sicnot

Perfil

Mundo

Boko Haram retoma controlo de cidade estratégica na Nigéria

O grupo radical islâmico Boko Haram tomou hoje o controlo da cidade de Marte, localidade considerada estratégica no nordeste da Nigéria, declarou um responsável da região.

© Stringer Shanghai / Reuters

"É triste, mas temos de compreender que Marte está totalmente sob controlo dos rebeldes, o que é um imenso revés" para as autoridades, afirmou aos jornalistas o vice-governador do Estado de Borno, Mustapha Zannah.

Marte, uma localidade de pescadores e agricultores muito cobiçada pela sua riqueza agrícola, faz fronteira com os Camarões e está situada numa rota estratégica para o comércio entre a Nigéria, os Camarões e o Chade.

A cidade tem sido alternadamente tomada pelo Boko Haram e recuperada por forças nigerianas desde 2013.

Boko Haram ter-se-á apoderado já de um território maior do que a Bélgica, no ano passado, matando milhares de pessoas. A insurgência do grupo, que já dura há seis anos, é parte de uma tentativa para estabelecer um denominado Estado Islâmico.

  • Condutora que atropelou peregrinos "internada compulsivamente"

    País

    A condutora do veículo que hoje atropelou seis peregrinos na Estrada Nacional 365, em Alcanena, apresentava problemas do foro psicológico e teve de ser internada compulsivamente. O atropelamento esta madrugada fez uma vítima mortal, um homem, e feriu cinco pessoas, uma das quais em estado grave.

  • Maduro deve ser reeleito em eleições contestadas pela oposição
    1:46

    Mundo

    Os venezuelanos elegem hoje o Presidente que deverá estar à frente do país até 2025. Há quatro candidatos, mas Nicolás Maduro é o favorito na corrida. A oposição apelou ao boicote e vários países da América e das Caraíbas, os EUA e a UE já avisaram que não reconhecerão resultados de uma eleição que não é livre nem transparente.

  • A solução de Elon Musk para os engarrafamentos em Los Angeles
    1:23