sicnot

Perfil

Mundo

ONU critica Nauru por proibir Facebook

As Nações Unidas criticaram hoje a pequena nação de Nauru, no Pacífico, por ter limitado o acesso à Internet, incluindo ao Facebook, e instou o país a acabar com a repressão à liberdade de expressão.

Reuters

Nauru limitou o acesso à Internet na nação de 10 mil pessoas no mês passado, alegando que estava a impedir a pornografia, apesar de também ter bloqueado páginas como o Facebook.

Os líderes da ilha introduziram também leis que os críticos receiam poderem resultar em penas de prisão de sete anos para aqueles que participam em protestos políticos.

O enviado especial das Nações Unidas para questões de liberdade de expressão, David Kaye, acredita que estas mudanças são demasiado amplas e devem ser repelidas.

Num comunicado emitido hoje, Kaye disse que Nauru deve permitir a liberdade de expressão sem gerar receios de perseguição.

"Estas novas leis podem ser usadas para amordaçar as opiniões de dissidentes e dissuadir dos defensores de direitos humanos, jornalistas, estudantes, políticos e membros da sociedade civil", afirmou.

O Facebook é usado como plataforma para opiniões discordantes em Nauru e Kaye acredita que o seu encerramento foi "delineado para prevenir os que buscam asilo e os refugiados no país de obterem informação sobre a sua situação".

Desde 2013 que a Austrália enviou todos os imigrantes que chegaram de barco para centros de detenção para Nauru e Papua Nova Guiné.


  • Militares da GNR saem hoje à rua em protesto

    País

    A Associação dos Profissionais da Guarda (APG/GNR) e a Associação Nacional de Sargentos da Guarda (ANSG) realizam esta quarta-feira uma ação de protesto em Lisboa devido "à falta de resposta" do Governo às principais reivindicações.

  • José Oliveira Costa, o rosto do buraco financeiro do BPN
    3:04

    País

    José Oliveira Costa foi o homem forte do BPN durante 10 anos e tornou-se o rosto do gigantesco buraco financeiro. Manteve-se em silêncio durante todo o julgamento, mas falou aos deputados da comissão de inquérito, para negar qualquer envolvimento no escândalo que fez ruir o BPN.

  • Marcelo termina hoje visita de Estado ao Luxemburgo

    País

    O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, termina esta quarta-feira a visita de Estado de dois dias ao Luxemburgo com uma agenda dedicada a projetos em que estão envolvidos portugueses, além de um almoço com o primeiro-ministro luxemburguês.

  • Filhos tentam anular casamento de pai de 101 anos

    País

    O casamento de um homem de 101 anos com uma mulher com metade da idade, em Bragança, está a ser contestado judicialmente pelos filhos do idoso, que acusam aquela que era empregada da família de querer ser herdeira.