sicnot

Perfil

Mundo

Pelo menos 21 mortos em atentado em mesquita na Arábia Saudita

O atentado suicida contra uma mesquita xiita na Arábia Saudita ocorrido hoje e reivindicado pelo grupo extremista Estado Islâmico provocou 21 mortos e 81 feridos, disse o Ministério da Saúde saudita.

Lusa

"O atentado terrorista fez 21 mortos e 81 feridos, 12 dos quais em estado crítico", disse um porta-voz do Ministério da Saúde.

O Ministério do Interior saudita referiu que o bombista detonou o cinto de explosivos que levava debaixo da roupa durante a oração do meio-dia de hoje na mesquita da localidade de Al Qadih, na província de Al Qatif.

Os xiitas compõem cerca de 10 por cento da população da Arábia Saudita, predominantemente sunita.

A população xiita acusa as autoridades sunitas do reino árabe de discriminação e marginalização.

Em comunicado divulgado em páginas islâmicas na Internet, o grupo extremista Estado Islâmico afirma que os "soldados do califado" são os responsáveis pelo ataque.

O grupo extremista promete aos xiitas "dias negros" até que os "soldados do Estado Islâmico" controlem a península arábica.

O grupo extremista Estado Islâmico, sunita, odeia a comunidade xiita, que ataca com regularidade, especialmente no Iraque.






Lusa
  • Captura ilegal de cavalos-marinhos na Ria Formosa
    3:02

    País

    Há cada vez menos cavalos marinhos na Ria Formosa. Cientistas da Universidade do Algarve dizem que a maior população desta espécie no mundo, que é a que existe na Ria Formosa, está ameaçada devido à captura ilegal para o mercado asiático. Dizem que, se nada for feito para travar este fenómeno, esta espécie protegida pode desaparecer em poucos anos.