sicnot

Perfil

Mundo

Vulcão de única ilha do mundo onde há iguanas rosadas entra em erupção

O vulcão Wolf, situado na ilha Isabela, do arquipélago equatoriano das Galápagos, que alberga a única população de iguanas rosadas do mundo, entrou em erupção, anunciou hoje a direção do parque natural. 

TOMAS VAN HOUTRYVE

Uma fonte do parque disse à agência de notícias espanhola, Efe, que, por enquanto, a direção considera que nem as iguanas rosadas, nem as amarelas, nem as tartarugas do local serão afetadas pela erupção, devido à direção tomada pelo fluxo de lava. 

Contudo, esclareceu que só estarão em condições de confirmar isso acompanhando a evolução da situação no local, o que poderá acontecer assim que diminua o nível de erupção do vulcão.

A mesma fonte indicou que na encosta noroeste do vulcão Wolf há cerca de meio milhar de iguanas rosadas, uma espécie endémica da ilha Isabela, e, de momento, a lava tomou a direção sudeste.

Por outro lado, os responsáveis do parque sublinharam que a erupção não põe em perigo zonas habitadas da ilha.

Trata-se da 12.ª vez que o vulcão Wolf entra em erupção desde 1797, ano de que data o primeiro registo, disse a fonte, explicando que a anterior erupção ocorreu em 1982.

A vigilância da 'Conoluphus martahe' (iguana rosada), que mede 110 centímetros entre corpo e cauda, foi reforçada em 2009, quando foi oficialmente classificada como uma espécie ameaçada.

O arquipélago das Galápagos, situado cerca de mil quilómetros a oeste das costas continentais equatorianas, foi declarado Património Natural da Humanidade em 1978 pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

Lusa
  • Filhos do ex-embaixador do Iraque acusados um ano e meio depois,
    2:51

    País

    O Ministério Público deduziu acusação contra Haider e Ridha, os filhos do antigo embaixador iraquiano em Portugal por tentativa de homicídio. Mas há dúvidas de que o julgamento se realize, uma vez que os agressores já não estão Portugal. Tudo aconteceu em agosto de 2016 em Ponte de Sor.

  • Investigação à tragédia de Pedrógão concluída
    1:10
  • Suspeito de esfaquear companheira aguarda julgamento em prisão preventiva
    1:13

    País

    O homem suspeito de ter esfaqueado a companheira num posto de combustível, em Bragança, fica a aguardar julgamento em prisão preventiva. A vítima sofreu 48 golpes por todo o corpo à frente de uma filha menor. A mulher, de 33 anos, foi levada às urgências em estado grave, mas está livre de perigo.

  • Alternativas para vender a sua casa
    8:58
  • Adolescentes salvos por drone na Austrália
    1:23