sicnot

Perfil

Mundo

Irlanda deve fazer história e legalizar os casamentos entre pessoas do mesmo sexo

Os resultados só serão conhecidos este sábado à tarde, mas as sondagens indicam que a Irlanda vai fazer história e legalizar os casamentos entre pessoas do mesmo sexo.

© Cathal McNaughton / Reuters

Mais de três milhões de eleitores foram chamados a referendar a alteração do artigo 41 da Constituição sobre os direitos especiais da família. Há 20 anos, foi já alterado noutra consulta popular que aprovou o divórcio.


O "sim" é defendido pelos principais partidos políticos e por celebridades como Bono, vocalista dos U2. Pelo "não", fizeram campanha os conservadores e a Igreja Católica.

A votação realiza-se 22 anos depois da despenalização da homossexualidade na Irlanda, onde é proibida ainda a interrupção voluntária da gravidez.
  • Corrida à Agência Europeia Medicamento "não é fácil", admite Costa
    0:50

    Brexit

    António Costa confirmou a apresentação da candidatura para a transferência da agência europeia do medicamento de Londres para Portugal. À margem da cimeira extraordinário sobre o Brexit, o primeiro-ministro salientou a importância da instalação do instituto no país para reforçar a competitividade no setor