sicnot

Perfil

Mundo

Piratas acedem a dados de 100.000 contribuintes norte-americanos

Um grupo de piratas informáticos acedeu ilegalmente aos dados fiscais de mais de 100.000 contribuintes norte-americanos nos passados quatro meses, informou na terça-feira o comissário do Serviço de Impostos, John Koskinen.

© Mal Langsdon / Reuters

Numa conferência de imprensa, John Koskinen revelou que os piratas acederam à informação dos contribuintes através da aplicação "Get Transcript" entre fevereiro e maio.

Entre as mais de 200.000 tentativas cerca de metade teve êxito, mas as autoridades norte-americanas não disponibilizaram informações sobre quem são, ou podem ser, os autores do roubo de dados que está a ser investigado criminalmente.

As autoridades norte-americanas salientam que os autores da ação possuíam informação prévia dos contribuintes que "possivelmente" foram obtidas nas redes sociais e garantem que vão notificar via postal todos os afetados.


  • Luís Pina indiciado por quatro crimes de tentativa de homicídio
    2:24
  • Ministro "mais descansado" com relatório sobre Almaraz, ambientalistas contestam
    2:01

    País

    O ministro do Ambiente diz estar mais descansado depois de conhecer o relatório técnico que considera o armazém de resíduos nucleares em Almaraz uma solução adequada. Já as associações ambientalistas e os partidos criticam o parecer positivo à construção e querem ouvir os ministros do Ambiente e dos Negócios Estrangeiros no Parlamento.

  • Marcelo recebido por multidão na Ovibeja
    2:52
  • Líderes europeus unidos para iniciar saída do Reino Unido
    2:08
  • 100 dias de Trump em 04'30''
    4:33

    Pequenas grandes histórias

    Donald Trump tomou posse como 45º Presidente dos EUA dia 20 de janeiro de 2017, faz este sábado, 100 dias. Prometeu grandes mudanças, mas os planos acabaram por chocar de frente com a realidade e a burocracia de Washington, como foi o caso do Obamacare. Foi a primeira ordem executiva que assinou, no dia em que tomou posse, mas a revogação está longe de acontecer.