sicnot

Perfil

Mundo

Apoiantes revelam busto de Vladimir Putin como imperador romano

Um grupo de apoiantes do Presidente Vladimir Putin revelou hoje um busto onde o chefe de Estado russo é representado como um imperador romano, ostentando uma toga.

© MAXIM ZMEYEV / Reuters

"Queríamos imortalizar Vladimir Putin como um conquistador e estadista que devolveu a Crimeia à Rússia", disse à agência France Press (AFP) Andrei Polyakov, o líder de um grupo de cossacos (fortes apoiantes do Kremlin) perto da cidade de São Peterburgo, no noroeste da Rússia. 

O busto da autoria do escultor Pavel Greshnikov mede cerca de meio metro, e foi feito usando uma resina artificial a imitar o bronze. A peça está a cerca de 20 quilómetros de São Petersburgo.

"A imagem de um imperador romano é de sabedoria", afirmou Polyakov à AFP, acrescentando que o busto representa "o histórico papel de Vladimir Putin, que conseguiu reunir a Rússia e a Crimeia".

A anexação da Crimeia por parte da Rússia, em março de 2014, foi condenada pela Ucrânia e pelo ocidente, que consideraram o ato como apropriação ilegal de terras, o que valeu a Moscovo sanções severas.

Apesar disso, a anexação teve grande aprovação por parte dos russos, não obstante as consequências económicas.

O líder russo de 62 anos já repudiou publicamente quaisquer tentativas de culto à sua pessoa, porém, existem vários retratos seus nos escritórios dos membros do Governo.

A cara de Vladimir Putin aparece ainda estampada em camisolas, ímanes para o frigorífico ou autocolantes.

Putin não esconde os seus ideais imperiais, descrevendo a separação da União Soviética como uma das maiores tragédias da história.





Lusa
  • As vantagens de comprar online
    8:03
  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vítima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • Filho de Trump critica mayor de Londres por palavras de 2016

    Ataque em Londres

    Donald Trump Júnior criticou o presidente da Câmara de Londres logo a seguir ao ataque de quarta-feira que fez três mortos e mais de 40 feridos. O filho de Presidente publicou no Twitter uma reação a uma declaração de Sadiq Khan de setembro de 2016. Para o Presidente dos EUA, o ataque em Londres é "uma grande notícia".

  • Marcelo reuniu-se com líderes europeus para falar do futuro da UE
    2:31

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa esteve esta quarta-feira em Bruxelas e participou numa homenagem às vítimas do atentado em Bruxelas, onde colocou uma coroa de flores junto ao monumento.O Presidente da República esteve também reunido com os líderes das principais instituições europeias para falar sobre o futuro da UE.