sicnot

Perfil

Mundo

Tropas do Presidente detêm três líderes do golpe de Estado no Burundi

As tropas leais ao Presidente do Burundi detiveram esta sexta.feira de manhã pelo menos três líderes do golpe de Estado falhado contra o chefe de Estado Pierre Nkurunziza, avança a AFP.

O porta-voz dos líderes do golpe de Estado, Venon Ndabaneze, confirmou à AFP que os golpistas decidiram render-se quando as tropas aliadas do Presidente o detiveram a ele e a outras duas figuras de destaque. (Arquivo)

O porta-voz dos líderes do golpe de Estado, Venon Ndabaneze, confirmou à AFP que os golpistas decidiram render-se quando as tropas aliadas do Presidente o detiveram a ele e a outras duas figuras de destaque. (Arquivo)

© Stringer . / Reuters

O porta-voz dos líderes do golpe de Estado, Venon Ndabaneze, confirmou à AFP que os golpistas decidiram render-se quando as tropas aliadas do Presidente o detiveram a ele e a outras duas figuras de destaque.

De acordo com a mesma fonte, o Presidente burundinês, Pierre Nkurunziza, não se encontra na capital, Bujumbura, mas sim na sua terra Natal, Ngozi, a cerca de 140 quilómetros da capital do país.
  • Noite de violência no Burundi, Presidente apela à calma

    Mundo

    O Presidente do Burundi continua na capital económica da Tanzânia, num local secreto. Numa comunicação breve no site da presidência e no Twitter, o chefe de Estado apelou à calma da população. A situação em Bujumbura está mais tranquila, mas às primeiras horas  do dia ainda se ouviam tiros na capital. Durante a noite, as rádios privadas e a principal televisão independente do Burundi foram alvo de ataques de apoiantes do Presidente. 

  • Três militantes morreram após tentativa de golpe de Estado no Burundi
    1:28

    Mundo

    Pelo menos três militantes morreram esta quinta-feira, em confrontos na capital do Burundi. O país africano foi alvo de um golpe de Estado na quarta-feira, mas mais de 24 horas depois do anúncio da destituição do Presidente, por parte das forças da oposição, continua a não ser claro quem detém o poder. A situação é cada vez mais preocupante.

  • Fogos em OIeiros concentram mais meios

    País

    Os fogos em Oleiros, no distrito de Castelo Branco, são os mais preocupantes esta manhã para a Proteção Civil. São dois incêndios que mobilizam cerca de quinhentos bombeiros.

    Em atualização

  • Mulher muçulmana agredida por jovens em Madrid

    Mundo

    Uma mulher muçulmana de 38 anos ficou ferida depois de ter sido agredida por "dois ou três jovens" na quarta-feira junto à entrada da estação de metropolitano de Usera, em Madrid, disse hoje à Efe a Polícia Municipal.

  • Tufão Hato fez 16 mortos na China e Macau
    1:20
  • Festival EDP Vilar de Mouros começa hoje
    2:56

    Cultura

    Começa hoje o EDP Vilar de Mouros. O festival, que já tem mais 30% de bilhetes vendidos do que no ano passado, vai começar com a banda britânica The Veils. Capitão Fausto e Salvador Sobral são apenas dois dos nomes portugueses que vão marcar presença num evento que conta também com diversos artistas estrangeiros. A jornalista da SIC, Sílvia Lima Rato, falou com Paulo Ventura, da organização, e antecipa os destaques do cartaz do festival que decorre até sábado.

  • Porto Editora disponível para rever exercícios que possam ser discriminatórios
    2:16
  • Novo SUV da Volkswagen produzido na Autoeuropa
    1:09