sicnot

Perfil

Mundo

Milhares de defensores dos direitos dos homossexuais manifestaram-se no Chile

 Milhares de pessoas, muitas delas com bandeiras arco-íris, manifestaram-se no sábado pela defesa e reconhecimento de direitos aos homossexuais em Santiago do Chile.

Sebastian Castaneda

Os organizadores estimaram uma participação de cerca de 50 mil pessoas na "Marcha pela Igualdade", na baixa da capital chilena, em antecipação ao Dia Internacional contra a Homofobia, que é hoje assinalado. 

"É importante deixar claro que o governo chileno precisa urgentemente de reconhecer os direitos da comunidade transexual, que é a mais vulnerável", disse um porta-voz do Movimento para a Integração e Libertação Homossexual (MOVILH) à AFP.

O Congresso do Chile aprovou, em janeiro, a primeira lei do país que autoriza uniões civis de casais homossexuais.

O casamento entre pessoas do mesmo sexo é reconhecido na Argentina, Uruguai e Brasil. 

Colômbia e Equador reconhecem as uniões civis de casais do mesmo sexo.

  • "A nossa lei tem demasiados buracos"
    0:44

    País

    Rui Cardoso acusa a classe política de não querer resolver os problemas da corrupção em Portugal. Entrevistado na Edição da Noite da SIC Notícias o magistrado do Ministério Público considera que ainda há um longo caminho a percorrer no combate à corrupção.

  • Beyoncé e a irmã caem e o vídeo torna-se viral

    Cultura

    Beyoncé voltou este fim de semana a subir ao palco do Coachella, depois de ter atuado na primeira semana do festival que decorreu no deserto da Califórnia, nos EUA. A cantora norte-americana voltou a brilhar, mas foi o momento em que caiu no palco com a irmã, Solange, que acabou por se tornar viral.

    SIC

  • Cientistas querem sequenciar genomas de 15 milhões de espécies

    Mundo

    Um consórcio internacional de cientistas, que por enquanto não inclui portugueses, propõe-se sequenciar, catalogar e analisar os genomas (conjuntos de informação genética) de 15 milhões de espécies, uma tarefa que levará dez anos a fazer, foi divulgado esta segunda-feira.