sicnot

Perfil

Mundo

Acordo de princípio entre Vaticano e palestinianos

O Vaticano e a Autoridade Palestiniana chegaram a um acordo de princípio sobre o estatuto e atividades da Igreja Católica nos territórios palestinianos, foi hoje anunciado em comunicado.  

© Giampiero Sposito / Reuters

"O acordo vai ser submetido às respetivas autoridades para aprovação, antes de ser escolhida uma data, em futuro próximo, para ser assinado", de acordo com o comunicado, divulgado após o fim de uma reunião de trabalho da comissão bilateral do Vaticano e dos palestinianos.  

A agência especializada I.Media indicou que o acordo poderá ser assinado a partir do fim de semana, durante a visita ao Vaticano do presidente da Autoridade Palestiniana, Mahmud Abbas, por ocasião da canonização no domingo de duas religiosas palestinianas. 

"As conversações decorreram num ambiente cordial e construtivo", garantiu o Vaticano, acrescentando que o acordo incide "sobre os aspetos essenciais da vida e da atividade da Igreja na Palestina". 

As duas partes assinaram um "acordo básico" a 15 de fevereiro de 2000.

O Vaticano usou pela primeira vez, em fevereiro de 2013, a expressão "Estado da Palestina", na sequência da admissão, em novembro de 2012, da Palestina como Estado observador da ONU. 

O acordo de princípio expressa o apoio do Vaticano a uma solução da "questão palestiniana e do conflito entre israelitas e palestinianas no quadro da fórmula de dois Estados", disse Antoine Camilleri, chefe da delegação do Vaticano, numa entrevista ao diário católico L'Osservatore Romano. 

Lusa
  • Trabalhos no viaduto terminaram, mas trânsito continua condicionado em Alcântara
    1:23

    País

    Não há, para já, previsão para o restabelecimento da normalidade em Alcântara. Os trabalhos para colocar o viaduto de Alcântara na posição correta, depois do desvio registado num pilar, decorreram esta madrugada. O trânsito mantém-se por isso condicionado no sentido Cascais-Lisboa, como explicou o repórter da SIC, Paulo Varanda.

  • As vantagens de comprar online
    8:03
  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vítima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • Marcelo reuniu-se com líderes europeus para falar do futuro da UE
    2:31

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa esteve esta quarta-feira em Bruxelas e participou numa homenagem às vítimas do atentado em Bruxelas, onde colocou uma coroa de flores junto ao monumento.O Presidente da República esteve também reunido com os líderes das principais instituições europeias para falar sobre o futuro da UE.