sicnot

Perfil

Mundo

Matemático e Nobel John Nash e a mulher morreram em acidente de viação

O matemático americano John Nash, prémio Nobel em 1994, morreu sábado em Nova Jersey, nos Estados Unidos, num acidente de viação, quando viajava de taxi com a sua mulher, informaram hoje as autoridades locais.

John Nash em 2011.

John Nash em 2011.

© Bobby Yip / Reuters

O condutor do taxi perdeu o controlo do carro quando ultrapassava outro veículo e na sequência do acidente morreram Nash, de 86 anos, e a sua mulher, Alicia, de 82.

O matemático recebeu o Nobel de Economia pela sua "Teoria dos Jogos" e a sua carreira e a sua luta contra a esquizofrenia serviram de inspiração ao filme "Uma mente brilhante", que em 2002 ganhou quatro Oscares.

  • PSD e CDS assinalam 36º aniversário da morte de Francisco Sá Carneiro
    1:38

    País

    O presidente do PSD deixou críticas ao Partido Comunista, este domingo, a propósito do aniversário da morte de Francisco Sá Carneiro. Pedro Passos Coelho lembrou os festejos dos comunistas na altura, numa resposta a quem questionou a abstenção dos sociais-democratas ao voto de pesar a Fidel Castro, que o PCP levou ao Parlamento. Este domingo, tanto o PSD como o CDS-PP prestaram homenagem a Sá Carneiro e Adelino Amaro da Costa.