sicnot

Perfil

Mundo

Cubanos detidos em barco de Guarda Costeira dos EUA podem regressar a casa

Um total de 38 imigrantes cubanos que estavam detidos em águas internacionais a bordo de um barco da guarda costeira norte-americana obtiveram autorização para regressar ao seu país, informou hoje uma estação de televisão local. 

Cubanos detidos em barco de Guarda Costeira dos EUA podem regressar a casa (Reuters/ Arquivo)

Cubanos detidos em barco de Guarda Costeira dos EUA podem regressar a casa (Reuters/ Arquivo)

© Stringer . / Reuters

De acordo com o canal de televisão NBC6, de Miami, a secção de interesses de Cuba em Washington informou hoje as autoridades norte-americanas da sua intenção em permitir o regresso desde grupo de imigrantes a solo cubano. 

 
 

Na sexta-feira passada, um porta-voz do departamento de Estado norte-americano, que pediu anonimato, confirmou à agência noticiosa Efe que o grupo de cubanos tinha sido intercetado há uns dias pela Guarda Costeira nas imediações das ilhas Virgens, tendo ficado detidos em águas internacionais a bordo do barco 'Vigilant'. 

 
 

Desconhece-se quando serão repatriados os 38 cubanos, que tinham a intenção de alcançar o sul da Florida e até ao momento mantêm-se a bordo do barco da Guarda Costeira. 

 
 

As autoridades norte-americanas procedem ao repatriamento de todos os cubanos que são intercetados antes de chegar a território nacional. 

 
 

Desde 1 de outubro de 2014, segundo as autoridades norte-americanas, terão tentado entrar ilegalmente no país 1.759 haitianos, 2.460 cubanos e 321 dominicanos.



Lusa



  • Oposição diz que défice abaixo dos 2,3% se deve ao aumento de impostos
    2:24

    Economia

    O défice de 2016 vai ficar abaixo dos 2,3%, uma garantia dada pelo primeiro-ministro durante o debate quinzenal desta terça-feira. A oposição diz que o resultado é bom para o país mas que se deve a um aumento de impostos, feito pelo Governo no ano passado, e ao trabalho do PSD e do CDS nos anos anteriores.

  • Temperaturas negativas em várias zonas do país nos próximos dias
    1:57

    País

    O frio vai começar a fazer-se sentir nos próximos dias com as temperaturas a descerem para valores negativos em várias zonas do país. Em Lisboa, cinco estações de metro vão estar abertas durante a noite para albergar os sem-abrigo que também vão receber agasalhos e refeições quentes.

  • Medalha idêntica à de Anne Frank encontrada em campo nazi

    Mundo

    Um grupo de investigadores encontrou uma medalha praticamente igual à de Anne Frank, nas escavações ao campo nazi de extermínio Sobibor, na Polónia. Os especialistas do Memorial do Holocausto Yad Vashem em Israel acreditam que a medalha pertencia a Karoline Cohn, que pode ter conhecido Anne Frank.