sicnot

Perfil

Mundo

Zuma chega a Maputo para visita de Estado de dois dias

O Presidente sul-africano, Jacob Zuma, chegou hoje a Maputo pouco depois das 10:30 locais (09:30 em Portugal) para uma visita de Estado de dois dias a Moçambique, dominada pela recente crise de violência xenófoba na África do Sul.

ap

Jacob Zuma foi recebido no Aeroporto Internacional de Maputo pelo seu homólogo moçambicano, Filipe Nyusi, com quem tem um encontro previsto para hoje ao início da tarde, na Presidência da República.

O Presidente sul-africano viaja para Maputo logo após a detenção e deportação de quase mil moçambicanos que se encontravam em situação ilegal no país vizinho, numa operação que apanhou a diplomacia de Maputo de surpresa, um mês depois da crise de violência xenófoba contra imigrantes africanos e que levou à fuga de milhares de pessoas para as suas terras de origem.

Segundo um comunicado da Presidência moçambicana, a visita de Estado de Zuma "enquadra-se no contexto do fortalecimento e aprofundamento das relações de irmandade, amizade e cooperação "entre os dois países, "bem como do reforço da cooperação bilateral, nos domínios político, económico e social de interesse mútuo e no âmbito da região da SADC [Comunidade de Desenvolvimento da África Austral].

Além do encontro com Nyusi, o programa do Presidente sul-africano prevê conversações ao nível ministerial. Na quinta-feira, está prevista uma visita ao parlamento. 

Na passada sexta-feira, o chefe da diplomacia moçambicana, Oldemiro Baloi, já tinha anunciado uma reunião bilateral entre os dois países, mas sem apresentar detalhes.

O ministro dos Negócios Estrangeiros chamou os jornalistas para revelar que 947 moçambicanos tinham sido detidos numa operação policial contra imigrantes ilegais na África do Sul e que quase metade regressaria no mesmo dia a Moçambique, tendo sido reativado o centro de trânsito de Boane, na província de Maputo, por onde já tinham passado centenas de pessoas em fuga da violência xenófoba no país vizinho.

Na ocasião, Baloi disse que as relações com a África do Sul "continuam na mesma, de boa vizinhança e cooperação", apesar dos "momentos menos bons e é para isso que o relacionamento existe", manifestando esperança numa solução e, acima de tudo, em "garantir que da parte sul-africana ações destas sejam devidamente preparadas para atenuar os impactos em Moçambique, porque os há".

A África do Sul é um importante parceiro comercial de Moçambique e o maior importador da energia da Hidroelétrica de Cahora Bassa (HCB) e acolhe a maior comunidade de moçambicanos na diáspora.

  • Rui Patrício confirmado no Wolverhampton

    Desporto

    O Wolverhampton anunciou esta segunda-feira a contratação do guarda-redes Rui Patrício, depois da rescisão com o Sporting. O guarda-redes da seleção nacional assinou contrato com o clube inglês por quatro épocas.

    SIC

  • Novo treinador do Sporting diz que mulheres não estão preparadas para falar de futebol
    1:23
  • Romelu Lukaku: força, potência e intensidade

    Mundial 2018 / Bélgica

    O avançado Romelu Lukaku foi eleito o Homem do Jogo entre Bélgica e Panamá. Num registo ofensivo em que a força e a potência são pilares para o sucesso junto às redes adversárias, Lukaku representa uma ameaça temível para qualquer defesa. Aos 25 anos, o ponta de lança que José Mourinho foi buscar ao Everton para dar outra intensidade ao ataque do Manchester United vive o melhor momento da carreira. Para já, assume-se como um candidato de respeito na corrida à Bota de Ouro deste Mundial.

  • Andreas Granqvist: o homem que destronou Ibrahimović

    Mundial 2018 / Suécia

    Depois de marcar o penálti que garantiu a vitória da Suécia frente à República da Coreia, Andreas Granqvist conquistou o título de homem do jogo. O capitão da equipa sueca foi também o vencedor da Bola de Ouro atribuída ao melhor futebolista sueco, em 2017, roubando o prémio ao carismático Ibrahimović, que já recebia a distinção há 10 anos consecutivos. Granqvist deu a vitória à Suécia e colocou a seleção escandinava no topo do grupo F, ao lado do México. Aos 32 anos, o defesa central é já um conhecedor dos relvados russos, já que alinha no FK Krasnodar.

  • Salto de Cristiano Ronaldo inspira dança afro-beat

    Desporto

    Uma música humorística afro-beat, publicada nas redes sociais e inspirada nos saltos de Cristiano Ronaldo quando marca golos, está a ser replicada na internet com dezenas de coreografias filmadas, muitas das quais em França.

  • Madonna esteve no Terreiro do Paço a ver o Brasil-Suíça
    0:15
  • Merkel tem duas semanas para negociar solução para crise migratória

    Mundo

    A chanceler alemã tem duas semanas para negociar com os parceiros europeus uma solução para a questão migratória e assim evitar uma crise política. O ultimato foi dado pelo CSU, o partido da Baviera que integra a coligação governamental. Ao contrário de Angela Merkel, defende uma política para os refugiados mais estrita.

  • Pai de Meghan Markle lamenta ser "nota de rodapé" no casamento real
    2:03
  • Quando as crianças fazem das suas... os pais é que pagam

    Mundo

    Quando as crianças fazem das suas, restam os pais para as castigar ou, em alguns casos, para sofrer as consequências desses atos. Quem o pode dizer é um casal norte-americano, que recebeu uma fatura de 132 mil dólares (cerca de 114 mil euros), depois de o filho ter derrubado uma estátua num centro comunitário.

    SIC