sicnot

Perfil

Mundo

Dezenas de notas inundam pista do aeroporto de Istambul

Dezenas de notas do Banco central da Turquia ficaram hoje espalhadas na pista no aeroporto Ataturk de Istambul após os sacos de dinheiro se terem rasgado quando estavam em trânsito para Zurique, referiram os 'media' locais. 

© Osman Orsal / Reuters

As notas de dez liras turcas (3,4 euros) disseminaram-se literalmente na zona de embarques do aeroporto após os dois sacos, num total de 170 sacos, se terem rompido quando estavam num tapete rolante a caminho da zona de carga de um avião da Turkish Airlines, referiu a agência noticiosa privada Dogan. 

Os passageiros do voo já tinham desembarcado e o transporte de dinheiro estava a ser transferido para o interior do aparelho quando ocorreu o incidente. 

Um responsável do Banco central turco disse à agência noticiosa AFP que o dinheiro estava a caminho de um banco em Zurique e que a transferência era da responsabilidade de uma empresa privada. 

O mesmo responsável não revelou o valor total das notas que se soltaram dos sacos, com o pessoal dos serviços de terra a recolheram as notas que se espalhavam pelo solo empurradas pelo vento. 

O dinheiro recuperado foi reunido e enviado para a esquadra da polícia do aeroporto, onde os trabalhadores responsáveis pelo carregamento forma interrogados. 

A agência Dogan revelou ainda que foi iniciado um inquérito ao incidente. 

Lusa
  • "Miúdos de 5 e 6 anos a perguntar: a minha casa ardeu, o meu pai está queimado?"
    4:55
  • Presidente visita zonas afetadas pelos fogos
    2:00

    País

    Numa visita inesperada, o Presidente da República esteve esta manhã em Vouzela, um dos concelhos mais atingidos pelos incêndios. Marcelo Rebelo de Sousa vai estar nos próximos dias no distrito de Viseu.

  • "Viverei com o peso na consciência até ao último dia"
    3:00
  • A fotografia que está a correr (e a impressionar) o Mundo

    Mundo

    A fotografia de uma cadela a carregar, na boca, o cadáver calcinado da cria está a comover o mundo. Entre as muitas fotografias que mostram o cenário causado pelos incêndios que devastaram a Galiza nos últimos dias, esta está a causar especial impacto. O registo é do fotógrafo Salvador Sas, da agência EFE. A imagem pode impressionar os mais sensíveis.