sicnot

Perfil

Mundo

Senado dos EUA chumba diploma que limita poderes da Agência de Segurança Nacional

O Senado norte-americano chumbou hoje um diploma que visava limitar a capacidade da Agência de Segurança Nacional (NSA na sigla em inglês) de recolher dados pessoais nos Estados Unidos. O "USA Freedom Act" foi rejeitado no Senado por 57 votos contra e 42 a favor. 

© Kacper Pempel / Reuters

O diploma alterava um artigo que expira a 01 de junho do controverso 'Patriot Act', adotado depois dos atentados de 11 de setembro de 2001, que permitia suprimir alguns direitos e garantias dos cidadãos em nome do combate ao terrorismo, proibindo explicitamente a recolha em massa e sistemática pela NSA de dados nos Estados Unidos, incluindo dados telefónicos. 

A reforma, apoiada pelo Presidente Barack Obama, tinha sido aprovada na Câmara dos Representantes há pouco mais de uma semana semana, depois de no ano passado ter sido chumbada no Congresso.


Lusa
  • Os negócios menos claros do filho de Pinto da Costa
    1:55

    Football Leaks

    Com o escândalo dos agentes de futebol a dar que falar, o Expresso revela este sábado os negócios menos claros do filho de Pinto da Costa. O nome da empresa de que é administrador, a Energy Soccer, surge na investigação em transferências de jogadores que envolvem o Futebol Clube do Porto num conflito de interesses.

  • A história da guerra em Alepo
    7:43
  • Uma "cidade fantasma" na Letónia
    3:10