sicnot

Perfil

Mundo

Apoiantes revelam busto de Vladimir Putin como imperador romano

Um grupo de apoiantes do Presidente Vladimir Putin revelou hoje um busto onde o chefe de Estado russo é representado como um imperador romano, ostentando uma toga.

© MAXIM ZMEYEV / Reuters

"Queríamos imortalizar Vladimir Putin como um conquistador e estadista que devolveu a Crimeia à Rússia", disse à agência France Press (AFP) Andrei Polyakov, o líder de um grupo de cossacos (fortes apoiantes do Kremlin) perto da cidade de São Peterburgo, no noroeste da Rússia. 

O busto da autoria do escultor Pavel Greshnikov mede cerca de meio metro, e foi feito usando uma resina artificial a imitar o bronze. A peça está a cerca de 20 quilómetros de São Petersburgo.

"A imagem de um imperador romano é de sabedoria", afirmou Polyakov à AFP, acrescentando que o busto representa "o histórico papel de Vladimir Putin, que conseguiu reunir a Rússia e a Crimeia".

A anexação da Crimeia por parte da Rússia, em março de 2014, foi condenada pela Ucrânia e pelo ocidente, que consideraram o ato como apropriação ilegal de terras, o que valeu a Moscovo sanções severas.

Apesar disso, a anexação teve grande aprovação por parte dos russos, não obstante as consequências económicas.

O líder russo de 62 anos já repudiou publicamente quaisquer tentativas de culto à sua pessoa, porém, existem vários retratos seus nos escritórios dos membros do Governo.

A cara de Vladimir Putin aparece ainda estampada em camisolas, ímanes para o frigorífico ou autocolantes.

Putin não esconde os seus ideais imperiais, descrevendo a separação da União Soviética como uma das maiores tragédias da história.





Lusa
  • Cientistas testam útero artificial em cordeiros prematuros

    Mundo

    Um grupo de cientistas desenvolveu um útero artificial - o Biobag - que se assemelha a uma bolsa de plástico e que ajuda no desenvolvimento de cordeiros prematuros. O método foi testado nestes animais mas os cientistas do Hospital Pediátrico de Filadélfia, nos Estados Unidos, garantem que poderá vir a ser utilizado também em bebés que nascem prematuros.

  • Trump cria linha de apoio a vítimas de "extraterrestres criminosos"

    Mundo

    Quando o Governo norte-americano usa o termo "extraterrestre criminoso", refere-se a alguém que não é cidadão dos Estados Unidos da América e que foi condenado por um crime. Quando a mesma expressão é usada pelos utilizadores do Twitter, o significado é completamente diferente. Os internautas pensam na série Ficheiros Secretos e em discos voadores. Por isso, o lançamento de uma linha telefónica, por parte da Casa Branca, para as vítimas de "extraterrestres criminosos" só podia dar em confusão.

  • Casados há 69 anos, morrem de mãos dadas com 40 minutos de diferença

    Mundo

    Isaac Vatkin, de 91 anos, morreu cerca de 40 minutos depois de Teresa, de 89 anos, no passado sábado no Highland Park Hospital, no estado norte-americano Ilinóis. "Não queríamos que fossem embora, mas não podíamos pedir que partíssem de melhor maneira", afirmou o neto William Vatkin. O casal morreu no hospital poucos dias depois de celebrarem 69 anos de casados.