sicnot

Perfil

Mundo

Matemático e Nobel John Nash e a mulher morreram em acidente de viação

O matemático americano John Nash, prémio Nobel em 1994, morreu sábado em Nova Jersey, nos Estados Unidos, num acidente de viação, quando viajava de taxi com a sua mulher, informaram hoje as autoridades locais.

John Nash em 2011.

John Nash em 2011.

© Bobby Yip / Reuters

O condutor do taxi perdeu o controlo do carro quando ultrapassava outro veículo e na sequência do acidente morreram Nash, de 86 anos, e a sua mulher, Alicia, de 82.

O matemático recebeu o Nobel de Economia pela sua "Teoria dos Jogos" e a sua carreira e a sua luta contra a esquizofrenia serviram de inspiração ao filme "Uma mente brilhante", que em 2002 ganhou quatro Oscares.

  • Marine devolve bandeira do Japão 73 anos depois 
    2:13

    Mundo

    Setenta e três anos depois da batalha mais sangrenta do Pacífico, um veterano dos Estados Unidos cumpriu uma promessa pessoal. Marvin Strombo devolveu à família a bandeira da sorte de um soldado japonês, morto em 1944, em Saipan, na II Guerra Mundial. 

  • Autoridades usam elefantes para resgatar pessoas das cheias na Ásia
    1:31

    Mundo

    Mais de 215 pessoas morreram nas inundações que estão a devastar o centro da Ásia, e estima-se que três milhões tiveram de abandonar as casas. As autoridades estão a usar elefantes para resgatar locais e turistas das zonas mais afetadas e avisam que há dezenas de pessoas desaparecidas.