sicnot

Perfil

Mundo

Senado dos EUA chumba diploma que limita poderes da Agência de Segurança Nacional

O Senado norte-americano chumbou hoje um diploma que visava limitar a capacidade da Agência de Segurança Nacional (NSA na sigla em inglês) de recolher dados pessoais nos Estados Unidos. O "USA Freedom Act" foi rejeitado no Senado por 57 votos contra e 42 a favor. 

© Kacper Pempel / Reuters

O diploma alterava um artigo que expira a 01 de junho do controverso 'Patriot Act', adotado depois dos atentados de 11 de setembro de 2001, que permitia suprimir alguns direitos e garantias dos cidadãos em nome do combate ao terrorismo, proibindo explicitamente a recolha em massa e sistemática pela NSA de dados nos Estados Unidos, incluindo dados telefónicos. 

A reforma, apoiada pelo Presidente Barack Obama, tinha sido aprovada na Câmara dos Representantes há pouco mais de uma semana semana, depois de no ano passado ter sido chumbada no Congresso.


Lusa
  • Marido de idosa que morreu na Sertã teve de caminhar durante duas horas para pedir ajuda
    1:44

    País

    A Altice garantiu esta sexta-feira que tentou agendar, por duas vezes, a reposição da linha telefónica na casa da idosa da Sertã, que morreu na semana passada por não ter comunicações que permitissem um socorro rápido. A mulher sentiu-se mal e o marido teve de caminhar durante duas horas para conseguir chegar à casa do vizinho mais próximo e pedir ajuda.

  • "No meu bairro perguntam-me se a medalha é de ouro e dizem que ma vão roubar e vender"
    4:46
  • Como é que alguém (Rúben Semedo) com tanto pode perder tudo?
    3:05