sicnot

Perfil

Mundo

Navio iraniano dispara tiros de aviso contra navio mercante no Golfo

Um navio patrulha do Irão disparou hoje tiros de aviso no Golfo Pérsico contra um navio mercante com pavilhão de Singapura, até a guarda-costeira dos Emirados Árabes Unidos ir em auxílio da embarcação comercial, informaram responsáveis norte-americanos.

Navio da guarda-costeira da Arábia Saudita.

Navio da guarda-costeira da Arábia Saudita.

© Faisal Nasser / Reuters

O navio iraniano disparou para a proa do navio Alpine Eternity, que navegava em águas internacionais, levando a embarcação comercial a mudar de direção para os Emirados Árabes Unidos.

O navio visado emitiu um pedido de ajuda via rádio e os iranianos dispararam uma segunda série de tiros de aviso, segundo dois responsáveis da Defesa dos Estados Unidos.

Em resposta ao pedido, as autoridades marítimas dos Emirados enviaram dois navios da guarda-costeira e, pouco depois, os navios iranianos saíram da zona.

Um navio de guerra norte-americano que estava a cerca de 20 milhas (32 quilómetros) do Alpine Eternity não recebeu qualquer pedido de ajuda, segundo as fontes, citadas pela agência France Presse.

Este é o mais recente de uma série de incidentes no Golfo Pérsico desde que em finais de abril o Irão arrestou um porta-contentores da empresa dinamarquesa de transportes marítimos Maersk com bandeira das Ilhas Marshall, entretanto libertado.

O Alpine Eternity é um petroleiro de 180 metros da empresa Transpetrol, com escritórios na Bélgica, Bermudas, Noruega e Suíça.


Lusa
  • Surto de hepatite A em Portugal
    2:45
  • A rã que brilha no escuro
    2:08
  • Indonésio encontrado dentro de cobra pitão

    Mundo

    Akbar Salubiro, de 25 anos, esteve perto de 24 horas desaparecido na remota ilha indonésia de Sulawesi. Acabou por ser encontrado um dia depois, no jardim da própria casa, dentro de uma pitão de 7 metros.

  • Relação de Portugal com Angola é "insubstituível"
    1:00

    País

    Paulo Portas considera que a relação de Portugal com Angola é insubstituível. Numa entrevista ao Jornal de Negócios, o ex vice-primeiro-ministro defende que o país deve ser profissional no relacionamento político com Luanda.

  • Abertura da lagoa de Santo André atrai surfistas e bodyboarders
    4:15
  • Tecnologia permite a tetraplégico mexer mão e braço

    Mundo

    Um homem que ficou tetraplégico num acidente voltou a mover-se com a ajuda da tecnologia e apenas usando o pensamento, num projeto de investigadores dos Estados Unidos divulgado esta terça-feira na revista especializada em medicina The Lancet.