sicnot

Perfil

Mundo

Bashar al-Assad elogia apoio do Irão como "pilar fundamental"

O presidente da Síria, Bashar al-Assad, elogiou hoje o apoio do Irão como um "pilar fundamental" na sua luta contra os rebeldes, após a terceira visita de um dignatário iraniano a Damasco em menos de uma semana.

© Sana Sana / Reuters

"O apoio dado pelo Irão ao povo sírio constitui um pilar fundamental na luta contra o terrorismo", disse Assad, citado pela agência oficial Sana, durante um encontro com Ali Akbar Velayati, conselheiro diplomático do guia supremo do Irão, o 'ayatollah' Ali Khamenei. 

O regime sírio refere-se a todos os grupos que o combatem como "terroristas". 

O responsável iraniano elogiou por seu lado as "relações estratégicas" entre Damasco e Teerão, afirmando que elas "constituem um dos pilares essenciais no confronto com os planos ocidentais e com as ilusões de alguns países regionais", uma referência à Arábia Saudita, principal rival regional do Irão.

Velayati afirmou que "o Irão vai continuar a apoiar a Síria por todos os meios", segundo a Sana.

A visita de Velayati a Damasco segue-se à do presidente da comissão sírio-iraniana, Rustom Qassimi, durante a qual, na segunda-feira, foram assinados vários acordos económicos, e à do presidente da comissão de segurança nacional e negócios estrangeiros do parlamento iraniano, Alaeddin Borujerdi, que na quinta-feira prometeu um apoio "firme e eterno" a Damasco, segundo a Sana.

Lusa

  • Mais cinco ilhas dos Açores sob aviso vermelho

    País

    O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) elevou esta quarta-feira para vermelho o aviso para as cinco ilhas do grupo central dos Açores, onde no Faial o vento atingiu os 150 quilómetros por hora.

  • Uma alternativa aos serviços de enfermagem ao domicílio
    7:34
  • As primeiras palavras de um dos sobreviventes da Chapecoense
    0:29
  • Familiares de vítimas procuram destroços do MH370
    1:48

    Voo MH370

    Um grupo de familiares das vítimas do avião das linhas aéreas da Malásia, desaparecido em 2014, procuram destroços do aparelho em Madagáscar. As autoridades malaias estudam a posssibilidade de uma nova operação de buscas.

  • Primeiro-ministro em lágrimas ao reencontrar refugiado que recebeu no Canadá em 2015

    Mundo

    Justin Trudeau desfez-se em lágrimas no reencontro com um refugiado sírio, que ele recebeu no Canadá em 2015. No ano passado, Trudeau recebeu pessoalmente os refugiados no aeroporto, onde foi visto a entregar casacos de inverno aos migrantes. Esta segunda-feira, o primeiro-ministro conheceu algumas das famílias que se estabeleceram no país, numa reunião filmada pela emissora canadiana CBC.