sicnot

Perfil

Mundo

Derramados 80.000 litros de petróleo para o mar nos EUA

Cerca de 80.000 litros de petróleo foram vertidos para o oceano Pacífico esta terça-feira na Califórnia (EUA), na sequência de uma rutura num oleoduto, tendo sido levadas a cabo operações de controlo e limpeza.

© Lucy Nicholson / Reuters

A fuga ocorreu por volta do meio-dia de terça-feira (20:00 em Lisboa) e causou um derrame que se estendeu por mais de seis quilómetros no mar, a partir das costas do parque Refugio State Beach, nas imediações de Santa Bárbara, informou a guarda-costeira em comunicado.

Para o local foram destacados serviços de emergência locais, estatais e federais para proceder ao controlo e limpeza, tendo sido aberta uma investigação para determinar a causa da rotura do oleoduto.

Trata-se de um oleoduto operado pela empresa Plains All-American Pipeline, que transporta petróleo ao largo da costa do Pacífico em Califórnia.

Na sequência do derrame, o parque Refugio State Beach foi encerrado ao público e alertados os banhistas nas praias mais próximas. 


Lusa
  • ANACOM apresenta recomendações para melhorar redes de telecomunicações
    1:17

    País

    A ANACOM entregou um conjunto de recomendações ao Governo, Parlamento, municípios e operadores de telecomunicações. A autoridade reguladora em Portugal das comunicações eletrónicas propõe que os cabos aéreos de telecomunicações sejam substituídos por cabos subterrâneos, entre outras coisas. O objetivo é impedir que as redes fiquem em baixo perante incêndios ou outras catástrofes.

  • Ministra do Mar não aceita suspensão da pesca da sardinha
    2:39

    Economia

    O organismo científico que aconselha a Comissão Europeia em matéria de pescas recomendou esta sexta-feira que Portugal e Espanha não pesquem sardinha no próximo ano. A Ministra do Mar não aceita esta recomendação de capturas zero e vai propor uma redução do limite de capturas de sardinha das 17 mil toneladas deste ano para cerca de 14 mil em 2018.

  • Atividade económica regista crescimento

    Economia

    A atividade económica portuguesa está a crescer ao maior ritmo dos últimos 17 anos. O crescimento registado em setembro é o mais elevado desde janeiro de 2000. Já o consumo privado registou uma diminuição face a agosto.

    SIC