sicnot

Perfil

Mundo

Madre Teresa de Calcutá pode ser santificada em 2016

A madre Teresa de Calcutá (1910-1997) será proclamada santa em setembro do próximo ano, noticiaram esta terça-feira 'media' italianos, que citam um responsável do Vaticano.

A religiosa, uma das mais conhecidas e populares no mundo cristão, recebeu o prémio Nobel da Paz em 1979 e foi beatificada por João Paulo II a 19 de outubro de 2003, numa cerimónia em Roma que reuniu 300 mil fiéis. (Arquivo)

A religiosa, uma das mais conhecidas e populares no mundo cristão, recebeu o prémio Nobel da Paz em 1979 e foi beatificada por João Paulo II a 19 de outubro de 2003, numa cerimónia em Roma que reuniu 300 mil fiéis. (Arquivo)

AP

O presidente do Conselho Pontifício para a promoção da nova evangelização, arcebispo Salvatore Fisichella, afirmou que o papa Francisco vai canonizar a religiosa a 4 de setembro do próximo ano, durante uma reunião com as autoridades de Roma para a preparação do "Jubileu da Misericórdia", entre dezembro deste ano e novembro de 2016.  

O padre Federico Lombardi, porta-voz do Vaticano, declarou que a canonização ainda não foi aprovada, "sendo ainda prematuro falar numa data concreta para a canonização".  

A Igreja Católica tem previsto comemorar a "memória da beata Teresa de Calcutá" a 5 de setembro de 2016, no âmbito do programa de eventos do Jubileu, um dia depois da data referida por Fisichella.  

Nascida numa família albanesa na Macedónia, a religiosa fundou em 1950 as Missionárias da Caridade e, durante mais de 40 anos, dedicou-se aos pobres, doentes e moribundos, nomeadamente em Calcutá, na Índia. 

A religiosa, uma das mais conhecidas e populares no mundo cristão, recebeu o prémio Nobel da Paz em 1979 e foi beatificada por João Paulo II a 19 de outubro de 2003, numa cerimónia em Roma que reuniu 300 mil fiéis. 

A beatificação é o primeiro passo para a santidade. 

Os críticos acusaram a religiosa de tentar impor o catolicismo aos mais vulneráveis e a académica australiana Germaine Greer apelidou-a de "imperialista religiosa". 
Lusa
  • Sociedade das Nações

    "As Missionárias da Caridade estão a tentar manter-se fiéis à visão da Madre Teresa" diz o padre Brian Kolodiejchuk. O continuador da obra da Madre Teresa de Calcutá lembra que a visão inicial nunca foi orientada no sentido de "uma instituição grande, mas num auxílio focado nas pessoas que estão a receber a ajuda". "O objectivo é prestar uma ajuda imediata e eficaz", afirma o convidado do Sociedade das Nações.

  • Daesh transforma drones em bombardeiros 

    Daesh

    As estratégias de combate do Daesh têm vindo a sofrer alterações, bem como a capacidade das forças militares iraquianas para confrontar e derrotar o inimigo. De acordo com o responsável do Exército dos EUA Brett Sylvia, comandante militar no Iraque, a tática mais recente desenvolvida pelo Daesh consiste em usar drones de uso comercial em pequenos bombardeiros, capazes de transportar e lançar granadas.

  • PSD e CDS têm caminhos diferentes
    1:22

    País

    Assunção Cristas já respondeu a Pedro Passos Coelho, depois de o líder do PSD ter recusado apoiar a candidatura da líder do CDS à Câmara de Lisboa. Cristas diz que os dois partidos têm caminhos diferentes. O PSD continua sem apresentar candidato. Contudo, Marques Mendes revelou que Passos Coelho convidou José Eduardo Moniz a candidatar-se à Câmara de Lisboa.