sicnot

Perfil

Mundo

Grupo de 30 militares portugueses junta-se a contingente espanhol no Iraque

O grupo de 30 militares portugueses que partiu este mês para o Iraque para combater o movimento extremista Estado Islâmico (EI) juntou-se a uma missão espanhola na base "Grande Capitão", localizada em Besmayah.

(arquivo)

(arquivo)

© Hazir Reka / Reuters

Segundo informa o 'site' do Exército de Terra espanhol, citado hoje pela agência noticiosa EFE, os soldados portugueses reforçaram o contingente espanhol destacado no Iraque e desempenham funções de treino, tarefas operativas, logísticas e de serviços, entre os quais sanitários.

O contingente português, que já é conhecido como "secção Viriato", é formado por 20 militares da unidade de comandos, cinco paraquedistas, dois artilheiros, dois militares das operações especiais e um de cavalaria.

O grupo de militares portugueses destacados no Iraque para combater o EI durante um ano é chefiado pelo comandante Manuel Lourenço, tido pelo exército espanhol como um operacional com "ampla formação e experiência em missões internacionais".

A integração dos militares portugueses decorreu no passado dia 17 de maio com uma homenagem solene às vítimas que morreram neste conflito, cerimónia que decorreu na base "Grande Capitão, e que contou com o hastear da bandeira portuguesa junto das bandeiras espanhola e iraquiana.

A base espanhola de Besmayah conta com 200 militares que estão a treinar o exército iraquiano.  

Lusa
  • O insólito cartão amarelo mostrado a Felipe

    Desporto

    Aos 53 minutos do jogo desta quarta-feira entre o Sporting e o FC Porto, a contar para a Taça de Portugal, Jorge Sousa apercebe-se que Felipe enganou-se na camisola que vestiu ao intervalo. O defesa central reentrou com a camisola de Soares. O árbitro mostrou o cartão amarelo e mandou o jogador para o banco trocar de camisola.

  • Dez feridos ligeiros em naufrágio de embarcação em Cascais

    País

    Uma embarcação de recreio com 10 pessoas a bordo naufragou ao largo da Parede, na linha de Cascais. Todos os tripulantes foram resgatados pelas autoridades marítimas e bombeiros e apresentam escoriações ligeiras e sinais de hipotermia. O barco foi entretanto retirado da água e a marginal continua cortada ao trânsito.

  • PS apresenta Lei de Bases da Habitação para abrir debate sobre habitação acessível
    1:19

    Economia

    O PS quer avançar com uma Lei de Bases da Habitação. A proposta apresentada esta quinta-feira propõe a requisição de casas devolutas para habitação e apoios concretos para o arrendamento a preços acessíveis. O líder parlamentar do PS, Carlos César, diz que é tempo de abrir um debate sobre a habitação que acredita que pode resultar numa Lei ainda na atual legislatura.

  • A morte anunciada da ETA

    Mundo

    A organização separatista basca ETA vai anunciar a sua dissolução em 05 de maio, durante uma cerimónia marcada para Bayona, no País Basco francês, disseram à agência Efe fontes conhecedoras do processo.