sicnot

Perfil

Mundo

Presidente Barack Obama já tem conta na rede social Twitter

"Pai, marido e 44.º Presidente dos Estados Unidos" da América, Barack Obama já tem conta pessoal na rede social Twitter.

© Jonathan Ernst / Reuters

"Bom-dia Twitter! Sou o Barack", escreveu hoje de manhã o Presidente norte-americano no seu primeiro 'tweet' (nome das mensagens enviadas através desta rede social), redigido no seu gabinete, o designado Gabinete Oval. "Ao fim de seis anos, deram-me a minha própria conta", ironizou. 

A sua conta, batizada @POTUS (acrónimo de Presidente Dos Estados Unidos, em Inglês), vai ser um novo meio para o Presidente "dialogar diretamente com os norte-americanos", avançou a Casa Branca. 

Ao contrário da conta oficial do governo norte-americano (@WhiteHouse), que é alimentada por equipas, as mensagens da @POTUS vão ser exclusivamente redigidas pelo Presidente. 

"Já era tempo @POTUS!", escreveu, em resposta, a sua esposa, Michelle Obama.

A conta apresenta uma foto do Presidente sorridente. Em pano de fundo, uma foto da marcha sobre a Ponte Edmund Pettus, em Selma, no Estado do Alabama, na qual participou, no início de março, para marcar o 50.º aniversário desta manifestação pelos direitos cívicos que entrou na história. 

A meio da tarde, Obama já era seguido por 700 mil seguidores e seguia 65, entre as quais as de Michelle, da Universidade de Harvard, onde estudou, e da equipa de 'baseball' dos Chicago White Sox, de que é um adepto confesso. 

O governo norte-americano já esclareceu que esta conta oficial vai ser transferida para o sucessor de Obama, quando este sair da Casa Branca, em 20 de janeiro de 2017. 






Lusa
  • Bomba encontrada na Nazaré pode ter sido largada durante 2.ª Guerra Mundial
    2:26

    País

    A bomba que esta segunda-feira veio nas redes de um arrastão na Nazaré já foi detonada. O engenho explosivo foi identificado como uma bomba de avião por especialistas da Marinha, que eliminaram também o perigo equivalente a 600 quilogramas de TNT. A bomba sem qualquer inscrição tinha um desgaste evidente e, segundo a Marinha, pode ter sido largada de um avião durante a 2.ª Guerra Mundial.

  • Derrocada de muro em Lisboa obriga à retirada de 40 pessoas de 5 prédios
    2:14

    País

    Os moradores de três prédios de Lisboa não podem regressar tão cedo a casa. Durante a madrugada, a derrocada de um muro obrigou à retirada de 40 pessoas de cinco edifícios. Um dos inquilinos sofreu ferimentos ligeiros. Entretanto, a maioria dos residentes já foi realojada em casas de familiares e num hotel.

  • "Geringonça" elogiada na Europa e EUA
    4:22

    País

    Num momento em que por cá se fala de claustrofobia democrática, a Europa e os Estados Unidos desdobram-se em elogios ao sucesso da maioria de Esquerda em Portugal. A palavra "geringonça" já tem até tradução em várias línguas.

  • ONU estima que mais 750 mil civis estejam em risco na cidade de Mossul
    1:39

    Mundo

    As Nações Unidas estimam que mais 750 mil civis estejam em risco na zona ocidental de Mossul, no Iraque. Mais de 10 mil pessoas fugiram da zona ocidental da cidade nos últimos quatro dias. Enquanto a população tenta escapar ao fogo cruzado, as forças iraquianas avançam sobre a cidade ainda controlada pelo Daesh.