sicnot

Perfil

Mundo

Polícias envolvidos na morte de jovem de Baltimore vão ser julgados

O procurador-geral de Baltimore, Estados Unidos, anunciou hoje que o juiz de instrução confirmou a maior parte das acusações contra os seis polícias envolvidos na morte do jovem Freddie Gray em abril.

© Shannon Stapleton / Reuters

Segundo o procurador-geral, o início do processo judicial foi marcado para 02 de julho, depois de o juiz ter encontrado base para acusar os seis polícias de Baltimore.

Freddie Gray, um jovem afro-americano de 25 anos, morreu a 19 de abril, uma semana depois da sua detenção, na sequência de lesões na coluna vertebral. 

Violentos distúrbios ocorreram no dia do funeral do jovem e as autoridades estaduais decretaram o estado de emergência e um recolher obrigatório.

Gray foi detido a 12 de abril quando, ao estabelecer contacto visual com agentes da polícia, começou a correr.

Os agentes detiveram Gray e encontraram uma navalha num dos bolsos das calças do jovem. 

Já detido, o jovem foi transportado numa carrinha policial, onde terá sofrido uma lesão cervical, que acabou por determinar a sua morte uma semana depois. Seis agentes da polícia foram suspensos.

Freddie Gray transformou-se num novo símbolo, como já tinha acontecido com o adolescente afro-americano Michael Brown (morto a tiro por um polícia em Ferguson, Missouri) no verão de 2014, da violência policial e da atitude de desconfiança que existe entre as forças policiais e as minorias nos Estados Unidos.


Lusa
  • Os motins de Baltimore
    22:48

    Sociedade das Nações

    Allan Katz, professor de Ciência Política na Universidade de Kansas City, analisa os episódios de violência urbana que se têm vivido nos Estados Unidos e as questões que se colocam sobre a relação entre as autoridades policiais e a população afro-americana. A corrida eleitoral às presidenciais americanas de 2016 é outro dos temas em destaque nesta entrevista.

  • Baltimore em estado de emergência após confrontos com polícia
    4:47

    Mundo

    Foi declarado estado de emergência em Baltimore, nos Estados Unidos, para restaurar a ordem na cidade do Estado de Maryland. Registaram-se violentos confrontos entre a polícia e dezenas de manifestantes depois do funeral de um jovem negro que morreu no dia 19 quando estava sob custódia policial. Pelo menos 15 polícias ficaram feridos e mais de 20 pessoas foram detidas.

  • O homem que denunciou casos de fome em Setúbal nos anos 80
    1:41