sicnot

Perfil

Mundo

Cuba e EUA discutem na próxima semana restabelecimento de relações diplomáticas

O ministro dos Negócios Estrangeiros cubano, Bruno Rodriguez, anunciou hoje que na próxima semana se realiza uma nova ronda de conversações entre Cuba e os EUA sobre o restabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países.

© Kevin Lamarque / Reuters

"Na próxima semana estaremos em Washington uma nova sessão de negociações sobre o restabelecimento das relações diplomáticas e abertura de embaixadas", disse o ministro, em entrevista à agência noticiosa AFP.

Segundo o ministro, o dia do encontro ainda vai ser determinado.

Este será o terceiro encontro realizado entre as duas partes para discutir o restabelecimento das relações diplomáticas, suspensas em 1961, depois de reuniões realizadas em janeiro e fevereiro.

Na terça-feira, o Presidente Raul Castro anunciou que no próximo dia 29 será levantado o principal obstáculo para a nomeação de embaixadores para Havana, nomeadamente a retirada de Cuba da lista de países que apoiam o terrorismo.

Em Washington, o porta-voz do Departamento de Estado, Jeff Rathke, reconheceu que o "intercâmbio de embaixadores será um passo lógico", mas que ainda não há data para a sua nomeação.

O chefe de Estado de Cuba também explicou que as duas partes estão ainda a discutir o comportamento que Havana espera que dos futuros diplomatas dos Estados Unidos.

"Eu disse ao Presidente que o que me preocupa mais é que continuem a desenvolver atividades ilegais como a formação de jornalistas independentes", explicou Raul Castro.

Os Estados Unidos impuseram durante mais de 50 anos um embargo comercial e financeiro a Cuba. Os dois países têm desde 1977 uma secção de interesses que funciona como embaixada.

Lusa
  • Hollande defende que fim do embargo a Cuba é essencial para a ilha
    1:52

    Mundo

    O Presidente francês manteve um encontro histórico com os líderes de Cuba, Fidel e Raul Castro. Em Havana, François Hollande defendeu o fim do embargo comercial norte-americano que causou danos no desenvolvimento da ilha e sublinhou a intenção de fortalecer as relações entre os dois países.

  • Descarrilamento nos EUA provoca 5 mortos e 59 feridos
    1:50

    Mundo

    Pelo menos 5 pessoas morreram e mais de 50 ficaram feridas no descarrilamento de um comboio, onde seguiam mais de duzentos passageiros, em Filadélfia, Estados Unidos. As causas do acidente ainda não são conhecidas mas já estão a ser investigadas.

  • Pagaram 10 libras por diamante que vale milhares

    Mundo

    Há 30 anos um comprador adquiriu um anel de diamantes de 26.27 quilates por apenas 10 libras (cerda de 11 euros) numa feira em Isleworth, no oeste Londres. O proprietário passeou durante três décadas com uma peça que valia cerca de 350.000 libras (407.000€) e não sabia. Confessa que até a usava durante as tarefas domésticas.

    SIC

  • Leão-marinho arrasta criança de doca em Vancouver
    0:51

    Mundo

    O momento em que um leão-marinho arrasta uma menina para a água foi gravado e publicado na internet. Sem nada que fizesse prever, o animal puxou a criança que estava sentada numa doca em Vancouver, no Canadá. A criança foi resgatada de imediato por um familiar e apesar do susto não sofreu ferimentos. O momento de aflição foi testemunhado por vários turistas.

  • Caçador morre esmagado por elefante

    Mundo

    Um famoso caçador morreu na sexta-feira após ser esmagado por um elefante quando estava a caçar. A morte foi confirmada pelas autoridades do Zimbabué, que adiantaram ainda que o animal foi morto por um dos caçadores do grupo de Theunis Botha.