sicnot

Perfil

Mundo

Piratas acedem a dados de 100.000 contribuintes norte-americanos

Um grupo de piratas informáticos acedeu ilegalmente aos dados fiscais de mais de 100.000 contribuintes norte-americanos nos passados quatro meses, informou na terça-feira o comissário do Serviço de Impostos, John Koskinen.

© Mal Langsdon / Reuters

Numa conferência de imprensa, John Koskinen revelou que os piratas acederam à informação dos contribuintes através da aplicação "Get Transcript" entre fevereiro e maio.

Entre as mais de 200.000 tentativas cerca de metade teve êxito, mas as autoridades norte-americanas não disponibilizaram informações sobre quem são, ou podem ser, os autores do roubo de dados que está a ser investigado criminalmente.

As autoridades norte-americanas salientam que os autores da ação possuíam informação prévia dos contribuintes que "possivelmente" foram obtidas nas redes sociais e garantem que vão notificar via postal todos os afetados.


  • Descida da TSU inconstitucional?
    2:37

    TSU

    Especialistas ouvidos pela SIC põem em causa a constitucionalidade da descida da Taxa Social Única dos patrões, como contrapartida pelo aumento do salário mínimo. Como se trata de um imposto pago pelas empresas, só o Parlamento pode decidir uma alteração nas taxas. Neste caso, o Governo decidiu sozinho.

  • Autocarro com seguranças atacado em Braga
    0:42

    Desporto

    Dois autocarros que transportavam elementos de uma empresa de segurança foram atingidos por tiros e pedras depois do jogo entre o Sporting de Braga e o Vitória de Guimarães. O ataque deu-se a poucos quilómetros do Estádio Municipal de Braga. A PSP e a PJ estiveram no local a recolher provas.