sicnot

Perfil

Mundo

Vinte e sete concelhos em risco muito elevado de incêndio

Vinte e sete concelhos de nove distritos de Portugal continental apresentam hoje risco muito elevado de incêndio, de acordo com informação disponível na página do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) na Internet.

(arquivo)

(arquivo)

Lusa (Arquivo)

Segundo o IPMA, em risco muito elevado de incêndio estão os concelhos de Monchique, Portimão, Silves, Loulé e Alcoutim (Faro), Odemira, Barrancos, Portel (Beja), Santiago do Cacém, Grândola (Setúbal), Ponte de Sor, Gavião (Portalegre), Coruche, Chamusca, Abrantes, Mação, Sardoal (Santarém) e Vila de Rei, Sertã, Oleiros (Castelo Branco).


Estão também em risco muito elevado de incêndio os concelhos de Figueiró dos Vinhos, Pedrógão Grande, Castanheira de Pera (Leiria), Pampilhosa da Serra, Oliveira do Hospital, Góis (Coimbra) e Sabugal (Guarda).


O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, variando entre reduzido e máximo.


O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 de cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.


A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) registou na terça-feira 80 incêndios que foram combatidos por 1.247 operacionais, com o apoio de 342 veículos.


O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, vento fraco a moderado do quadrante norte, soprando moderado a forte com rajadas até 70 quilómetros por hora, no litoral oeste, em especial durante a tarde, e nas terras altas, em especial durante a noite.


A previsão aponta ainda para uma pequena descida da temperatura mínima e subida da máxima no litoral da região centro.


Em Lisboa as temperaturas vão oscilar entre 13 e 22 graus Celsius, no Porto entre 10 e 19, em Vila Real entre 7 e 20, em Bragança entre 6 e 19, na Guarda entre 6 e 17, em Coimbra entre 8 e 22, em Leiria entre 10 e 20, em Castelo Branco entre 12 e 25, em Portalegre entre 13 e 25, em Évora entre 10 e 27, em Beja entre 12 e 29, em Faro entre 15 e 27, em Setúbal entre 13 e 24 e em Santarém entre 11 e 24.


Lusa
  • Quando se pode circular pela esquerda? A GNR explica (e fiscaliza)
    5:46

    Edição da Manhã

    A regra aplica-se a autoestradas e outras vias com esse perfil mas dentro das localidades há exceções. A Guarda Nacional Republicana está a promover em todo o território nacional várias ações de sensibilização e fiscalização no sentido de prevenir e reprimir a circulação de veículos pela via do meio ou da esquerda quando não exista tráfego nas vias da direita. O major Paulo Gomes, da GNR, esteve na Edição da Manhã. 

  • Jovens impedidas de embarcar de leggings

    Mundo

    A moda das calças-elásticas-super-justas volta a fazer estragos. Desta vez nos EUA onde duas adolescentes foram impedidas de embarcar num voo da United Airlines devido à indumentária, que não cumpria com as regras dos tripulantes ou acompanhantes da companhia aérea norte-americana.

    Manuela Vicêncio

  • O pedido de desculpas de Dijsselbloem
    2:12

    Mundo

    O Governo português continua a mostrar a indignação que diz sentir perante as declarações do presidente do Eurogrupo. O ministro dos Negócios Estrangeiros português garante que com Dijsselbloem "não há conversa possível". Jeroen Dijsselbloem começou por recusar pedir desculpa mas depois cedeu perante a onda de indignação.

  • A primeira vez do Sr. Árbitro
    12:41