campanha eleitoral de 2008 nos EUA - produziu uma série de novas imagens a tempo da tomada de posse de Donald Trump, na sexta-feira. Agora, o artista e a sua equipa querem manifestar uma posição política com a campanha "We The People", contra as ideias que o Presidente eleito tem defendido.