sicnot

Perfil

Mundo

Centenas de crianças partilham celas com adultos na Costa do Marfim

Centenas de crianças costa-marfinenses partilham celas com adultos, devido à sobrelotação das cadeias no país, denunciou hoje a agência IRIN, serviço de notícias da ONU sobre assuntos humanitários. 

© Darren Staples / Reuters

A lei penal da Costa do Marfim estabelece que os acusados têm um prazo de 15 dias para aguardar o julgamento, mas estes prazos são muitas vezes dilatados, não se respeitando os direitos dos presos preventivamente, diz a IRIN.

Pelo menos 117 detidos, com idades entre os 14 e 17 anos, encontram-se em reclusão na principal cadeia do país, a sobrelotada prisão de MACA, em Abidjan, enquanto na Man Prison, na região ocidental, 14 das 504 crianças prisioneiras não sabem quando serão ouvidas por um juiz.

Com uma capacidade oficial de 1.500 reclusos, a prisão de MACA alberga atualmente mais de 6.000 detidos, indiciados de vários crimes, desde pequenos furtos a assassínio e estupro.

A partir dos 10 anos, as crianças são objeto de procedimento penal na Costa do Marfim, sendo que qualquer pessoa com menos de 13 anos de idade é supostamente colocada em centros de detenção especiais.

Mas, devido à falta de espaço, muitos adolescentes partilham o mesmo espaço nas celas de adultos.

Mas não são apenas os jovens que veem os seus processos para o julgamento arrastar-se além do prazo previsto na lei: "cerca de 2.000 prisioneiros adultos também estão 'a definhar' nas suas células em MACA", disse um magistrado citado pela agência de notícias da ONU.

A representante do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) na Costa do Marfim, Adele Khudr, mostrou-se preocupada com os efeitos físicos, emocionais e psicológicos sobre as crianças que permanecem detidas por longos períodos num ambiente destinado a adultos.

"As circunstâncias da detenção não são de todo satisfatórias e não estão certamente em linha com os padrões internacionais (que exigem) a separação total entre adultos e crianças", disse Adele Khudr, que defende a criação de centros de correção para crianças.

As autoridades costa-marfinenses preveem a abertura de uma instituição desse género no próximo ano.

Lusa
  • Trump convida Putin a visitar EUA

    Mundo

    O Presidente dos EUA, Donald Trump convidou o homólogo russo a visitar a Casa Branca e Vladimir Putin ter-se-á mostrado disponível a visitar o país em breve, segundo a agência de notícia russa RIA Novosti que cita o chefe da diplomacia de Moscovo.

  • Fim de semana com chuva e descida da temperatura

    País

    A chuva regressa hoje a Portugal continental e permanece pelo menos até ao início da semana, prevendo-se ainda uma descida da temperatura máxima entre 04 a 06 graus Celsius, disse à Lusa a meteorologista Cristina Simões.

  • Hoje é notícia 

    País

    O PSD leva a debate parlamentar a reprogramação do atual quadro comunitário, desafiando os partidos a pronunciarem-se sobre a proposta inicial do Governo, que considera "não servir o país". Os parceiros sociais e o Governo reúnem-se na Concertação Social para discutirem o Programa Nacional de Reformas. O Sporting de Braga procura alcançar o Sporting no 3º lugar da I Liga, ao defrontar o Marítimo na abertura da 31.ª jornada.

  • 45 anos de Partido Socialista
    3:31

    País

    O PS completou 45 anos esta quinta-feira. Acaso ou não, a festa aconteceu um dia depois de terem ficado concluídos dois acordos com o PSD que fazem renascer o debate sobre o posicionamento ideológico do partido socialista.

  • Senado aprova à tangente novo diretor da NASA

    Mundo

    O Senado norte-americano aprovou na quinta-feira, à tangente, a nomeação do novo diretor da agência espacial norte-americana, com 50 votos favoráveis contra 49, colocando à frente da NASA um cético das alterações climáticas, adiantou a Efe.

  • Trocar a economia pela dança
    7:21
  • Salas de consumo assistido previstas na lei há 17 anos
    3:01

    País

    Dezassete anos depois, Lisboa vai ter as primeiras salas de consumo assistido, vulgarmente conhecidas como salas de chuto. O objetivo é apoiar os mais de 1400 toxicodependentes sinalizados e evitar a propagação de doenças.

  • Mágico comove audiência do Britain's Got Talent com a história de cancro da mulher e da filha
    5:16
  • "Por vezes até as princesas da Disney ficam apavoradas"

    Mundo

    A atriz norte-americana Patti Murin foi esta semana elogiada nas redes sociais por se preocupar com a sua saúde mental e não ter problemas em falar sobre o assunto. A artista faltou a um espetáculo da Disney, onde ia atuar, devido a um ataque de ansiedade.

    SIC