sicnot

Perfil

Mundo

François Hollande chega a Cuba para visita oficial

O Presidente francês, François Hollande, chegou no domingo à noite (madrugada de segunda-feira em Lisboa) a Havana, onde inicia uma visita oficial a Cuba, a primeira de um chefe de Estado francês à ilha.

ALAIN JOCARD / POOL

A visita de Hollande a Cuba está integrada numa viagem pelo Caribe, que termina a 12 de maio no Haiti.

À chegada ao aeroporto internacional José Martí de La Habana, Hollande foi recebido pelo vice-ministro dos Negócios Estrangeiros, Rogelio Sierra.

Está previsto que o Presidente francês se reúna hoje com o seu homólogo cubano, Raúl Castro, após uma intensa agenda que inclui um encontro com o cardeal Jaime Ortega, o representante máximo da Igreja católica na ilha, a quem será entregue uma insígnia de Comandante da Legião de Honra, a mais alta distinção francesa.

Para hoje estão também marcados encontros com estudantes e professores da Universidade de Havana, onde serão assinados vários acordos de intercâmbio académico e cultural, e será inaugurada uma nova sede da Alliance Française na capital cubana. 

A viagem tem também um caráter económico, com Hollande a encerrar um fórum em que participam membros da sua extensa delegação empresarial, integrada por empresas como a Pernod Ricard, Accor, Air France, Carrefour e Orange.

A França quer fomentar o comércio com Cuba, com quem manteve, no ano passado, um intercâmbio de 180 milhões de euros, valor inferior ao de 2013 e longe dos fluxos que Cuba manteve com outros parceiros europeus, como Espanha, Holanda ou Itália.

Esta visita, a primeira de um representante de Estado europeu à ilha em mais de 55 anos, surge cinco meses depois do anúncio do restabelecimento das relações diplomáticas entre Cuba e os Estados Unidos.



ISG // JCS



Lusa/fim



NewsSubjects:- Economia, Negócios e Finanças - Política - Diplomacia 

20150511T051425
  • ANACOM apresenta recomendações para melhorar redes de telecomunicações
    1:17

    País

    A ANACOM entregou um conjunto de recomendações ao Governo, Parlamento, municípios e operadores de telecomunicações. A autoridade reguladora em Portugal das comunicações eletrónicas propõe que os cabos aéreos de telecomunicações sejam substituídos por cabos subterrâneos, entre outras coisas. O objetivo é impedir que as redes fiquem em baixo perante incêndios ou outras catástrofes.

  • Ministra do Mar não aceita suspensão da pesca da sardinha
    2:39

    Economia

    O organismo científico que aconselha a Comissão Europeia em matéria de pescas recomendou esta sexta-feira que Portugal e Espanha não pesquem sardinha no próximo ano. A Ministra do Mar não aceita esta recomendação de capturas zero e vai propor uma redução do limite de capturas de sardinha das 17 mil toneladas deste ano para cerca de 14 mil em 2018.

  • Atividade económica regista crescimento

    Economia

    A atividade económica portuguesa está a crescer ao maior ritmo dos últimos 17 anos. O crescimento registado em setembro é o mais elevado desde janeiro de 2000. Já o consumo privado registou uma diminuição face a agosto.

    SIC