sicnot

Perfil

Mundo

Boko Haram retoma controlo de cidade estratégica na Nigéria

O grupo radical islâmico Boko Haram tomou hoje o controlo da cidade de Marte, localidade considerada estratégica no nordeste da Nigéria, declarou um responsável da região.

© Stringer Shanghai / Reuters

"É triste, mas temos de compreender que Marte está totalmente sob controlo dos rebeldes, o que é um imenso revés" para as autoridades, afirmou aos jornalistas o vice-governador do Estado de Borno, Mustapha Zannah.

Marte, uma localidade de pescadores e agricultores muito cobiçada pela sua riqueza agrícola, faz fronteira com os Camarões e está situada numa rota estratégica para o comércio entre a Nigéria, os Camarões e o Chade.

A cidade tem sido alternadamente tomada pelo Boko Haram e recuperada por forças nigerianas desde 2013.

Boko Haram ter-se-á apoderado já de um território maior do que a Bélgica, no ano passado, matando milhares de pessoas. A insurgência do grupo, que já dura há seis anos, é parte de uma tentativa para estabelecer um denominado Estado Islâmico.

  • Os números das eleições francesas
    0:50

    Eleições França 2017

    Os resultados definitivos mostram que Emmanuel Macron obteve 24% dos votos, na primeira volta das eleições francesas. Ficou quase três pontos à frente de Marine Le Pen, que conseguiu 21,3%. Os números oficiais, publicados pelo Ministério do Interior, dão ainda conta da taxa de abstenção: 22,2%, um ligeiro aumento face à primeira volta das presidenciais de 2012.

  • ASAE encerra em média um restaurante por dia
    1:33
  • Grupo de brasileiros em assalto milionário no Paraguai
    1:24