sicnot

Perfil

Mundo

Limpeza do petróleo derramado na Califórnia pode demorar meses

A limpeza dos 400.000 litros de petróleo que se estima terem sido derramados na Califórnia (EUA), na terça-feira, na sequência de uma rutura num oleoduto, pode demorar meses, informou a guarda costeira na quinta-feira.

© Lucy Nicholson / Reuters

Mais de 300 agentes, 18 barcos e diversos voluntários trabalharam durante todo o dia de quinta-feira para tentar controlar a mancha e limpar as extensas zonas de terra e oceano afetadas no parque estatal Refugio State Beach, na costa de Santa Bárbara.

"A limpeza não vai acabar de um dia para o outro. Veremos algum progresso dentro de uma ou duas semanas, mas estas coisas podem prolongar-se durante meses", declarou a capitã da guarda costeira, Jennifer Williams.

Durante todo o dia, as televisões locais mostraram imagens de pelicanos, leões-marinhos e outros animais completamente cobertos de petróleo, tanto vivos como mortos.

O governador da Califórnia, Jerry Brown, declarou na quarta-feira o estado de emergência no condado de Santa Bárbara devido à catástrofe natural ocorrida após a rutura de um oleoduto da empresa Plains All American Pipeline, com sede no Texas, por motivos que ainda estão a ser investigados.


Lusa
  • Marcelo lembra como foi tratada a tragédia durante a ditadura
    2:25

    Tragédia em Pedrógão Grande

    Marcelo Rebelo de Sousa não quis comentar diretamente a polémica em torno da lista das vítimas mortais de Pedrógão Grande, mas recorreu às cheias de 1967 para lembrar como as tragédias eram tratadas no tempo da ditadura. O Presidente da República defendeu que não é possível esconder a dimensão de uma tragédia num regime democrático. Há 50 anos, Marcelo Rebelo de Sousa acompanhou de perto a forma como o regime tentou esconder a verdadeira dimensão do incidente.

  • Ministra admite falhas no SIRESP no presente e no passado
    2:35

    País

    A ministra da Administração Interna admitiu, esta quinta-feira, que o SIRESP falha no presente tal como já falhou no passado, quando a tutela pertencia ao Governo PSD. Os sociais-democratas quiserem ouvir Constança Urbano de Sousa na comissão parlamentar mas desta vez a ministra defendeu-se com um ataque. 

  • "Comecei por ajudar uma família que me pediu um plástico para se proteger"
    4:51
  • Míssil lançado do Iémen intercetado perto de Meca

    Mundo

    Um míssil balístico lançado pelos rebeldes xiitas do Iémen foi intercetado, quinta-feira à noite, perto de Meca, na Arábia Saudita, a um mês da peregrinação muçulmana anual do hajj, anunciou a coligação árabe que intervém no Iémen.