sicnot

Perfil

Mundo

Sobe para nove o número de mortos no ataque a uma hospedaria em Cabul

Pelo menos nove pessoas, incluindo dois indianos e um norte-americano, morreram num ataque a uma hospedaria em Cabul, reivindicado pelos talibãs.

© Omar Sobhani / Reuters

O ataque, que começou na quarta-feira à noite, durou várias horas, e decorreu na 'guesthouse' Park Palace, no centro da capital afegã.

"Morreram nove pessoas, incluindo estrangeiros, afegãos e um atacante, e outras seis pessoas focaram feridas, entre elas polícias e guardas da hospedaria", disse à Efe o chefe do departamento de Emergência do Ministério do Interior, Homayoon Aini.

As autoridades não revelaram as nacionalidades dos estrangeiros, mas a embaixada dos Estados Unidos em Cabul confirmou que um era norte-americano e o embaixador da Índia escreveu no Twitter que se registaram "algumas vítimas indianas" - a imprensa indiana escreve hoje que entre os mortos há, pelo menos, dois indianos.

O ataque foi reivindicado pelos talibãs que publicaram um comunicado onde explicaram que se tratou de "uma missão suicida levada a cabo por um dos nossos 'mujaheddin' de Logar". 

"O ataque foi planeado cuidadosamente para atingir a festa onde pessoas importantes e norte-americanos iam comparecer", disseram os militantes.


  • Momentos da história de João Ricardo
    10:37
  • Os 72 golos de mais uma noite de Liga Europa

    Liga Europa

    Os 16 avos-de-final da Liga Europa começam a ganhar forma. São já 16 as equipas apuradas para a próxima fase da competição, entre elas o Sporting de Braga, que somou mais uma vitória. Em sentido inverso, o Vitória de Guimarães saiu derrotado de Salzburgo e ficou mais longe da qualificação. A 5.ª jornada da fase de grupos jogou-se esta quinta-feira e ao todo marcaram-se 72 golos. Estão todos aqui, para ver ou rever.

  • Cuidados a ter na Black Friday
    1:43
  • As salas do Vodafone Mexefest
    2:31