sicnot

Perfil

Mundo

Netanyahu suspende proibição do uso pelos palestinianos dos mesmos autocarros que israelitas

Benjamin Netanyahu suspendeu hoje a proibição dos palestinianos usarem os mesmos autocarros que os israelitas - uma medida anunciada também esta manhã pelo ministro israelita da Defesa. 

reuters

A medida proibia os palestinianos na Cisjordânia que se deslocam todos os dias para trabalhar em Israel de utilizar os mesmos autocarros que os israelitas.

De acordo com o Ministério da Defesa, tratava-se de um projeto-piloto do governo que iria durar três meses. Os palestinianos seriam obrigados a passar por quatro pontos de controlo para chegar ao trabalho e depois para voltar para casa. 

Quando anunciou a medida, o ministro da Defesa disse que esta ia servir para controlar melhor os palestinianos que saem de Israel e aumentar a segurança no país.

"Essa medida é inaceitável para o primeiro ministro. Ele falou esta manhã com o ministro da Defesa e decidiu suspender a medida", disse à France Press fonte em anonimato. 

  • "É evidente que não fecho a porta ao Eurogrupo"
    1:38

    Economia

    O ministro das Finanças diz que não fecha a porta ao Eurogrupo. A declaração é feita numa entrevista ao semanário Expresso. No entanto, Mário Centeno deixa a ressalva que qualquer ministro das Finanças do Eurogrupo pode ser presidente.

  • Itália tenta colocar migrações na agenda do G7 contra vontade dos EUA
    1:45
  • Raízes de ciência e rebentos de esperança
    14:14
  • Portugal pode ser atingido por longos períodos de seca

    País

    Portugal e Espanha podem ser atingidos até 2100 por 'megasecas', períodos de seca de dez ou mais anos, segundo os piores cenários traçados num estudo da universidade britânica Newcastle, que tem a participação de uma investigadora portuguesa.