sicnot

Perfil

Mundo

Dezasseis milhões de iemenitas privados de água potável

Quase dois terços dos iemenitas não têm acesso a água potável desde a campanha aérea liderada pela Arábia Saudita para combater rebeldes xiitas apoiados pelo Irão, disse hoje a organização humanitária Oxfam.

(Reuters/ Arquivo)

(Reuters/ Arquivo)

© Mohamed Al-Sayaghi / Reuters

"Ataques aéreos, combates terrestres e escassez de combustível significam que mais de três milhões de iemenitas são privados de água potável", elevando a pelo menos 16 milhões o número total de pessoas nesta situação no país, refere a Oxfam, num comunicado.

A diretora da organização para o Iémen, Grace Ommer, refere, na nota, que este número de pessoas afetadas equivale "à população de Berlim, Londres, Paris e Roma juntos". 

A coligação liderada pela Arábia Saudita lançou a 26 de março passada a campanha aérea no Iémen para combater os rebeldes que se apoderaram de grandes áreas do país, incluindo a capital, Sana.

Os ataques degradaram as capacidades militares dos rebeldes, mas não criaram a quaisquer mudanças fundamentais no terreno. 

As perspetivas de uma solução política também permanecem muito distantes, enquanto a população civil está a ser destruida pela violência, pela escassez de alimentos, de água e de medicamentos.



Lusa
  • Explosão em Leicester destrói loja e apartamento

    Mundo

    Uma forte explosão, seguida de uma incêndio, terá destruído este domingo um estabelecimento comercial e um apartamento em Leicester, no Reino Unido. Não há vítimas a registar. As autoridades ainda não sabem o que poderá estar na origem da explosão.

    Em atualização

  • "Vejam a cor da seara: a parte mais amarela é provocada pelo stress"
    2:20
  • Rogério Alves "perplexo" com nomeação de Elina Fraga
    1:52

    País

    O antigo bastonário da Ordem dos Advogados, Rogério Alves, admite que ficou "perplexo" com a escolha de Elina Fraga para vice-presidente do PSD. Em entrevista ao DN e à TSF Rogério Alves acusa a também ex-bastonária de defender sempre o contrário do PSD e de se opor à modernização e simplificação da justiça.

  • "Matavam as crianças a tiro", os relatos de rohingyas que fugiram de Myanmar
    2:02
  • Manifestação contra mina de urânio junta milhares em Salamanca
    1:39