sicnot

Perfil

Mundo

Três mortos e 865 detidos em mega operação policial na Venezuela

Três mortos e 865 detidas é o balanço provisório da operação policial contra a insegurança nos bairros venezuelanos de San Vicente e El Viñedo, da cidade de Maracay, 100 quilómetros a oeste de Caracas.

Brigada da polícia venezuelana.

Brigada da polícia venezuelana.

© Christian Veron / Reuters

A operação decorreu na quarta-feira com a participação de mais de 2.000 elementos do Corpo de Investigações Científicas, Penais e Criminalísticas, da Polícia de Arágua e da 42.º Brigada de Infantaria de Paraquedistas.

Segundo fontes policiais, a operação incluiu, várias rusgas e teve lugar na sequência de denúncias da comunidade local e de suspeitas de que, naqueles sítios, residiam os autores de uma série de atentados com explosivos contra as instalações da polícia nas localidades venezuelanas de Villa de Cura e Turmero, ambas a oeste de Caracas.

Os detidos são ainda suspeitos de estarem envolvidos em casos de homicídio, roubo e tráfico ilícito de substâncias estupefacientes e psicotrópicas.

Durante as rusgas, quatro indivíduos foram detidos em flagrante com vários tipos de droga e foram verificados os números de série e os documentos de propriedade de 60 motociclos.

Na Venezuela a insegurança é apontada como uma das principais preocupações dos cidadãos, afetando por igual tanto a cidadãos nacionais como a estrangeiros radicados no país.

Lusa
  • Costa desvaloriza ameaça e mantém planos de visita a Angola
    2:27

    Economia

    O governo angolano reagiu duramente à acusação do Ministério público portugues contra o vice-presidente de Angola. Luanda diz que a acusação é um sério ataque à República de Angola que pode perturbar as relações entre os dois paises. António Costa desvaloriza a ameaça e mantém os planos de uma visita a Angola na primavera.

  • Ferro Rodrigues desvaloriza críticas do CDS
    3:24

    Caso CGD

    Marcelo Rebelo de Sousa fez questão de receber em público Ferro Rodrigues antes de um almoço com o presidente da Assembleia da República. O Presidente também recebeu a representante do CDS-PP, Assunção Cristas, que foi apresentar queixa de Ferro Rodrigues e da maioria de esqueda em relação à comissão de inquérito da Caixa Geral de Depósitos. Ferro Rodrigues desvalorizou as críticas.

  • Brasil já tirou o "pé do chão"
    1:59

    Mundo

    Já começaram os desfiles e festas de carnaval, no Rio de Janeiro.Esta sexta feira foi o início oficial das celebrações com centenas de milhar de pessoas nas ruas até de madrugada.

  • Luaty Beirão agredido em manifestação em Luanda
    1:27

    Mundo

    Luanda tem sido palco de várias manifestações contra a forma como está a decorrer o processo eleitoral em Angola. Esta sexta-feira, uma dessas manifestações acabou em confrontos com as autoridades. Entre os manifestantes estava o ativista Luaty Beirão.

  • Regime de Pyongyang nega envolvimento na morte de Kim Jong-nam 
    1:53

    Mundo

    A polícia da Malásia diz que o irmão do líder da Coreia do Norte foi morto com uma arma química. Os investigadores encontraram vestígios de gás VX no corpo de Kim Jong-nam, um gás letal proibido pelas convenções internacionais. O Governo da Coreia do Sul pediu esta sexta-feira ao regime de Pyongyang que admita que está por detrás da morte de Kim Jong-nam mas o mesmo já veio negar o envolvimento no assassinato. 

  • Atores de Hollywood contra Trump
    1:44

    Mundo

    Centenas de pessoas juntaram-se em mais um protesto contra o presidente dos Estados Unidos. A manifestação, em Beverly Hills, juntou várias estrelas de Hollywood.