sicnot

Perfil

Mundo

Cuba e EUA discutem na próxima semana restabelecimento de relações diplomáticas

O ministro dos Negócios Estrangeiros cubano, Bruno Rodriguez, anunciou hoje que na próxima semana se realiza uma nova ronda de conversações entre Cuba e os EUA sobre o restabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países.

© Kevin Lamarque / Reuters

"Na próxima semana estaremos em Washington uma nova sessão de negociações sobre o restabelecimento das relações diplomáticas e abertura de embaixadas", disse o ministro, em entrevista à agência noticiosa AFP.

Segundo o ministro, o dia do encontro ainda vai ser determinado.

Este será o terceiro encontro realizado entre as duas partes para discutir o restabelecimento das relações diplomáticas, suspensas em 1961, depois de reuniões realizadas em janeiro e fevereiro.

Na terça-feira, o Presidente Raul Castro anunciou que no próximo dia 29 será levantado o principal obstáculo para a nomeação de embaixadores para Havana, nomeadamente a retirada de Cuba da lista de países que apoiam o terrorismo.

Em Washington, o porta-voz do Departamento de Estado, Jeff Rathke, reconheceu que o "intercâmbio de embaixadores será um passo lógico", mas que ainda não há data para a sua nomeação.

O chefe de Estado de Cuba também explicou que as duas partes estão ainda a discutir o comportamento que Havana espera que dos futuros diplomatas dos Estados Unidos.

"Eu disse ao Presidente que o que me preocupa mais é que continuem a desenvolver atividades ilegais como a formação de jornalistas independentes", explicou Raul Castro.

Os Estados Unidos impuseram durante mais de 50 anos um embargo comercial e financeiro a Cuba. Os dois países têm desde 1977 uma secção de interesses que funciona como embaixada.

Lusa
  • Hollande defende que fim do embargo a Cuba é essencial para a ilha
    1:52

    Mundo

    O Presidente francês manteve um encontro histórico com os líderes de Cuba, Fidel e Raul Castro. Em Havana, François Hollande defendeu o fim do embargo comercial norte-americano que causou danos no desenvolvimento da ilha e sublinhou a intenção de fortalecer as relações entre os dois países.

  • Descarrilamento nos EUA provoca 5 mortos e 59 feridos
    1:50

    Mundo

    Pelo menos 5 pessoas morreram e mais de 50 ficaram feridas no descarrilamento de um comboio, onde seguiam mais de duzentos passageiros, em Filadélfia, Estados Unidos. As causas do acidente ainda não são conhecidas mas já estão a ser investigadas.

  • Os confrontos de Rui Rio
    3:38

    País

    Esta não é a primeira vez que Rui Rio enfrenta adversidades. O mesmo aconteceu durante a presidência da Câmara do Porto, quando assumiu uma rutura total com o Futebol Clube do Porto. Na primeira conferência de imprensa como presidente do PSD, avisou os adversários internos de que o clima de confronto é um ambiente do qual gosta.

  • Governo aceita diálogo com PSD após eleição de Rio
    1:52

    País

    Com a eleição de Rui Rio, o Governo aceitou entender-se com o PSD, provocando algumas críticas por parte do PCP e o Bloco de Esquerda. O líder parlamentar socialista diz que admitir o diálogo é Democracia, mas garante que o que sempre dividiu o PS do PSD mantém-se.

  • Sporting nos oitavos de final da Liga Europa

    Liga Europa

    O Sporting garantiu esta quinta-feira o apuramento para os oitavos de final da Liga Europa, ao empatar frente ao Astana, em Alvalade, a três golos, na segunda mão dos 16 avos de final, depois de ter triunfado no Cazaquistão por 3-1. Veja ou reveja todos os golos do encontro.

  • Jane Seymour posa para a Playboy aos 67 anos

    Cultura

    Esta é a terceira vez que a atriz inglesa de 67 anos participa numa sessão fotográfica para a revista Playboy. Jane Seymour aproveitou a oportunidade para se juntar ao movimento #MeToo e falar sobre as agressões sexuais que sofreu às mãos de um produtor, em 1972.

  • O estranho caso do mergulhador Alejandro Ramos

    Mundo

    O mergulhador Alejandro Ramos tornou-se num caso de investigação do Centro Médico Naval do Peru, depois do seu corpo ter começado a inchar sem qualquer explicação aparente. Isto aconteceu há quatro anos, minutos depois de ter emergido da água, onde tinha estado a trabalhar durante muitas horas.

    SIC

  • Vírus do Zika pode proteger contra a dengue

    Mundo

    Uma equipa de investigadores brasileiros acredita que a infeção do vírus Zika pode tornar a pessoa imune contra a dengue. Anteriormente, uma investigação chinesa já tinha conseguido provar o inverso: quem apanha dengue pode estar mais protegido contra o vírus do Zika.

    SIC

  • Pesca explora mais de metade de todos os oceanos

    Economia

    A pesca industrial explora mais de metade de todos os oceanos, uma área quatro vezes maior que a utilizada pela agricultura, havendo mais atividade no norte do Atlântico e do Pacífico, conclui um estudo divulgado esta quinta-feira.