sicnot

Perfil

Mundo

Pelo menos 21 mortos em atentado em mesquita na Arábia Saudita

O atentado suicida contra uma mesquita xiita na Arábia Saudita ocorrido hoje e reivindicado pelo grupo extremista Estado Islâmico provocou 21 mortos e 81 feridos, disse o Ministério da Saúde saudita.

Lusa

"O atentado terrorista fez 21 mortos e 81 feridos, 12 dos quais em estado crítico", disse um porta-voz do Ministério da Saúde.

O Ministério do Interior saudita referiu que o bombista detonou o cinto de explosivos que levava debaixo da roupa durante a oração do meio-dia de hoje na mesquita da localidade de Al Qadih, na província de Al Qatif.

Os xiitas compõem cerca de 10 por cento da população da Arábia Saudita, predominantemente sunita.

A população xiita acusa as autoridades sunitas do reino árabe de discriminação e marginalização.

Em comunicado divulgado em páginas islâmicas na Internet, o grupo extremista Estado Islâmico afirma que os "soldados do califado" são os responsáveis pelo ataque.

O grupo extremista promete aos xiitas "dias negros" até que os "soldados do Estado Islâmico" controlem a península arábica.

O grupo extremista Estado Islâmico, sunita, odeia a comunidade xiita, que ataca com regularidade, especialmente no Iraque.






Lusa
  • Três irmãos resgatados dos escombros em Itália
    1:24
  • Porto Editora acusada de discriminação
    2:55
  • Graça Fonseca, a primeira governante a assumir-se homossexual
    1:02

    País

    A secretária de Estado da Modernização Administrativa deu uma entrevista ao Diário de Notícias onde assume a sua homossexualidade. É a primeira vez que um governante português o faz. Graça Fonseca assume esta posição pública como uma "afirmação política".

  • Governo quer entregar OE 2018 a 13 de outubro
    1:33
  • Casa Branca isolada devido a pacote suspeito

    Mundo

    A Casa Branca foi esta terça-feira isolada devido à presença de um pacote suspeito junto a uma das vedações que limitam o edifício governamental norte-americano. A situação já foi normalizada e o objeto retirado do local.