sicnot

Perfil

Mundo

PP vence mas perde maioria nas comunidades regionais espanholas

As eleições regionais deste domingo, em Espanha, ditaram o fim da maioria absoluta do Partido Popular nas regiões. Apesar de ter sido o partido mais votado a nível nacional, o PP perdeu mais de dois milhões de votos em relação a 2011. 

O momento da votação do primeiro-ministro e líder do PP espanhol, Mariano Rajoy.

O momento da votação do primeiro-ministro e líder do PP espanhol, Mariano Rajoy.

JUAN CARLOS HIDALGO / Lusa

Também o PSOE, que se mantém como segunda força política, perdeu cerca de 775 mil votos.

Os movimentos emergentes ganham preponderância neste cto eleitoral. Em Barcelona, a coligação, que inclui o Podemos, ganhou a Câmara da cidade. O secretário-geral do partido falou numa "noite histórica" e no "princípio do fim do bipartidarismo" em Espanha.

Também em Madrid, a luta esteve renhida. A candidata apoiada pelo Podemos, Manuela Carmena, ficou muito próxima de Esperanza Aguirre, a candidata do PP, partido que domina a capital espanhola há 24 anos, mas que também perdeu a maioria que detinha.

O Ministério do Interior registou uma participação a rondar os 50%, ligeiramente superior à das eleições regionais de há quatro anos.
  • Espanha vota hoje para as municipais e autonómicas

    Mundo

    Quase 35 milhões de eleitores em Espanha, entre os quais 20 mil portugueses, vão hoje às urnas para votar nas eleições municipais e autonómicas espanholas, num novo teste à força de partidos emergentes, como o Podemos e o Ciudadanos. Quase 58 mil mesas de voto em toda a Espanha abriram às 9:00 de hoje (8:00 em Lisboa) e estarão abertas até às 20:00 (19:00).

  • Vários mortos em avalancha em Itália

    Mundo

    Várias pessoas morreram numa avalanche que atingiu um hotel numa estação de esqui na montanha de Gran Sasso, Itália. As equipas de socorro conseguiram resgatar duas pessoas, mas admitem ainda a existência de quase 30 mortos.

    Em desenvolvimento

  • Temperaturas negativas congelam rio em Bragança
    1:26

    País

    As baixas temperaturas os últimos dois dias, com as mínimas a descer até aos 10 graus negativos durante a noite e madrugada, congelaram o rio que atravessa a aldeia de Gimonde, no concelho de Bragança. O repórter da SIC João Faiões esteve esta manhã no local.

  • Os finalistas do Carro do Ano 2017 são...
    0:53

    Economia

    São sete os escolhidos pelos jurados do Carro do Ano, iniciativa do Expresso e da SIC Notícias. À final chegaram o Citroen C3 Pure Tech, o Hyundai IONIQ Hybrid Tech, da Kia o novo modelo Optima Sportwagon 1.7 CRDi GT Line, o Peugeot 3008 Allure 1.6 BlueHdi, o Renault Mégane Sport Tourer Energy dCI, o SEAT Ateca 1.6 TDI CR Style e ainda o Volvo V90.

  • Feriado no Carnaval e fim das pontes chumbados
    2:15

    País

    Nem o Carnaval vai passar a ser feriado, nem as pontes vão acabar. O PS rejeitou esta quarta-feira no Parlamento uma proposta do PSD para que os feriados a meio da semana sejam gozados na segunda-feira seguinte. Ao mesmo tempo, os socialistas recusaram duas propostas apoiadas pelos partidos de esquerda, para que o Carnaval passasse a ser sempre feriado.

  • As alterações na carta de condução que ajudam a poupar
    6:16