sicnot

Perfil

Mundo

Primeiro-ministro líbio escapa a tentativa de assassínio

O primeiro-ministro líbio, Abdallah al-Theni, escapou hoje a uma tentativa de assassínio em Tobrouk, no leste do país, quando desconhecidos dispararam contra o veículo em que seguia, informou o porta-voz do Governo.

Abdallah Al-Theni esteve apenas 5 dias na liderança do país. (Reuters)

Abdallah Al-Theni esteve apenas 5 dias na liderança do país. (Reuters)

© Ismail Zetouni / Reuters

"Homens armados abriram fogo contra a viatura do primeiro-ministro quando ele saía do local onde decorreu uma sessão parlamentar", disse Haten el-Ouraybi.

O primeiro-ministro, reconhecido pela comunidade internacional, "saiu ileso, mas um dos seus guarda-costas ficou ferido", disse a fonte, acrescentando que foi uma tentativa de assassínio.

O porta-voz do Governo referiu que os responsáveis pelo ataque não foram identificados.

A Líbia está à beira da anarquia desde a queda de Muammar Khadafi em 2011, onde as milícias fazem a sua própria lei.

A ONU tem tentado encontrar um compromisso para acabar com o conflito que opõe diferentes forças.







Lusa
  • Escola de Vagos castiga alunos por protesto contra a homofobia e preconceito

    País

    Os alunos da Escola Secundária de Vagos, no distrito de Aveiro, organizaram um protesto contra o que consideram homofobia e preconceito. Segunda-feira, depois de duas alunas se terem beijado foram chamadas à direção da escola, que as terá informado que não podiam beijar-se em público. O protesto foi gravado e partilhado nas redes sociais. Em declarações à SIC Notícias, um dos alunos disse que todos os envolvidos no protesto vão ser alvos de um processo disciplinar. O Bloco de Esquerda já pediu esclarecimentos ao Ministério da Educação.

    EXCLUSIVO

    Rita Pedras

  • Greve na Função Pública vai afetar escolas, saúde e cultura

    País

    A greve nacional convocada para sexta-feira pela Federação Nacional dos Sindicatos da Função Pública (FNSTFPS) deverá afetar as escolas, a área da saúde e ainda da cultura, entre outros serviços, afirmou esta quarta-feira a dirigente sindical, Ana Avoila.

  • Marcelo comenta comparação de Centeno a Ronaldo

    País

    O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, comentou esta quarta-feira a comparação que o ministro das Finanças alemão terá feito entre Mário Centeno e Ronaldo, considerando que "quem quer que disse isso, por uma vez não pensou mal".