sicnot

Perfil

Mundo

Recuperada caixa negra do comboio que descarrilou em Filadélfia

As equipas de investigação recuperaram a caixa negra do comboio de passageiros que descarrilou na terça-feira na cidade norte-americana de Filadélfia, mas as causas do acidente ainda não são conhecidas, divulgaram hesta quarta-feira as autoridades locais.

O acidente ocorreu na terça-feira por volta das 21:30 hora local (2:30 hora de Lisboa) na ligação ferroviária entre Washington/Nova Iorque, uma linha regional bastante movimentada mas que apresenta uma estrutura envelhecida.

O acidente ocorreu na terça-feira por volta das 21:30 hora local (2:30 hora de Lisboa) na ligação ferroviária entre Washington/Nova Iorque, uma linha regional bastante movimentada mas que apresenta uma estrutura envelhecida.

© Lucas Jackson / Reuters

O acidente fez pelo menos seis mortos, segundo um balanço provisório.

O condutor do comboio, que sofreu ferimentos no acidente, "deve ser ou foi interrogado pela polícia", afirmou o presidente da câmara de Filadélfia (oeste dos Estados Unidos), Michael Nutter, em declarações à comunicação social.

O acidente ocorreu na terça-feira por volta das 21:30 hora local (2:30 hora de Lisboa) na ligação ferroviária entre Washington/Nova Iorque, uma linha regional bastante movimentada mas que apresenta uma estrutura envelhecida. 

A bordo do comboio estavam 243 pessoas. Hoje de manhã, as autoridades indicaram que mais de 200 pessoas foram transportadas para o hospital.

"Mas alguns passageiros ainda não foram identificados", indicou um representante da agência federal responsável pelos inquéritos a acidentes de transportes (NTSB), Robert Sumwalt, explicando que algumas pessoas conseguiram sair sozinhas dos respetivos lugares e não foram ainda identificadas.

Segundo o mesmo representante, uma equipa "pluridisciplinar" da NTSB chegou ao local do acidente às primeiras horas do dia. Os investigadores vão examinar, entre outros elementos, as vias, a sinalização, o funcionamento e o estado da mecânica do comboio, bem como o fator humano.

"Pretendemos responder a muitas questões dentro das próximas 24 a 48 horas", precisou Robert Sumwalt, acrescentando que o comboio estava equipado com uma câmara, que capta imagens da frente da composição, e um mecanismo que grava diversos dados, nomeadamente a velocidade do transporte e as ações relacionadas com os travões e o acelerador.

A caixa negra do comboio foi transportada para um laboratório em Delaware (leste), onde será submetida a testes.

O presidente do conselho de administração da empresa de caminhos-de-ferro pública Amtrak, Anthony Coscia, assumiu o compromisso de realizar uma "investigação profunda", acrescentando que a companhia está "profundamente entristecida" com esta tragédia.
Lusa
  • Descarrilamento nos EUA provoca 5 mortos e 59 feridos
    1:50

    Mundo

    Pelo menos 5 pessoas morreram e mais de 50 ficaram feridas no descarrilamento de um comboio, onde seguiam mais de duzentos passageiros, em Filadélfia, Estados Unidos. As causas do acidente ainda não são conhecidas mas já estão a ser investigadas.

  • Mais de um milhão de crianças em risco de morrer à fome
    1:23

    Mundo

    Cerca de 1.4 milhões de crianças estão em risco iminente de morrer à fome. Deste modo, a UNICEF faz um apelo urgente de cerca de 230 milhões de euros para levar nos próximos meses comida, água e serviços médicos a estas crianças. As imagens desta reportagem podem impressionar os espectadores mais sensíveis.

  • Vídeo amador mostra destruição na Síria
    1:04

    Mundo

    A guerra na Síria continua a fazer vítimas mortais. Um vídeo amador divulgado esta segunda-feira mostra o estado de uma localidade a este de Damasco, depois de um ataque aéreo no fim-de-semana. No ataque, 16 pessoas morreram e há várias dezenas de feridos.

  • Partidos querem eleições a 1 de outubro
    1:35
  • Identificadas 10 mil vítimas de violência em 2016
    1:32
  • Homem que esfaqueou mulher em Esmoriz é acusado de homicídio qualificado
    1:24

    País

    O homem que no sábado esfaqueou a mulher em Esmoriz está acusado de homicídio qualificado. O arguido de 50 anos foi ouvido esta segunda-feira pelo juiz de instrução e ficou em prisão preventiva, uma medida fundamentada pelo perigo de fuga e de alarme. O homem remeteu-se ao silêncio durante o interrogatório, no Tribunal de Aveiro.

  • Homem condenado a oito anos e meio por abuso sexual da mãe
    1:10

    País

    O Tribunal de Coimbra condenou esta segunda-feira um homem de 53 anos a oito anos e meio de prisão por abuso sexual da mãe e ainda por crimes de roubo e coação. A mãe, de 70 anos, sofria de problemas nervosos e consumia bebidas alcoólicas com frequência, tendo sido vítima de abuso sexual por parte do filho enquanto dormia. Os crimes cometidos remetem para o início de 2016, depois do homem já ter cumprido outras penas de prisão em Espanha.

  • Jovem de 21 anos morre colhida por comboio na linha da Beira Baixa
    0:43

    País

    Uma jovem de 21 anos morreu esta segunda-feira ao ser atropelada pelo comboio Intercidades à saída da estação de Castelo Branco, na linha da Beira Baixa. A vítima foi colhida pelo comboio que seguia no sentido Lisboa-Covilhã ao atravessar a linha de caminho de ferro. Este é um local onde não existe passagem de nível, mas habitualmente muitas pessoas arriscam fazer a travessia da linha.

  • Banco do Metro com pénis gera polémica no México

    Mundo

    Um banco em formato de homem com o pénis exposto, numa das carruagens de Metro da Cidade do México, está a gerar polémica. A iniciativa integra uma campanha contra o assédio sexual de que as mulheres são vítima no país.