sicnot

Perfil

Mundo

Proposta publicação de emails de Hillary Clinton em janeiro de 2016

O Departamento de Estado dos EUA propôs à Justiça tornar públicos em janeiro de 2016 os emails do período em que Hillary Clinton liderou a diplomacia norte-americana, informou hoje a revista Politico. 

reuters

Trata-se de 55.000 páginas de 'email', correspondentes ao período entre 2009 e 2012, que a ex-secretária de Estado entregou ao Departamento de Estado após a polémica desencadeada pelo uso, durante esses quatro anos, de uma conta pessoal para as suas comunicações, com um servidor privado. 

As mensagens de correio eletrónico estão a ser analisadas por funcionários da diplomacia norte-americana, que os propõe publicar a 15 de janeiro de 2016, apenas duas semanas antes da primeira votação de Hillary Clinton nas primárias democratas, no 'caucus' eleitoral no Iowa, prevista para 01 de fevereiro.

A publicação dos documentos resulta de um pedido feito pelo 'site' Vice News. 

"O Departamento entende o considerável interesse público destes documentos e está a esforçar-se para concluir a sua revisão o mais brevemente possível", disse ao juiz o diretor de Programas de Informação e Serviços do Departamento de Estado, John Hackett, refere a revista Politico.

Hillary Clinton, que parte como favorita a candidata democrata nas eleições de 2016, reconheceu em março que teria sido "mais inteligente" usar uma conta de correio eletrónico oficial e garantiu que unicamente apagou as mensagens que continham comunicações pessoais e não relacionadas com o seu trabalho como secretária de Estado.



  • Défice cai 1.900 milhões até agosto

    Economia

    O défice das administrações públicas foi de 2.034 milhões de euros até agosto, uma "melhoria de 1.901 milhões" face ao mesmo período de 2016, segundo o Governo, que justifica com aumento superior a 4% da receita.

  • Atores recriam cena em que um homem é vítima de violência doméstica
    1:35
  • Ministério Público admite eventual detenção do presidente do governo da Catalunha
    2:24
  • Bispo vermelho

    "Recebia trabalhadores e sindicalistas, batia à porta de políticos e empresários, andava pelas ruas da cidade ao encontro dos que das ruas da cidade faziam casa". Joaquim Franco evoca Manuel Martins, o "bispo vermelho".

    Joaquim Franco

  • Apreendidos quase 7.000 comprimidos ilegais vendidos pela internet
    1:43

    País

    O Infarmed e a Autoridade Tributária apreenderam perto de 7.000 unidades de comprimidos ilegais.A apreensão aconteceu no âmbito de uma operação internacional da Interpol de combate aos medicamentos ilegais vendidos pela internet, explicou à SIC Luís Sande e Castro, diretor da Unidade de Inpeção do Infarmed.

  • Criar galinhas na cozinha, guerras no fogão, e drones dentro de casa
    7:28
  • Passageiro detido com 1 kg de ouro no reto

    Mundo

    Os funcionários da alfândega do aeroporto de Colombo, Sri Lanka, estranharam o comportamento de um passageiro que "caminhava com dificuldade". Um exame completo revelou a valiosa carga que levava escondida... no tubo intestinal.