sicnot

Perfil

Mundo

Pelo menos 21 mortos em atentado em mesquita na Arábia Saudita

O atentado suicida contra uma mesquita xiita na Arábia Saudita ocorrido hoje e reivindicado pelo grupo extremista Estado Islâmico provocou 21 mortos e 81 feridos, disse o Ministério da Saúde saudita.

Lusa

"O atentado terrorista fez 21 mortos e 81 feridos, 12 dos quais em estado crítico", disse um porta-voz do Ministério da Saúde.

O Ministério do Interior saudita referiu que o bombista detonou o cinto de explosivos que levava debaixo da roupa durante a oração do meio-dia de hoje na mesquita da localidade de Al Qadih, na província de Al Qatif.

Os xiitas compõem cerca de 10 por cento da população da Arábia Saudita, predominantemente sunita.

A população xiita acusa as autoridades sunitas do reino árabe de discriminação e marginalização.

Em comunicado divulgado em páginas islâmicas na Internet, o grupo extremista Estado Islâmico afirma que os "soldados do califado" são os responsáveis pelo ataque.

O grupo extremista promete aos xiitas "dias negros" até que os "soldados do Estado Islâmico" controlem a península arábica.

O grupo extremista Estado Islâmico, sunita, odeia a comunidade xiita, que ataca com regularidade, especialmente no Iraque.






Lusa
  • Vidas de fogo
    12:04

    Reportagem Especial

    Este ano durante o período mais crítico dos fogos, estão no terreno quase dez mil operacionais, a maioria bombeiros voluntários. A Reportagem Especial da SIC deste domingo "Vidas de fogo" dá a conhecer histórias de bombeiros que sobreviveram às chamas enquanto serviam o país.

  • Portugal "precisa avançar no trabalho" para reduzir crédito malparado
    1:36

    Economia

    Bruxelas recomenda e insiste que o Governo português avance no trabalho para resolver o crédito malparado. Em entrevista à SIC e ao Expresso, o vice-Presidente da Comissão para o Euro e Estabilidade Financeira, Valdis Dombrovskis, adianta que Bruxelas está também a preparar um Plano de Ação ao nível europeu.

    Entrevista SIC/Expresso

  • Líder do Daesh abatido durante fuga

    Daesh

    Um líder do Daesh e o assistente foram abatidos pela polícia iraquiana, em Mossul. A notícia é avançada pela agência EFE que esclarece que os dois homens terão sido mortos enquanto fugiam do Oeste para Este da cidade iraquiana através do rio Tigre.