sicnot

Perfil

Mundo

Tornado "atípico" mata 13 pessoas em seis segundos no México

Um tornado "atípico" pela sua intensidade causou na segunda-feira pelo menos 13 mortos em Ciudad Acuña, no estado mexicano de Coahuila, onde em apenas seis segundos causou também danos materiais consideráveis, informaram fontes oficiais.

© Stringer Shanghai / Reuters

Além dos mortos, o tornado causou 229 feridos, indicou a Secretaria de Governação do Governo federal.

A instituição emitiu uma declaração de emergência para o município de Acuña, a partir da qual "as autoridades do Governo estatal contam com recursos para responder às necessidades alimentícias, de alojamento e de saúde da população afetada".

Por seu lado, o secretário do Governo de Coahuila, Víctor Zamora, precisou que entre os mortos constam três menores, sendo que outro está desaparecido.

Zamora admitiu que os números podem aumentar já que continuam os trabalhos de remoção de escombros deixados pelo tornado, "atípico" para esta zona do México e que afetou quatro localidades a sudeste de Ciudad Acuña, que faz fronteira com os Estados Unidos.

O funcionário estimou em 750 o número de casas afetadas, das quais 60 a 70 estão destruídas, e em uma centena os veículos atingidos, alguns dos quais encontrados nos telhados de casas.

  • TAP recruta mais assistentes de bordo
    2:40

    Economia

    A TAP assegura que, ainda durante o mês de outubro, os problemas com falta de tripulação vão terminar. Até ao final do ano, vão ser contratados novos assistentes de bordo. Ainda assim, o sindicato diz que não chega.

  • "Facilitámos muito no lance do 5-1 e não pode ser"
    1:09

    Desporto

    No final do jogo, o treinador do Desportivo de Chaves, Luís Castro, admitiu o domínio completo do Sporting durante todo o encontro. Já Jorge Jesus deixou elogios a Daniel Podence, que foi aposta para este jogo. O treinador do Sporting ficou satisfeito com a exibição mas não gostou de sofrer o golo de honra da equipa flaviense.