sicnot

Perfil

Mundo

Kiev mostra à imprensa dois soldados russos capturados no leste

As autoridades ucranianas mostraram hoje à imprensa dois homens apresentados como soldados russos capturados no leste e hospitalizados em Kiev, numa tentativa de provar o envolvimento do exército russo no conflito.

© Gleb Garanich / Reuters

Os serviços secretos ucranianos (SBU) convidaram vários 'media' internacionais e representantes da OSCE, da União Europeia e da Amnistia Internacional a deslocarem-se ao hospital militar de Kiev para verem os dois homens, que a Ucrânia diz serem soldados das forças especiais russas e a Rússia diz serem antigos militares.

O capitão Evgueni Erofeiev e o sargento Alexandr Alexandrov estavam em dois quartos individuais nos quais os jornalistas entraram, acompanhados de membros do SBU, segundo a agência France Presse. 

Um dos homens tapou a cara enquanto falava com os jornalistas. O outro falou da família, mas recusou dizer que pertence ao exército russo.

Antes de os jornalistas entrarem, os dois homens foram visitados por sete representantes da OSCE (Organização para a Segurança e Cooperação na Europa), da UE e da organização de defesa dos direitos humanos Amnistia Internacional, que não fizeram comentários à saída.

Segundo a Ucrânia, os dois homens, hospitalizados devido a ferimentos sofridos em combate, pertencem à "terceira brigada das forças especiais russas, baseada em Togliatti", 800 quilómetros a sudeste de Moscovo.

O Ministério da Defesa russo negou estas informações, afirmando que os dois "já não faziam parte das Forças Armadas russas no momento da captura", no sábado, perto de Shastia, cidade sob controlo das tropas ucranianas, perto do bastião separatista de Lugansk.

"Estes homens fizeram o seu serviço militar numa unidade do exército russo e têm formação militar", precisou o porta-voz do ministério, Igor Konashenkov.

Esta é a segunda vez que a Ucrânia anuncia publicamente a captura de soldados russos. Em agosto, uma dezena de paraquedistas russos foi capturada no leste ucraniano. O Presidente russo, Vladimir Putin, afirmou na altura que os militares se tinham perdido durante uma patrulha.

A Ucrânia e os aliados ocidentais acusam repetidamente a Rússia de apoiar militarmente os separatistas pró-russos e de terem tropas regulares destacadas no leste ucraniano, acusação que Moscovo nega categoricamente.

Lusa
  • Cerca de 100 mortos e dezenas de desaparecidos após sismo na Indonésia
    1:24
  • As camisolas de Natal da família real britânica

    Mundo

    O espírito natalício invadiu ontem o Museu Madame Tussauds, em Londres. Foram reveladas as novas figuras de cera da família real britânica - cada membro enverga uma camisola de espírito festivo, com cãezinhos "reais" e "gingerbreadmen" de gosto duvidoso.

  • Os dias na Terra estão a ficar mais longos

    Mundo

    Os dias estão a tornar-se mais longos, mas impercetivelmente, porque vão ser precisos 6,7 milhões de anos para aumentarem um minuto, segundo um estudo publicado quarta-feira pela Proceedings A da Royal Society britânica.

  • As novas rotas da TAP em 2017
    1:59

    Economia

    No próximo ano, a TAP vai passar a voar para o Canadá. Além de Toronto, a companhia aérea vai também abrir cinco novas rotas para a Europa e aumentar algumas frequências. Fique a conhecer quais são.

  • Com este vamos arrancar-lhe uma lagriminha!

    Mundo

    Nesta redação, não se vive só de notícias. Também gostamos de nos emocionar com o mundo virtual. Imbuídos pela quadra natalícia, decidimos partilhar este vídeo polaco consigo. O que é preciso para o emocionar? Um tema com uma mensagem simples e que nos faça lembrar que somos todos feitos de carne e osso. Um toque de humor. Um sentimento sazonal, mas nunca em excesso. Um cão [é preciso haver sempre um cão]. Um enredo e algum suspense que nos prenda ao écran. Algo que nos faça engolir em seco. Foi isto que fez um site de vendas online com um anúncio com o título: "Inglês para principiantes". Então? Atingimos o nosso objetivo? Com ou sem lágrima?

  • Leica: a marca lendária entre os fotógrafos
    5:54
    Futuro Hoje

    Futuro Hoje

    3ª FEIRA NO JORNAL DA NOITE

    A Leica, das famosas máquinas fotográficas, abriu na semana passada a primeira loja em Portugal. Grande parte da produção da marca alemã é feita em Lousado, em Vila Nova de Famalicão, há 43 anos.