sicnot

Perfil

Mundo

Santas palestinianas canonizadas pelo Papa

O Papa Francisco canonizou, esta manhã, pela primeira vez, duas santas palestinianas da época contemporânea.

© Tony Gentile / Reuters

As duas mulheres nasceram na Palestina durante a ocupação otomana. Tinham sido beatificadas em 1983 e em 2009.

Uma das santas foi responsável pela fundação da única comunidade religiosa da Terra Santa.  A segunda, uma carmelita descalça, fundou o Carmelo de Belém.

À cerimónia, desta manhã, no Vaticano assistiu o presidente da Autoridade Palestiniana, Mahmud Abbas. A Igreja Católica está ainda a examinar a canonização de um terceiro palestiniano, um monge salesiano.

  • Passos acusa Governo de "sacudir água do capote"

    País

    O líder do PSD, Pedro Passos Coelho, acusou este sábado o Governo de "sacudir a água do capote" para não assumir a responsabilidade pelo que está a ser decidido, usando uma política de comunicação que considerou ser um "embuste".

  • Quase 200 polícias solidários com agentes acusados
    2:29

    País

    Perto de 200 polícias manifestaram-se este sábado na sede da PSP em Alfragide, em solidariedade com os 18 agentes acusados no processo Cova da Moura. O Sindicato Nacional de Polícia associou-se ao protesto e diz existir um aproveitamento político do caso.

  • Polícias ameaçam com protestos no arranque do campeonato
    1:24

    País

    Os agentes da PSP ameaçam boicotar a presença nos jogos do campeonato da Primeira e Segunda ligas que começam em 15 dias. Os agentes colocam em causa o atual modelo de policiamento no futebol, que faz com que muitos dos profissionais da PSP trabalhem sem remuneração em dia de folga.