sicnot

Perfil

Mundo

Noite de violência no Burundi, Presidente apela à calma

O Presidente do Burundi continua na capital económica da Tanzânia, num local secreto. Numa comunicação breve no site da presidência e no Twitter, o chefe de Estado apelou à calma da população. A situação em Bujumbura está mais tranquila, mas às primeiras horas  do dia ainda se ouviam tiros na capital. Durante a noite, as rádios privadas e a principal televisão independente do Burundi foram alvo de ataques de apoiantes do Presidente. 

© Jean Pierre Harerimana / Reuters

A crise política começou a 26 de abril, quando o Presidente do país desde 2005 anunciou a intenção de concorrer a um terceiro mandato. Os adversários consideram o terceiro mandato inconstitucional. 

Um general do Burundi anunciou esta semana a destituição do Presidente, uma informação desmentida pelo próprio Presidente que estava ausente no estrangeiro, mas disse que a tentativa de golpe "falhou". 

As Nações Unidas estimam que mais de 70 mil pessoas tenham já abandonado o Burundi.

  • Imposto do sal travado

    Orçamento do Estado 2018

    O CDS-PP conseguiu aprovar, com a abstenção do PCP, uma proposta para eliminar a taxa adicional sobre produtos como bolachas, biscoitos, batatas fritas e flocos de cereais com excesso de sal.

  • Momentos da história de João Ricardo
    10:37
  • Os 72 golos de mais uma noite de Liga Europa

    Liga Europa

    Os 16 avos-de-final da Liga Europa começam a ganhar forma. São já 16 as equipas apuradas para a próxima fase da competição, entre elas o Sporting de Braga, que somou mais uma vitória. Em sentido inverso, o Vitória de Guimarães saiu derrotado de Salzburgo e ficou mais longe da qualificação. A 5.ª jornada da fase de grupos jogou-se esta quinta-feira e ao todo marcaram-se 72 golos. Estão todos aqui, para ver ou rever.

  • Cuidados a ter na Black Friday
    1:43
  • Vodafone Mexefest arranca hoje
    2:29