sicnot

Perfil

Mundo

Fukushima termina refinação de água radioativa armazenada nos tanques

A proprietária da acidentada central atómica de Fukushima, no Japão, terminou a refinação das 620.000 toneladas de água radioativa armazenadas nos tanques, o que constitui um dos principais desafios para desmantelá-la, afirmou hoje a empresa. 

© POOL New / Reuters

Deste modo, todo o estrôncio (elemento químico) da água que esteve armazenada durante anos nos tanques das instalações foi eliminado, o que reduz bastante o nível de radiação em redor da central e também os riscos de contaminação caso haja fugas nos contentores, explicou a empresa à agência noticiosa Efe.


De todas as substâncias nocivas daquela água, o estrôncio é o isótopo que contribui em maior medida para o aumento da radiação no meio ambiente.


A empresa indicou que, mesmo assim, 30% das 620.000 toneladas ainda requerem um tratamento adicional para eliminar outros isótopos menos perigosos.


A Tokyo Electric Power (TEPCO), empresa propriétaria de Fukushima, tinha previsto a eliminação de todo o estrôncio em março deste ano, mas uma série de avarias atrasou a conclusão do processo.


Toda esta água, gerada durante o processo para esfriar rapidamente os reatores após a ocorrência do terramoto e posterior tsunami de 2011, foi um enorme quebra-cabeças para a TEPCO, devido às contínuas fugas nos tanques e outros problemas.


A fuga mais grave teve lugar no verão de 2013, quando, aproximadamente, mil destes tanques deixaram escapar 300 toneladas de líquido altamente radioativo. 


O acontecimento foi classificado pela Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) e pelas autoridades japonesas com nível 3 na Escala Internacional de Eventos Nucleares (INES), cujo máximo de gravidade é 7.


Em qualquer caso, a TEPCO ainda deve continuar a tratar as 400 toneladas de água contaminada que a central gera diariamente.


Esta quantidade de água é a soma das filtragens do refrigerador que é usado para manter os reatores atómicos frios e do fluxo dos aquíferos naturais que penetra nas caves dos edifícios que os alojam.


A elétrica quer corrigir esta acumulação de água nas caves com um procedimento que ainda está em preparação e que consiste em congelar o subsolo em torno destas construções. 



Lusa
  • Quem deve ser o próximo treinador do FC Porto?

    Desporto

    Nuno Espírito Santo já não é treinador do FC Porto. O técnico e o clube chegaram a acordo mútuo para a rescisão do contrato, que o ligava por mais uma temporada aos dragões. Nuno Pinto da Costa tem agora que encontrar um novo treinador para orientar dos "dragões". Os nomes em cima da mesa são vários. Diga-nos quem deve ser o novo treinador do FC Porto.

  • Os treinadores do FC Porto desde o último título 

    Desporto

    Nunca o FC Porto esteve quatro anos consecutivos sem ganhar um título durante a presidência de Nuno Pinto da Costa. A ausência de vitórias teve início na época de 2013/14, quando começou uma autêntica dança de treinadores.

  • Julgamento do caso BPN deverá terminar quarta-feira
    4:38

    Economia

    O acórdão do processo principal do BPN vai ser tornado público esta quarta-feira, depois de quase sete anos de audições. O rosto principal é o de José Oliveira Costa mas há outros 14 arguidos sentados no banco dos réus.

  • "Michel Temer nunca teve vergonha, não tem cara de pessoa de bem"
    3:04

    Opinião

    Miguel Sousa Tavares analisou no habitual espaço de comentário do Jornal da Noite  da SIC, o escândalo com o Presidente do Brasil, Michael Temer. O comentador diz que já era previsível que Temer fosse apanhado com "o pé na poça" e afirma que o Presidente brasileiro nunca teve qualquer tipo de vergonha. Miguel Sousa Tavares fez ainda referência ao facto de Dilma Rousseff ser, entre todos os políticos brasileiros, a única que não tem processos contra ela.

    Miguel Sousa Tavares

  • Leão-marinho arrasta criança de doca em Vancouver
    0:51

    Mundo

    O momento em que um leão-marinho arrasta uma menina para a água foi gravado e publicado na internet. Sem nada que fizesse prever, o animal puxou a criança que estava sentada numa doca em Vancouver, no Canadá. A criança foi resgatada de imediato por um familiar e apesar do susto não sofreu ferimentos. O momento de aflição foi testemunhado por vários turistas.