sicnot

Perfil

Mundo

Número recorde de mulheres no novo Governo britânico

Já são conhecidos os membros do novo Governo britânico, liderado por David Cameron. Há um numero recorde de mulheres no Governo e no Parlamento. 

Este é o primeiro Governo de David Cameron (ao centro) com maioria absoluta para os Conservadores. Muitos dos nomes que já faziam parte do anterior Governo transitam agora para o novo Executivo do primeiro-ministro inglês.

Este é o primeiro Governo de David Cameron (ao centro) com maioria absoluta para os Conservadores. Muitos dos nomes que já faziam parte do anterior Governo transitam agora para o novo Executivo do primeiro-ministro inglês.

© POOL New / Reuters

A Câmara dos Comuns tem agora 191 mulheres eleitas deputadas.

Este é o primeiro Governo de David Cameron com maioria absoluta para os Conservadores. Muitos dos nomes que já faziam parte do anterior Governo transitam agora para o novo Executivo do primeiro-ministro inglês.

David Cameron ganhou a confiança dos britânicos por mais 5 anos, depois do fracasso das sondagens na noite eleitoral.

Os desafios políticos começam já, no entanto, a tomar forma no país. David Cameron prometeu referendar a permanência do Reino Unido na União europeia.
  • Maioria permite cumprir todas as promessas, diz Cameron
    0:54

    Mundo

    No primeiro discurso depois de confirmada a vitória esmagadora nas eleições, David Cameron disse que a maioria absoluta vai permitir o cumprimento de todas as promessa eleitorais. O primeiro-ministro britânico garante que vai lutar por um Reino Unido como uma nação. E o referendo à integração na União Europeia é mesmo para avançar.

  • David Cameron deslocou-se ao palácio de Buckingham para oficializar mandato
    2:48

    Mundo

    As eleições gerais no Reino Unido surpreenderam. Os Conservadores, liderados por David Cameron, venceram e com maioria absoluta. Os grandes derrotados foram o Partido Trabalhista, os Liberais Democratas e o UKIP, que, de um dia para o outro, viram os seus líderes demitir-se. Derrotadas ficaram também as empresas de sondagens. Ao fim da manhã, Cameron cumpriu o ato simbólico e deslocou-se ao palácio de Buckingham para uma audiência com a Rainha Isabel II para oficializar a renovação do mandato como primeiro-ministro britânico.

  • Catalunha vs Espanha
    29:35

    Grande Reportagem SIC

    2017 ficará como o ano da Catalunha e de como a região espanhola foi falada em todo o mundo, por causa do grito de independência que não aconteceu. O jornalista Henrique Cymerman esteve na Catalunha e foi um dos poucos repórteres do mundo que conseguiu chegar ao esconderijo do presidente demissionário do Governo catalão, Carles Puigdemont, em Bruxelas.

  • Investigação australiana recomenda fim do celibato na Igreja Católica

    Mundo

    Uma investigação australiana sobre abuso sexual de crianças recomendou hoje à Igreja Católica que levante a exigência de celibato ao clero, de acordo com o relatório final. O mesmo documento, com 189 recomendações e 17 volumes, indicou que deve também ser esclarecido até onde vai o segredo da confissão quando estão em causa provas de crimes contra menores.

  • Trabalhos de estabilização de solos nas áreas ardidas começam na Lousã
    1:24

    País

    Vários concelhos afetados pelos incêndios estão a começar a receber uma intervenção de emergência para estabilizar os solos nas áreas ardidas. O trabalho arrancou esta quinta-feira na zona da Lousã e tem como objetivo reduzir o impacto da chuva nos terrenos afetados pelos fogos. Nos trabalhos, estão presentes o Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro e a Força Especial de Bombeiros.

  • Anúncio de lince ibérico no OLX sob investigação
    1:25

    País

    A GNR está a investigar um anúncio de venda de um lince ibérico no site de classificados OLX. As autoridades admitem poder tratar-se de uma bricandeira, mas sendo o lince uma espécie protegida e a sua captura e venda um crime, o caso está a ser investigado. O anúncio foi entretanto retirado do site.

  • Os Simpsons já sabiam em 1998 que a Fox iria pertencer à Disney

    Cultura

    Os Simpsons acertaram outra vez. Algo que tem acontecido regularmente nos últimos tempos, com a eleição de Donald Trump, o aparecimento do vírus Ébola ou o escândalo dos Panama Papers. Desta vez, a previsão remonta a 1998, quando a série previu que a 20th Century Fox iria pertencer à Disney.

    SIC