sicnot

Perfil

Mundo

Polícia italiana detém suspeito de ligação ao ataque a museu na Tunísia

A polícia italiana deteve esta quarta-feira um cidadão marroquino, suspeito de ter estado envolvido no ataque ao museu Bardo, na Tunísia, em março.

Touil Abdelmajid, de 22 anos, conhecido por Abdullah, foi detido na região de Milão, no norte de Itália, onde viviam a própria mãe e dois irmãos.

Touil Abdelmajid, de 22 anos, conhecido por Abdullah, foi detido na região de Milão, no norte de Itália, onde viviam a própria mãe e dois irmãos.

AP

Touil Abdelmajid, de 22 anos, conhecido por Abdullah, foi detido na região de Milão, no norte de Itália, onde viviam a própria mãe e dois irmãos. 

De acordo com as autoridades, o suspeito era alvo de buscas internacionais há dois meses - desde o dia em que 22 pessoas foram mortas no museu, na capital da Tunísia. 

As vítimas eram, na maioria, turistas, alguns deles italianos. Um polícia foi também morto no ataque.

A investigação esteve a cargo do departamento anti-terrorismo da policia italiana e contou com a colaboração dos serviços de inteligência de vários países.
 
O suspeito terá chegado a Itália em fevereiro, numa embarcação de imigrantes.

As autoridades tunisinas acreditam que Abdelmajid teve um papel ativo, quer na planificação, quer no próprio ataque ao museu Bardo, em Tunes, no dia 18 de março, nomeadamente no recrutamento de extremistas islâmicos que levaram a cabo o atentado.

A justiça ainda não decidiu se o suspeito vai ser julgado em Itália ou extraditado para a Tunísia.
  • Costa preparado para falar da renegociação da dívida no plano europeu
    2:24

    Economia

    O primeiro-ministro não quer quebrar com as regras impostas pela UE e não vai dar o primeiro passo na renegociação da dívida, mas estará na linha da frente quando Bruxelas ceder. Em entrevista à RTP, António Costa garante que o Governo cumpriu tudo aquilo que acordou com o presidente demissionário da Caixa Geral de Depósitos, António Domingues.

  • Benfica persegue oitavos da Liga dos Campeões

    Desporto

    O Benfica tenta hoje a qualificar-se para os oitavos de final da Liga dos Campeões de futebol, procurando uma vitória na receção ao Nápoles que lhe permita vencer o Grupo H e manter-se a salvo do perseguidor Besiktas.

  • Parkinson pode ter início nos intestinos

    Mundo

    Um novo estudo científico vem revelar que a doença de Parkinson pode não estar apenas no cérebro. A doença pode ter início nos intestinos e mais tarde migrar para o cérebro.

  • Nova Deli é "altamente tóxica" para os cidadãos

    Mundo

    Nova Deli foi considerada altamente tóxica para os cidadãos. A capital da Índia é considerada há mais de três anos a cidade mais poluída do mundo, mas só este ano se concluiu que é tão tóxica que é capaz de provocar doenças crónicas a quem lá vive.

  • Condutores continuam com dúvidas em como circular numa rotunda
    2:06

    País

    Circular nas rotundas continua a ser um problema para muitos condutores. Cerca de 3 mil foram multados nos últimos três anos depois da entrada em vigor do novo código, os números são avançados pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária. Os instrutores de condução dizem que a medida provoca mais confusão nas horas de ponta.