sicnot

Perfil

Mundo

Capturados 6 crocodilos em zonas residênciais no México

As autoridades mexicanas devolveram cinco crocodilos ao seu habitat natural e transportaram um para um centro de conservação, depois de os animais terem sido encontrados nos estados de Tamaulipas, Guerrero e Tabasco, informou a Procuradoria Federal de Proteção Ambiental.

© STRINGER Mexico / Reuters

Em comunicado, agência explicou que três crocodilos foram devolvidos ao habitat natural após terem sido retirados das zonas residenciais do município de Tampico, devido às chuvas intensas que atingiram a região na terça-feira.

Segundo os inspetores da Procuradoria, a subida do nível das águas terá estado na origem da presença dos animais.

As autoridades acreditam que dois dos animais saíram da Laguna del Carpintero, tendo por isso sido devolvidos a este lugar, e um terceiro vinha de uma lagoa do município de Madero, pelo que foi aí colocado.

A agência capturou também um crocodilo na barragem Alberto Carrera Torres, do município de Mainero, já que representava perigo para a população vizinha, tendo sido transferido para a zona da barragem Vicente Guerrero.

No estado de Guerrero, os bombeiros entregaram à agência um crocodilo capturado por habitantes na Laguna de Puerto Marqués.

O animal, com 1,60 metros, apresentava algumas lesões, tendo sido transferido para um centro de conservação, onde o seu estado de saúde será avaliado.

Em Tabasco, as autoridades recolheram outro crocodilo encontrado no pátio de uma casa em Medellín y Madero. O animal de 1,20 metros foi libertado no afluente Tabasquillo, perto do local onde foi encontrado.

  • O ano "saboroso" de António Costa
    0:51

    País

    António Costa diz que 2017 foi um ano "saboroso" para Portugal. Num encontro com funcionários portugueses, em Bruxelas, antes do Conselho Europeu desta quinta-feira, o primeiro-ministro realçou o que o país conquistou no último ano, no plano europeu, e que culminou com a eleição de Mário Centeno para a Presidência do Eurogrupo.

  • Lince ibérico esteve à venda no OLX

    País

    Um anúncio de venda de um lince ibérico, por 1.500 euros, foi publicado esta semana no site de classificados OLX, com uma morada de Alcoutim, no Algarve. A autenticidade da publicação não foi confirmada, mas em setembro foi encontrada a coleira de um lince ibérico precisamente em Alcoutim. As autoridades estão a investigar.

    SIC

  • Estabilização dos solos nas áreas ardidas
    1:58

    País

    Está a começar uma intervenção de emergência para estabilizar os solos nas áreas ardidas nos incêndios florestais. O trabalho das equipas que estão no terreno arrancou na zona da Lousã mas vai passar por vários concelhos como Pampilhosa da Serra e Vila Real.