sicnot

Perfil

Mundo

Polícias envolvidos na morte de jovem de Baltimore vão ser julgados

O procurador-geral de Baltimore, Estados Unidos, anunciou hoje que o juiz de instrução confirmou a maior parte das acusações contra os seis polícias envolvidos na morte do jovem Freddie Gray em abril.

© Shannon Stapleton / Reuters

Segundo o procurador-geral, o início do processo judicial foi marcado para 02 de julho, depois de o juiz ter encontrado base para acusar os seis polícias de Baltimore.

Freddie Gray, um jovem afro-americano de 25 anos, morreu a 19 de abril, uma semana depois da sua detenção, na sequência de lesões na coluna vertebral. 

Violentos distúrbios ocorreram no dia do funeral do jovem e as autoridades estaduais decretaram o estado de emergência e um recolher obrigatório.

Gray foi detido a 12 de abril quando, ao estabelecer contacto visual com agentes da polícia, começou a correr.

Os agentes detiveram Gray e encontraram uma navalha num dos bolsos das calças do jovem. 

Já detido, o jovem foi transportado numa carrinha policial, onde terá sofrido uma lesão cervical, que acabou por determinar a sua morte uma semana depois. Seis agentes da polícia foram suspensos.

Freddie Gray transformou-se num novo símbolo, como já tinha acontecido com o adolescente afro-americano Michael Brown (morto a tiro por um polícia em Ferguson, Missouri) no verão de 2014, da violência policial e da atitude de desconfiança que existe entre as forças policiais e as minorias nos Estados Unidos.


Lusa
  • Os motins de Baltimore
    22:48

    Sociedade das Nações

    Allan Katz, professor de Ciência Política na Universidade de Kansas City, analisa os episódios de violência urbana que se têm vivido nos Estados Unidos e as questões que se colocam sobre a relação entre as autoridades policiais e a população afro-americana. A corrida eleitoral às presidenciais americanas de 2016 é outro dos temas em destaque nesta entrevista.

  • Baltimore em estado de emergência após confrontos com polícia
    4:47

    Mundo

    Foi declarado estado de emergência em Baltimore, nos Estados Unidos, para restaurar a ordem na cidade do Estado de Maryland. Registaram-se violentos confrontos entre a polícia e dezenas de manifestantes depois do funeral de um jovem negro que morreu no dia 19 quando estava sob custódia policial. Pelo menos 15 polícias ficaram feridos e mais de 20 pessoas foram detidas.

  • Manuel Valls diz que Trump fez declaração de guerra à Europa

    Mundo

    O antigo primeiro-ministro francês Manuel Valls, aspirante a candidato socialista às presidenciais deste ano, considerou esta segunda-feira como uma "declaração de guerra" as afirmações do futuro Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a União Europeia.

  • Morreu o último homem que pisou a Lua

    Mundo

    O astronauta norte-americano Eugene Cernan, o último homem a pisar a Lua, morreu esta segunda-feira aos 82 anos, informou a agência espacial norte-americana, NASA.

  • Novo motim em prisão brasileira do Rio Grande do Norte

    Mundo

    Um motim ocorreu esta segunda-feira de madrugada numa prisão do estado brasileiro de Rio Grande do Norte, sem fazer feridos ou mortos, depois de uma rebelião numa outra prisão do mesmo estado ter feito 26 mortos no fim de semana.

  • Cheias e derrocadas destroem várias casas no Peru
    0:42

    Mundo

    Um deslizamento de terras seguido de uma inundação destruiu várias casas no Peru. As imagens mostram o momento em que o deslizamento acontece e o caos que se gerou. O trânsito ficou cortado e as inundações que se seguiram obrigaram várias pessoas a abandonar as suas habitações.