sicnot

Perfil

Mundo

Derramados 80.000 litros de petróleo para o mar nos EUA

Cerca de 80.000 litros de petróleo foram vertidos para o oceano Pacífico esta terça-feira na Califórnia (EUA), na sequência de uma rutura num oleoduto, tendo sido levadas a cabo operações de controlo e limpeza.

© Lucy Nicholson / Reuters

A fuga ocorreu por volta do meio-dia de terça-feira (20:00 em Lisboa) e causou um derrame que se estendeu por mais de seis quilómetros no mar, a partir das costas do parque Refugio State Beach, nas imediações de Santa Bárbara, informou a guarda-costeira em comunicado.

Para o local foram destacados serviços de emergência locais, estatais e federais para proceder ao controlo e limpeza, tendo sido aberta uma investigação para determinar a causa da rotura do oleoduto.

Trata-se de um oleoduto operado pela empresa Plains All-American Pipeline, que transporta petróleo ao largo da costa do Pacífico em Califórnia.

Na sequência do derrame, o parque Refugio State Beach foi encerrado ao público e alertados os banhistas nas praias mais próximas. 


Lusa
  • "Vi o Bas Doost a jorrar sangue para o chão (...) revoltei-me!"
    3:28
  • "Esta semana parecia um filme de terror"
    2:24

    Desporto

    O treinador do Sporting falou pela primeira vez à imprensa desde as agressões de que foi alvo em Alcochete. Jorge Jesus disse que a última semana "parecia um filme de terror" e deixou um agradecimento especial aos adeptos e à "capacidade emocional" dos jogadores.

  • Já se pode pescar sardinha mas há limitações

    País

    A proibição da pesca da sardinha termina hoje, podendo, até 31 de julho, os pescadores capturar 4.855 toneladas, com limites diários, medidas de proteção dos juvenis e monitorização da pescaria, disse à Lusa o Ministério do Mar.

  • Nicolas Maduro vence presidenciais na Venezuela

    Mundo

    O chefe de Estado venezuelano, Nicolas Maduro, foi declarado vencedor das eleições presidenciais de domingo pela autoridade eleitoral, com perto de 70% dos votos, depois de contados quase todos os boletins.

  • "Desfiliei-me do PS mas continuo socialista"
    1:29