sicnot

Perfil

Mundo

Boko Haram retoma controlo de cidade estratégica na Nigéria

O grupo radical islâmico Boko Haram tomou hoje o controlo da cidade de Marte, localidade considerada estratégica no nordeste da Nigéria, declarou um responsável da região.

© Stringer Shanghai / Reuters

"É triste, mas temos de compreender que Marte está totalmente sob controlo dos rebeldes, o que é um imenso revés" para as autoridades, afirmou aos jornalistas o vice-governador do Estado de Borno, Mustapha Zannah.

Marte, uma localidade de pescadores e agricultores muito cobiçada pela sua riqueza agrícola, faz fronteira com os Camarões e está situada numa rota estratégica para o comércio entre a Nigéria, os Camarões e o Chade.

A cidade tem sido alternadamente tomada pelo Boko Haram e recuperada por forças nigerianas desde 2013.

Boko Haram ter-se-á apoderado já de um território maior do que a Bélgica, no ano passado, matando milhares de pessoas. A insurgência do grupo, que já dura há seis anos, é parte de uma tentativa para estabelecer um denominado Estado Islâmico.

  • Daesh transforma drones em bombardeiros 

    Daesh

    As estratégias de combate do Daesh têm vindo a sofrer alterações, bem como a capacidade das forças militares iraquianas para confrontar e derrotar o inimigo. De acordo com o responsável do Exército dos EUA Brett Sylvia, comandante militar no Iraque, a tática mais recente desenvolvida pelo Daesh consiste em usar drones de uso comercial em pequenos bombardeiros, capazes de transportar e lançar granadas.