sicnot

Perfil

Mundo

François Hollande chega a Cuba para visita oficial

O Presidente francês, François Hollande, chegou no domingo à noite (madrugada de segunda-feira em Lisboa) a Havana, onde inicia uma visita oficial a Cuba, a primeira de um chefe de Estado francês à ilha.

ALAIN JOCARD / POOL

A visita de Hollande a Cuba está integrada numa viagem pelo Caribe, que termina a 12 de maio no Haiti.

À chegada ao aeroporto internacional José Martí de La Habana, Hollande foi recebido pelo vice-ministro dos Negócios Estrangeiros, Rogelio Sierra.

Está previsto que o Presidente francês se reúna hoje com o seu homólogo cubano, Raúl Castro, após uma intensa agenda que inclui um encontro com o cardeal Jaime Ortega, o representante máximo da Igreja católica na ilha, a quem será entregue uma insígnia de Comandante da Legião de Honra, a mais alta distinção francesa.

Para hoje estão também marcados encontros com estudantes e professores da Universidade de Havana, onde serão assinados vários acordos de intercâmbio académico e cultural, e será inaugurada uma nova sede da Alliance Française na capital cubana. 

A viagem tem também um caráter económico, com Hollande a encerrar um fórum em que participam membros da sua extensa delegação empresarial, integrada por empresas como a Pernod Ricard, Accor, Air France, Carrefour e Orange.

A França quer fomentar o comércio com Cuba, com quem manteve, no ano passado, um intercâmbio de 180 milhões de euros, valor inferior ao de 2013 e longe dos fluxos que Cuba manteve com outros parceiros europeus, como Espanha, Holanda ou Itália.

Esta visita, a primeira de um representante de Estado europeu à ilha em mais de 55 anos, surge cinco meses depois do anúncio do restabelecimento das relações diplomáticas entre Cuba e os Estados Unidos.



ISG // JCS



Lusa/fim



NewsSubjects:- Economia, Negócios e Finanças - Política - Diplomacia 

20150511T051425
  • Chuva deixa em alerta 12 distritos do continente

    País

    Doze distritos do continente estão hoje sob aviso amarelo devido à previsão de chuva, que pode ser pontualmente forte e acompanhada por trovoadas e granizo, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

  • Parceiros sociais retomam hoje discussão sobre legislação laboral

    Economia

    Os parceiros sociais retomam esta tarde a discussão sobre as alterações à legislação laboral nas áreas do combate à precariedade, promoção da negociação coletiva e reforço da inspeção do trabalho. No encontro, marcado para as 15:00 no Conselho Económico e Social (CES), em Lisboa, o ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Vieira da Silva, deverá apresentar um novo documento com alterações face ao que foi proposto aos parceiros sociais há dois meses.

  • Sabia que pode emprestar dinheiro a empresas e ganhar 7% em juros por ano?
    8:05
  • A experiência de um embaixador português na Coreia do Norte
    2:58

    País

    A Coreia do Norte tem o maior orçamento militar do mundo e o seu arsenal nuclear acaba por dar-lhe acesso a uma possível cimeira com os Estados Unidos. A pobreza e o culto da personalidade foram testemunhados pelo embaixador, José Manuel de Jesus, que visitou várias vezes Pyongyang.

  • EUA expulsa dois diplomatas venezuelanos e dá-lhes 48 horas para deixarem o país

    Mundo

    Os Estados Unidos anunciaram, na quarta-feira, a expulsão de dois diplomatas venezuelanos, aos quais deu um prazo de 48 horas para sairem do país. A decisão é a resposta ao anúncio de Presidente da Venezuela de expulsar o encarregado de negócios e o chefe da secção política da embaixada dos Estados Unidos em Caracas, Todd Robinson e Brian Naranjo, respetivamente.