sicnot

Perfil

Mundo

Pelo menos 21 mortos em atentado em mesquita na Arábia Saudita

O atentado suicida contra uma mesquita xiita na Arábia Saudita ocorrido hoje e reivindicado pelo grupo extremista Estado Islâmico provocou 21 mortos e 81 feridos, disse o Ministério da Saúde saudita.

Lusa

"O atentado terrorista fez 21 mortos e 81 feridos, 12 dos quais em estado crítico", disse um porta-voz do Ministério da Saúde.

O Ministério do Interior saudita referiu que o bombista detonou o cinto de explosivos que levava debaixo da roupa durante a oração do meio-dia de hoje na mesquita da localidade de Al Qadih, na província de Al Qatif.

Os xiitas compõem cerca de 10 por cento da população da Arábia Saudita, predominantemente sunita.

A população xiita acusa as autoridades sunitas do reino árabe de discriminação e marginalização.

Em comunicado divulgado em páginas islâmicas na Internet, o grupo extremista Estado Islâmico afirma que os "soldados do califado" são os responsáveis pelo ataque.

O grupo extremista promete aos xiitas "dias negros" até que os "soldados do Estado Islâmico" controlem a península arábica.

O grupo extremista Estado Islâmico, sunita, odeia a comunidade xiita, que ataca com regularidade, especialmente no Iraque.






Lusa
  • Dois jovens atropelados mortalmente no concelho de Montemor-o-Velho
    2:20

    País

    Dois jovens com cerca de 20 anos foram ao final da tarde deste sábado atropelados mortalmente na freguesia de Arazede, concelho de Montemor-o-Velho. O repórter da SIC Miguel Ângelo Marques falou com o segundo comandante dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Velho, Rui Coceiro, que revelou que as vítimas foram declaradas mortas ainda no local.

  • Presidente de "O Sonho" suspeito de peculato e fraude
    2:26

    País

    O presidente das três instituições de solidariedade social de Setúbal - incluindo "O Sonho" -, que na sexta-feira foram alvo de buscas, foi constituído arguido. Florival Cardoso é, por enquanto, o único suspeito de peculato e fraude na obtenção de subsídios para as instituições.

  • Manifestação contra mina de urânio junta milhares em Salamanca
    1:39
  • Assalto a Tancos e roubo de armas da PSP podem estar relacionados
    1:24

    País

    O assalto a Tancos e o roubo de armas da PSP, três recuperadas na semana passada, podem estar relacionados. O semanário Expresso avançou este sábado que há suspeitos de terem participado nos dois assaltos e o grupo, ou parte dele, atua principalmente do Algarve, com possíveis ligações a outras organizações espalhadas pelo país ou até transacionais.

  • Cessar-fogo de 30 dias na Síria
    2:07