sicnot

Perfil

Mundo

ONU critica Nauru por proibir Facebook

As Nações Unidas criticaram hoje a pequena nação de Nauru, no Pacífico, por ter limitado o acesso à Internet, incluindo ao Facebook, e instou o país a acabar com a repressão à liberdade de expressão.

Reuters

Nauru limitou o acesso à Internet na nação de 10 mil pessoas no mês passado, alegando que estava a impedir a pornografia, apesar de também ter bloqueado páginas como o Facebook.

Os líderes da ilha introduziram também leis que os críticos receiam poderem resultar em penas de prisão de sete anos para aqueles que participam em protestos políticos.

O enviado especial das Nações Unidas para questões de liberdade de expressão, David Kaye, acredita que estas mudanças são demasiado amplas e devem ser repelidas.

Num comunicado emitido hoje, Kaye disse que Nauru deve permitir a liberdade de expressão sem gerar receios de perseguição.

"Estas novas leis podem ser usadas para amordaçar as opiniões de dissidentes e dissuadir dos defensores de direitos humanos, jornalistas, estudantes, políticos e membros da sociedade civil", afirmou.

O Facebook é usado como plataforma para opiniões discordantes em Nauru e Kaye acredita que o seu encerramento foi "delineado para prevenir os que buscam asilo e os refugiados no país de obterem informação sobre a sua situação".

Desde 2013 que a Austrália enviou todos os imigrantes que chegaram de barco para centros de detenção para Nauru e Papua Nova Guiné.


  • A fuga dos PIDES
    1:16

    Perdidos e Achados

    Ao final do dia 29 de Junho de 1975, 89 agentes da PIDE fugiam da cadeia de Vale de Judeus, em Alcoentre. Mais de 40 anos depois, Perdidos e Achados recupera um dos acontecimentos do Verão Quente em Portugal. Hoje no Jornal da Noite e conteúdos exclusivos no site.

    Hoje no Jornal da Noite

  • Uma volta a Portugal. De bicicleta mas sem licra

    País

    Um grupo de professores propõe-se a repetir o percurso da 1.ª Volta a Portugal em Bicicleta, 90 anos depois. Não se trata de uma corrida, pelo contrário querem provar que qualquer um o pode fazer e promover o uso da bicicleta como meio de transporte pessoal. “Dar a volta” parte para a estrada esta quarta-feira, de Lisboa a Setúbal, tal como em 26 de abril de 1927.

    Ricardo Rosa

  • Casa Madonna di Fatima em Roma é um lar de idosos com 9 irmãs portuguesas
    4:29

    Mundo

    A mais antiga igreja dedicada à Senhora de Fátima em Roma tem mais de 50 anos. Foi construída pelas franciscanas hospitaleiras do Imaculado Coração, uma congregação fundada em Portugal. Hoje, as religiosas portuguesas gerem um lar na mesma rua, mas o templo foi entregue a uma congregação italiana.