sicnot

Perfil

Mundo

Irlanda deve fazer história e legalizar os casamentos entre pessoas do mesmo sexo

Os resultados só serão conhecidos este sábado à tarde, mas as sondagens indicam que a Irlanda vai fazer história e legalizar os casamentos entre pessoas do mesmo sexo.

© Cathal McNaughton / Reuters

Mais de três milhões de eleitores foram chamados a referendar a alteração do artigo 41 da Constituição sobre os direitos especiais da família. Há 20 anos, foi já alterado noutra consulta popular que aprovou o divórcio.


O "sim" é defendido pelos principais partidos políticos e por celebridades como Bono, vocalista dos U2. Pelo "não", fizeram campanha os conservadores e a Igreja Católica.

A votação realiza-se 22 anos depois da despenalização da homossexualidade na Irlanda, onde é proibida ainda a interrupção voluntária da gravidez.
  • Família perde tudo na aldeia de Queirã
    2:32
  • Temperaturas sobem no fim de semana, risco de incêndio aumenta
    1:08

    País

    A chuva que caiu nos últimos dias não deverá ter impactos relevantes na dominuição da seca e, por isso, o risco de incêndios vai voltar a aumentar com nova subida das temperaturas. Os termómetros podem chegar aos 30 graus entre domingo e quarta-feira.

  • Não me parece o melhor princípio político, mas percebo que António Costa queira ter junto de si, sobretudo em tempos difíceis, os mais próximos. Os homens de confiança pessoal e política. Em plena tempestade, o primeiro-ministro chamou dois amigos de longa data, ex-colegas da Faculdade de Direito, Eduardo Cabrita e Pedro Siza Vieira. E eles não disseram que não.

    Bernardo Ferrão