sicnot

Perfil

Mundo

Tropas do Presidente detêm três líderes do golpe de Estado no Burundi

As tropas leais ao Presidente do Burundi detiveram esta sexta.feira de manhã pelo menos três líderes do golpe de Estado falhado contra o chefe de Estado Pierre Nkurunziza, avança a AFP.

O porta-voz dos líderes do golpe de Estado, Venon Ndabaneze, confirmou à AFP que os golpistas decidiram render-se quando as tropas aliadas do Presidente o detiveram a ele e a outras duas figuras de destaque. (Arquivo)

O porta-voz dos líderes do golpe de Estado, Venon Ndabaneze, confirmou à AFP que os golpistas decidiram render-se quando as tropas aliadas do Presidente o detiveram a ele e a outras duas figuras de destaque. (Arquivo)

© Stringer . / Reuters

O porta-voz dos líderes do golpe de Estado, Venon Ndabaneze, confirmou à AFP que os golpistas decidiram render-se quando as tropas aliadas do Presidente o detiveram a ele e a outras duas figuras de destaque.

De acordo com a mesma fonte, o Presidente burundinês, Pierre Nkurunziza, não se encontra na capital, Bujumbura, mas sim na sua terra Natal, Ngozi, a cerca de 140 quilómetros da capital do país.
  • Noite de violência no Burundi, Presidente apela à calma

    Mundo

    O Presidente do Burundi continua na capital económica da Tanzânia, num local secreto. Numa comunicação breve no site da presidência e no Twitter, o chefe de Estado apelou à calma da população. A situação em Bujumbura está mais tranquila, mas às primeiras horas  do dia ainda se ouviam tiros na capital. Durante a noite, as rádios privadas e a principal televisão independente do Burundi foram alvo de ataques de apoiantes do Presidente. 

  • Três militantes morreram após tentativa de golpe de Estado no Burundi
    1:28

    Mundo

    Pelo menos três militantes morreram esta quinta-feira, em confrontos na capital do Burundi. O país africano foi alvo de um golpe de Estado na quarta-feira, mas mais de 24 horas depois do anúncio da destituição do Presidente, por parte das forças da oposição, continua a não ser claro quem detém o poder. A situação é cada vez mais preocupante.

  • "É preciso despartidarizar o sistema de Proteção Civil", diz Duarte Caldeira
    2:47
  • Homem morreu ao tentar salvar animais das chamas
    2:30
  • Arcebispo de Braga pede responsabilidades pelos incêndios
    1:40

    País

    Braga também sofreu um dos mais violentos incêndios dos últimos anos. O fogo descontrolado atravessou várias freguesias e destruiu duas empresas. A igreja, pela voz do arcebispo de Braga, pede ação e o apuramento de responsabilidades, face a esta calamidade.

  • "Estou a ficar sem água, vai ser um trabalho inglório"
    1:06