sicnot

Perfil

Mundo

Grupo de 30 militares portugueses junta-se a contingente espanhol no Iraque

O grupo de 30 militares portugueses que partiu este mês para o Iraque para combater o movimento extremista Estado Islâmico (EI) juntou-se a uma missão espanhola na base "Grande Capitão", localizada em Besmayah.

(arquivo)

(arquivo)

© Hazir Reka / Reuters

Segundo informa o 'site' do Exército de Terra espanhol, citado hoje pela agência noticiosa EFE, os soldados portugueses reforçaram o contingente espanhol destacado no Iraque e desempenham funções de treino, tarefas operativas, logísticas e de serviços, entre os quais sanitários.

O contingente português, que já é conhecido como "secção Viriato", é formado por 20 militares da unidade de comandos, cinco paraquedistas, dois artilheiros, dois militares das operações especiais e um de cavalaria.

O grupo de militares portugueses destacados no Iraque para combater o EI durante um ano é chefiado pelo comandante Manuel Lourenço, tido pelo exército espanhol como um operacional com "ampla formação e experiência em missões internacionais".

A integração dos militares portugueses decorreu no passado dia 17 de maio com uma homenagem solene às vítimas que morreram neste conflito, cerimónia que decorreu na base "Grande Capitão, e que contou com o hastear da bandeira portuguesa junto das bandeiras espanhola e iraquiana.

A base espanhola de Besmayah conta com 200 militares que estão a treinar o exército iraquiano.  

Lusa
  • "Os governos são diferentes mas o povo é o mesmo"
    0:45

    Economia

    O Presidente da República atribui o resultado do défice do ano passado ao espírito de sacrifício do povo português. Num jantar em Coimbra para assinalar o Dia do Estudante, Marcelo Rebelo de Sousa considerou ainda que o valor do défice de 2016 é a prova de que com governos diferentes conseguem-se os mesmos objetivos.

  • Recuo na saúde é primeira derrota de peso para Donald Trump
    1:18

    Mundo

    O Presidente norte-americano sofreu esta sexta-feira uma derrota de peso. O líder da Câmara dos Representantes retirou a proposta do plano de saúde de Trump, que se preparava para um chumbo na câmara baixa do Congresso. Para já, mantém-se o Obamacare.

  • Pai do piloto da Germanwings defende inocência do filho

    Mundo

    O pai de Andreas Lubitz declarou esta sexta-feira que o filho não é o responsável pelo embate do avião da Germanwings contra um local montanhoso, que fez 150 mortos. O Ministério Público alemão concluiu em janeiro que o incidente em 2015 foi apenas da responsabilidade do piloto.