sicnot

Perfil

Mundo

Navio iraniano dispara tiros de aviso contra navio mercante no Golfo

Um navio patrulha do Irão disparou hoje tiros de aviso no Golfo Pérsico contra um navio mercante com pavilhão de Singapura, até a guarda-costeira dos Emirados Árabes Unidos ir em auxílio da embarcação comercial, informaram responsáveis norte-americanos.

Navio da guarda-costeira da Arábia Saudita.

Navio da guarda-costeira da Arábia Saudita.

© Faisal Nasser / Reuters

O navio iraniano disparou para a proa do navio Alpine Eternity, que navegava em águas internacionais, levando a embarcação comercial a mudar de direção para os Emirados Árabes Unidos.

O navio visado emitiu um pedido de ajuda via rádio e os iranianos dispararam uma segunda série de tiros de aviso, segundo dois responsáveis da Defesa dos Estados Unidos.

Em resposta ao pedido, as autoridades marítimas dos Emirados enviaram dois navios da guarda-costeira e, pouco depois, os navios iranianos saíram da zona.

Um navio de guerra norte-americano que estava a cerca de 20 milhas (32 quilómetros) do Alpine Eternity não recebeu qualquer pedido de ajuda, segundo as fontes, citadas pela agência France Presse.

Este é o mais recente de uma série de incidentes no Golfo Pérsico desde que em finais de abril o Irão arrestou um porta-contentores da empresa dinamarquesa de transportes marítimos Maersk com bandeira das Ilhas Marshall, entretanto libertado.

O Alpine Eternity é um petroleiro de 180 metros da empresa Transpetrol, com escritórios na Bélgica, Bermudas, Noruega e Suíça.


Lusa
  • AR começa hoje a votar OE e mais de 600 alterações dos partidos

    Orçamento do Estado 2018

    Entre os temas que deverão marcar os próximos dias de debate e das votações relativas à proposta orçamental de 2018, cuja votação final global será na segunda-feira, estão as medidas relacionadas com os incêndios, as alterações ao regime simplificado de IRS, as carreiras na função pública (e em especial a dos professores) e as cativações de despesa.

  • "Estamos vivos"
    11:41
  • Notas e moedas têm os dias contados?
    6:27